CarrosNotícias
Tendência

Peugeot apresenta e-Expert, seu primeiro utilitário 100% elétrico no país

Utilitário é o segundo veículo elétrico da Marca e tem 330 km de autonomia

A Peugeot anuncia um novo passo da sua ofensiva elétrica para o país, desta vez voltada para o mercado de utilitários: o lançamento do e-EXPERT. A versão 100% elétrica reforça o lugar de destaque do modelo no mercado brasileiro, agora com uma oferta ainda mais completa e competitiva.

O lançamento do utilitário elétrico integra o movimento global da Marca no Brasil, o MOVE TO ELECTRIC. Anunciado com o início da comercialização do primeiro veículo elétrico da Peugeot no país, o esportivo e-208 GT, o movimento recebe mais um veículo elétrico para seu portfólio, agora para o segmento de veículos comerciais. Com o valor sugerido de R$329,990, o e-EXPERT chega em uma versão completa e permite pessoas habilitadas com CNH categoria B conduzirem o veículo.

Com a propulsão elétrica aliada a reconhecida capacidade do modelo de se adaptar às mais diversas atividades profissionais – e sem qualquer restrição de acesso ao centro das cidades – faz do e-EXPERT a melhor opção entre os furgões médios do país.

Prova disso é que ele já chega trazendo na bagagem um prêmio de respeito, o “2021 International Van of the Year”, recompensa mais prestigiosa para um veículo utilitário, e que reflete o engajamento de todas as equipes do projeto e-EXPERT. O vencedor é escolhido todos os anos por um júri composto por 25 jornalistas internacionais (Europa, Rússia e Turquia), representando 25 revistas especializadas no segmento. A Peugeot se orgulha em poder compartilhar que já conquistou esse título por seis vezes desde a criação do prêmio, em 1992.

O e-EXPERT assegura essa dimensão ampliada de conforto, por meio de uma concepção de produto que possibilitou a ausência de ruídos e vibrações, características atribuídas ao trem de força elétrico e a uma condução suave e com excelente torque disponível imediatamente; um rodar “limpo”, sem qualquer emissão de CO2 e um produto prático, de fácil recarga e baixo custo de manutenção. Tudo isso somado a todas as qualidades herdadas do modelo a combustão, e a adição de mais tecnologia e equipamentos embarcados.

O e-EXPERT tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, uma vez que a bateria foi incorporada abaixo do assoalho do veículo, ou seja, evita qualquer comprometimento de espaço interno ou de carga.

O utilitário chega ao mercado brasileiro em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e OBC de 11kW trifásico, capaz de garantir até 330km de autonomia em consumo de ciclo urbano no Brasil, segundo INMETRO. Em linhas gerais, o suficiente para que o veículo faça muitos deslocamentos sem necessidade de recarga, especialmente dentro dos grandes centros urbanos. Além de garantir o funcionamento do motor, a energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

O pulmão do e-EXPERT é um motor elétrico que gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 260 Nm de torque imediato (26,5 kgfm). O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia; “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance; e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha. Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga e na lateral esquerda da carroceria um monograma que identifica a versão elétrica, posicionado à esquerda na porta traseira.

Já no cockpit, as diferenças ficam perceptíveis principalmente em sua cabine. O novo e moderno painel de instrumentos, nomeado de e-cluster, apresenta informações do velocímetro em uma tela digital colorida de 3.5”, além do modo de condução, marcha selecionada, nível de carga da bateria e consumo de energia. O e-EXPERT também traz no console central o e-Toggle, um seletor de marchas com as funções Park (estacionamento), Rear (marcha a ré), Neutral (neutro) e Drive (condução). Há ainda o botão B-Mode, que ativa a função de frenagem regenerativa para preservar ou carregar parcialmente as baterias, além de diminuir o desgaste das pastilhas de freio.

Uma central multimídia com tela touchscreen capacitiva de 7” pode ser adicionada para garantir entretenimento e conectividade ao modelo. O item opcional é compatível com Android Auto e Apple Carplay e dispõe de câmera de ré com visão 180° e vista superior do veículo (Visio Park).

A propulsão elétrica – limpa e ainda mais econômica – é, sem dúvida, o grande diferencial do e-EXPERT, mas não o único. A versão traz consigo o excelente pacote de características que garante ao modelo uma dose extra de vantagens em relação aos concorrentes. Suas dimensões são perfeitas para uma mobilidade sem restrições, sem comprometer sua função mais importante: o transporte de cargas. Entre os principais atributos estão:

·         Volume de carga de 6,1m3 e 1 tonelada de capacidade de carga, a melhor otimização de carga para a logística urbana;

·         Largura de 1,25m entre as caixas de rodas;

·         Prático para manuseio de carga: porta lateral deslizante e porta traseira com abertura 180°;

·         Prático e eficiente: altura de 1.94m, que garante acesso a garagens com limitação de altura;

·         Autonomia de até 330km em consumo de ciclo urbano no Brasil, segundo INMETRO;

·         Recarga rápida: 80% em 45 minutos;

·         Freios regenerativos que otimizam a autonomia da bateria;

·         Garantia:

3 anos ou 100.000 km para o veículo;

8 anos ou 160.000 km para baterias;

·         Melhor dirigibilidade do segmento: experiência de condução semelhante à de um veículo de passeio;

·         Cores Disponíveis: Branco Banquise (sólida) e Cinza Artense (metálica).

