

Por Letícia Braun
O departamento Peugeot Sport desenvolveu o Peugeot 208 R2 destinados às fórmulas menores na categoria dos ralis. Ele irá substituir o 207 R3 “Flying 207″ que se tornará o “Flying 208″. A versão foi criada para substituir o 207 RC Rallye sem deixar de lado a filosofia de fazer um carro com boa performance e baixo custo na hora da competição. Na transformação, a Peugeot prestou atenção especial a transmissão e aos componentes elétricos e eletrônicos. Para diminuir o número de peças necessárias para fazer a conversão do 208 “convencional” para a versão R2 e vice-versa, uma das saídas usadas foi compartilhar o máximo de componentes possível.
Sob o capô, o 208 R2 é alimentado pelo motor 1,6 Vti em uma versão forte de 185 cv a 7.800 rpm associados a uma transmissão manual sequencial com alavanca montada sobre a coluna de direção. O departamento Peugeot Sport também anunciou que os 208 R2 serão mais leves que o 207 que ele vem para substituir no rali.
Os engenheiros da Peugeot também fizeram alterações na suspensão, freios e substituíram a direção elétrica por uma unidade hidráulica, enquanto os pneus foram especialmente desenvolvidos pela Michelin.
A versão batizada de R2, vai fazer sua estreia nas pistas Tour de Corse que acontece entre os dias 10 e 12 de maio na França. Até o final deste ano, chegarão outras duas variantes esportivas do compacto que é o novo carro-chefe da fabricante na Europa.
A Peugeot informou que as versões de rally e asfalto do 208 R2 estarão disponíveis tanto em forma de kit, incluindo o motor com preços a partir de € 37.500 (R$ 94.579,00), e também sob a forma totalmente construído para rally com preço de € 57.500 (R$ 145.021,00).
O carro é bonito… aliás não deixei de prestar atenção a um detalhe: 185cv a 7.800rpm (!!!!) 😮 😮 😮 😮