NotíciasReportagens

Perdeu os documentos do carro? Saiba o que fazer!

Foto: Divulgação

É sempre desagradável perder documentos e ter o trabalho de recuperá-los. No caso de documentos de carro, como o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), além de todo processo necessário para tirar uma nova via, o veículo fica impedido de circular até a conclusão do processo.

Segundo o Detran, o primeiro passo é registrar o boletim de ocorrência informando a perda ou roubo dos documentos, tanto no caso de perda da CNH como do CRLV. Essa é a única forma, segundo o órgão, de que os documentos não sejam usados de forma ilícita por terceiros.

O Boletim de Ocorrência pode ser feito em qualquer delegacia ou pela internet. Basta acessar o site da Secretaria de Segurança Pública do Estado de SP. Entretanto, o veículo não pode circular, pois o B.O. não substitui os documentos.

Assim, é fundamental que o documento perdido seja requisitado o mais brevemente possível, seja acessando o site do Detran, ou comparecendo a qualquer posto do departamento, independentemente do município cujo carro é registrado, apenas devendo ser dentro do mesmo estado. A taxa de emissão é de R$ 22,15.

O Detran também alerta que o CRV, conhecido como registro de compra e venda do carro, não serve para que o veículo circule legalmente. A função do CRV é apenas atestar a propriedade do veículo, não atestar se ele está em condições de rodar no tráfego. Sem o CRLV, o veículo é apreendido, e assim como a ausência da CNH acarreta em infração leve, com multa de R$33,50.

A melhor opção para os motoristas evitarem furtos e perdas é sempre guardar os documentos em um local seguro e organizado, que tenha uso específico para essa finalidade, como um porta-documentos.. Se manter sempre atento também é fundamental, nunca deixe os documentos no carro, e ao sair coloque-o sempre dentro de bolsas ou mochilas que não forem se afastar de seu corpo.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo