Apesar da foto revelar um modelo totalmente diferente da versão atual vendida no mundo, o novo Peugeot 308 manterá a mesma nomenclatura. A segunda geração chega para disputar o acirrado mercado dos do hatchs médios, dominado pelos campeões de venda no mercado Europeu Volkswagen Golf e Ford Focus.
O novo 308 deve ser revelado oficialmente, isso se não surgirem fotos antes, no Salão de Frankfurt, que acontecem em setembro. Em entrevista ao site britânico Autocar, o chefe de produto da Peugeot, Laurent Blanchet afirmou que o 308 será um hatchback mais tradicional do que o 308 atual, e ficará entre um sedã e um hatch.
Pelas imagens é possível notar a semelhança com o recém lançado 208 e com linhas que lembram o carro-conceito Onyx. Oura novidade que faz parte do projeto do novo 308 é a utilização da nova plataforma PSA EMP2, mesmo conceito usado atualmente pela Volkswagen, com a MQB. Segundo a marca, essa plataforma possui estrutura modular e será utilizada em diversos modelos da Peugeot-Citroën.
De acordo com Blanchet, essa nova plataforma daria o 308 balanços mais curtos para uma aparência mais dinâmica, além de posições mais baixas de montagem do motor. Outro benefício refere-se ao baixo peso total, cerca de 70 kg mais leve, comparado ao modelo atual, totalizando cerca de 1300 kg.