E isso não é tudo. O e-EXPERT não apenas herda tudo que já está disponível na versão a combustão, como também amplia a lista de itens de série para garantir uma oferta ainda mais completa. Entre as novidades adicionais da variante elétrica do furgão médio da PEUGEOT estão o sistema de monitoramento de pressão dos pneus – TPMS, acendimento automático dos faróis, freio de estacionamento elétrico, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro e um cabo Modo 2, para carga de emergência.

O veículo também possui boa cobertura em termos de segurança e de itens de conforto para facilitar a vida de quem está ao volante, trazendo de série assistente de partida em rampa (Hill Assist), freios ABS, controle eletrônico de estabilidade, indicador de fadiga (Coffee Cup Alert), luzes de rodagem diurnas integradas (DRL), limitador de velocidade e piloto automático.

O modelo também foi pensado para passageiros. O e-EXPERT conta com uma oferta de três espaçosos lugares na cabine, a fim de garantir que todos os passageiros possam viajar confortavelmente. Seu cockpit dispõe, ainda, de uma posição de condução alta para melhor visualização da estrada, além de assentos de alto nível, generoso espaço interno e completo painel de instrumentos.

Para a recarga do e-EXPERT, basta que o seletor de condução esteja na posição “P” Parking. O tempo de recarga depende da estação de carregamento, podendo variar de 45 minutos em estações de carregamento rápido de 100 kW, para 80% da bateria, a 7h30 em rede trifásica de 11 kW. O modelo ainda é equipado com OBC de 11kW trifásico, que permite uma carga mais rápida em diversas condições.

O movimento de eletrificação da Peugeot vai além do lançamento do seu segundo veículo elétrico. É o fortalecimento de um ecossistema que engloba uma série de ações para garantir a melhor experiência possível a seus clientes. Para desenvolve-lo a Marca fez o mapeamento da jornada de eletrificação, desde a compra até o pós-venda, a fim de identificar as principais necessidades e antecipar soluções, garantindo tranquilidade ao cliente. Com isso, a Peugeot traz ao mercado inovação além do produto em si, por meio de uma estrutura específica para o cliente de elétricos, que inclui:

§  e-Centers: uma rede de concessionárias estruturada para a comercialização, revisão e reparos de veículos elétricos. Atualmente já existem duas lojas especializadas em elétricos das marcas, em São Paulo e no Rio de Janeiro e planejamento de inaugurar mais 10 em 2022;

§  Pós-Vendas e Call Center: qualificados para garantir excelência na oferta de serviços e atendimento exclusivo ao cliente portador de veículos elétricos;

§  Descarte de Baterias: projeto já estabelecido em parceria com a Faarte, com ativação por meio do fluxo de atendimento cliente/concessionário;

§  CXC – Customer Experience Center: Referência para veículos elétricos, localizado em Betim;

§  Roadside Assistance: em território nacional, 24 horas, 7 dias por semana.

Além de uma seleção de parceiros homologados e certificados para auxiliar nas demandas que vão além do produto em si, a fim de oferecer a melhor experiência ao consumidor. Entre eles:

WEG – Empresa certificada e homologada da PEUGEOT para oferta completa de infraestrutura, soluções de recarga e consultoria customizada para os clientes profissionais. Multinacional brasileira, a WEG é uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo.

CART & TUPINAMBÁ – Para ter acesso facilitado a rede de eletropostos, o cliente contará com suporte da plataforma CART, do Grupo Stellantis. Essa tecnologia de mapeamento dos pontos de recarga é fruto de mais uma parceria firmada pela Marca, desta vez com a Tupinambá, principal startup de infraestrutura de eletromobilidade nacional.

Esse ecossistema garante que o cliente que comprar um Peugeot elétrico estará adquirindo também uma série de facilidades para tornar sua experiência com a eletrificação agradável e completa.

Com mais de 200 anos de história, marcada por momentos gloriosos não somente para a própria Marca, mas para a indústria automobilística como um todo, a PEUGEOT tem mostrado ao mundo sua imensa capacidade de interpretar o real significado de mobilidade, assumindo uma posição de verdadeira referência em diversos aspectos. om mais de 200 anos de história, marcada por momentos gloriosos não somente para a própria Marca, mas para a indústria automobilística como um todo, a PEUGEOT tem mostrado ao mundo sua imensa capacidade de interpretar o real significado de mobilidade, assumindo uma posição de verdadeira referência em diversos aspectos.

A eletrificação, por exemplo, está presente desde 1902, quando a Marca já estudava o uso desse tipo de energia para veículos. Durante a Segunda Guerra Mundial, o racionamento de gasolina significou a necessidade de encontrar fontes alternativas de energia, e a Peugeot foi o único grande fabricante a se interessar por este meio de propulsão. Assim, em 1941 a Marca passou a oferecer seu primeiro veículo elétrico, o Peugeot VLV (Véhicule Léger de Ville – Veículo Leve de Cidade), que teve 377 unidades entre junho de 1941 e fevereiro de 1943.

Atualmente, a Peugeot dispõe de uma ampla gama de veículos eletrificados no mercado europeu – e a promessa é oferecer uma versão eletrificada de 100% dos modelos até 2025. Para a América do Sul, o ponto de partida foi o lançamento do e-208 GT. Agora, essa ofensiva tem continuidade por meio da chegada do e-EXPERT, mais um produto forte, moderno e diferenciado, desta vez num segmento muito específico, o que reforça o compromisso da Marca em ofertar produtos para todos os perfis de clientes – inclusive, os profissionais.

Fonte: Releases Stellantis

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo