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Salão de Pequim 2018: Nova geração do sedã médio de luxo ES faz sua estreia

A Lexus apresentou a nova geração do sedã médio de luxo ES. A estreia da sétima geração do Lexus ES acontece no Salão Internacional do Automóvel de Pequim, na China, que ocorre esta semana no país asiático.

Esta nova geração é a demonstração de um novo e ambicioso caminho trilhado pela fabricante. O sedã obteve, em sua sétima geração, reforços importantes devido à incorporação de um novo chassi. Com ele, o ES pôde ousar ainda mais no design externo, além de melhorar a dinâmica e desempenho de condução. Outros importantes e tradicionais atributos foram ampliados: espaço interno, silêncio a bordo e nível de equipamentos de segurança.

Construído sob a novíssima plataforma GA-K (Arquitetura Global – K), a sétima geração do ES expressa um patamar mais sofisticado no quesito design na categoria sedãs de luxo de médio porte. Ele ficou 6,6 cm mais comprido, obteve perfil 0,4 cm mais baixo e ainda ganhou 4,5 cm em largura. No entre eixos, o novo ES ficou 5 cm maior. O modelo também ganhou em estatura na banda de rodagem dos pneus, com 1 cm a mais nos dianteiros e 3,8 cm nos traseiros. Os aumentos dimensionais ajudaram o sedã a aprimorar seu desempenho, além de obter aparência atraente.

Para criar uma forma dinâmica, porém fluida, a Lexus usou capô baixo, o que só foi possível devido à nova plataforma. Assim, a silhueta do novo ES é enfatizada por uma inclinação agressiva. Na parte frontal, a face do ES é drasticamente diferente.

Em uma ruptura com as últimas gerações, o desenho da sétima geração tem um teto com um contorno arrojado, para enfatizar sua posição mais baixa e aerodinâmica ágil. A extremidade limpa e acentuadamente modelada é destacada pelas luzes de LED da traseira, causando um efeito de envolvimento dos painéis.

O projeto visual do interior do novo ES foi orientado pelo conceito Lexus Future Interior (Futuro Interior da Lexus). Inspirado neste estilo, a cabine provê um cockpit com foco no condutor e uma área espaçosa e confortável para o passageiro dianteiro. No ES, o foco do condutor é facilmente mantido na estrada, colocando a tela central, o painel de instrumentos e o head up display justamente agrupados no campo de visão do motorista. Ajustes no ângulo e posição do volante e localização do pedal de freio fornecem ao condutor uma posição de condução natural.

Os modelos F-SPORT oferecerão uma suspensão variável adaptativa (AVS) similar à encontrada no cupê LC. Isso adiciona amortecedores ajustáveis com 650 níveis de força de amortecimento para obter o controle definitivo em qualquer superfície. O uso de solenoides lineares resulta em controle de amortecimento mais preciso. Outra exclusividade do F SPORT é um modo Sport+ para o sistema de seleção de modo de condução, que especifica as configurações mais agressivas de motor, transmissão e suspensão para o máximo em desempenho. Um novo recurso de reforço do som do motor também é ativado no modo Sport+.

Todos os ES 350 são movidos por um motor V6 de 3.5 litros, projetado para fornecer aceleração dominante e som revigorante. Com uma atualização para a injeção de combustível D4-S, o motor agora desenvolve 308 cv de potência e 389 kgfm de torque, o que significa um ganho de 32 cv e 20 kgfm em comparação com a geração anterior.

O reforço na potência também é beneficiado pela adoção de nova transmissão automática de oito marchas com câmbio direto. Ela usa um conversor de torque extremamente fino e uma embreagem de bloqueio multidisco para transferir potência de maneira mais eficiente para as rodas dianteiras. Houve ajuste na caixa, o que resulta em trocas suaves e sincronização precisa, com resposta rápida do pedal. A nova caixa pode usar marchas de torque elevado para partida rápida.

Todas as versões do ES de sétima geração têm o novo Lexus Safety System + 2.0 como equipamento padrão. Sendo já um dos mais sofisticados sistemas de sua espécie, o LSS+ 2.0 adiciona novos recursos para expandir o nível de segurança de todos os passageiros.

Fonte: Lexus do Brasil – Departamento de Comunicação

 

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