CarrosNotícias

Peugeot 405 T16, predecessor do 508 Peugeot Sport Engineered, a mais alta expressão do conceito de sedã esportivo nos anos 1990

Com tração permanente nas quatro rodas, 220 cv. e velocidade máxima de 235 km/h, o elegante Peugeot 405, fabricado na versão esportiva T16 no começo da década de 1990, é o carro ideal para quem busca um modelo familiar de alto desempenho.

O 405 T16 se coloca assim como legítimo predecessor do novo 508 Peugeot Sport Engineered, apresentado pela marca por ocasião de seu 210º aniversário.

Trinta anos depois, na era da transição energética, o 508 Peugeot Sport Engineered redefine o conceito de sedã esportivo ao desenvolver uma potência de 360 cv., resultante das potências combinadas do motor térmico e dos dois motores elétricos posicionados à frente e atrás.

O prazer de conduzir sempre esteve no coração do DNA da marca Peugeot. Através da divisão Peugeot Sport Engineered, a marca pretende definir um novo tipo de desempenho, criando máquinas com uma potência elétrica capaz de provocar sensações e experiências de condução inéditas. Com as versões de alto desempenho dos Peugeot 508 sedã e SW,  a Peugeot revela o primeiro modelo de sua divisão Peugeot Sport Engineered.

Aliança perfeita entre esportividade e tecnologia, o 508 Peugeot Sport Engineered inaugura os códigos de um desempenho renovado e responsável: a  Neo-Performance.

Um olhar para o passado revela que os sedãs esportivos de alto desempenho não são uma novidade para a Peugeot. No começo dos anos 1990 nascia a mais esportiva das versões do 405.  Embora desde o seu lançamento, em 1987, o Peugeot 405 já possuísse os genes de um sedã esportivo, o modelo ainda não havia sido proposto numa versão radical. Até que em 1993 é lançada a versão T16, cuja sigla, carregada de história,  é um legado do 405 Turbo 16, bicampeão do rali Paris-Dakar em 1989 e 1990, bem como da subida de Pikes Peak em 1988 e 1989. O modelo sucede então ao lendário 205 Turbo16,  bicampeão mundial dos ralis do grupo B e duas vezes vencedor do Paris-Dakar, em 1987 e 1988.

O Peugeot 405 T16 tinha uma mecânica muito elaborada para a época, ideal para conquistar os clientes desejosos de aliar as qualidades de um sedã familiar confortável às virtudes de um carro esportivo que proporciona o máximo prazer de conduzir. Essa versão radical do 405 oferece desempenhos inéditos para um modelo desse tipo.

Equipado com um motor de 4 cilindros, 2 litros, turbo, sobrealimentado por um turbocompressor Garett, o 405 T16 desenvolve uma potência de 196 cv. que pode ser elevada a 220 cv. graças à pressão de sobrealimentação gerada pelo overboost. Seus desempenhos são notáveis, incluindo uma velocidade de ponta de 235 km/h e uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos, em grande parte graças à tração integral permanente e ao acoplamento viscoso, que, montado em paralelo, controla o deslizamento e reparte o torque em 53 % para a dianteira e 47 % para a traseira.

Para evitar uma sobrecarga estética e de modo a não desvirtuar o excelente trabalho efetuado pela Pininfarina, a caracterização dessa versão esportiva do Peugeot 405 é pouco marcada. Assim, o modelo não possui as caixas de rodas alargadas que equipam o 205 Turbo 16 de série, mas preserva  uma silhueta elegante. Destacam-se apenas as rodas de liga leve  com cinco raios de 16 polegadas – em vez de 15, e o sistema de série de limpeza dos faróis que permitia que seus fãs mais fervorosos o identificassem imediatamente. Do  405 Mi16, seu predecessor,  o  405 T16 herda a parte inferior da carroceria, os para-choques dianteiro e traseiro e um aerofólio redesenhado, mais aerodinâmico. Seu cartão de visitas fica na traseira, onde a tampa do porta-malas ostenta o nome do modelo acompanhado, em vermelho, da sigla “ T16”.

O Peugeot 405 T16 é um modelo topo de linha, tecnologicamente avançado e capaz de entusiasmar seus condutores sem renunciar ao design elegante e a um conforto notável para todos os ocupantes.

Com uma produção de 1046 unidades, ele é hoje um modelo procurado pelos colecionadores.

De modo geral, o  405 alcançou um imenso sucesso comercial, ganhou o prêmio Car Of the Year (COTY) 1988, e teve diferentes versões de competição:

  • Uma versão do 405 T16 com a potência do motor elevada a 660 cv. ganhou a mais alta prova de subida do mundo, a Pikes Peak, em 1988 e 1989, nas mãos de Ari Vatanen e de Robby Unser. Em 1988 Vatanen quebrou o recorde absoluto anterior e o manteve durante 5 anos, num desempenho que será imortalizado no magnífico curta-metragem de Jean-Louis Mourey,  “Climb Dance”.
  • O Peugeot 405 Turbo 16 (escrito por extenso) Rallye-Raid, um cupê derivado do sedã 405, substituiu o 205 Turbo 16 nas areias africanas e ganhou duas provas consecutivas do Paris-Dakar em 1989 e 1990,  com Ari Vatanen ao volante.

Fonte: Media Peugeot Brasil

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo