NotíciasReportagens

Pegue a estrada e conheça a Alemanha!

Foto: Divulgação

 Por Guilherme Da Luz

Já imaginou ser dono do seu tempo, parar onde você quiser e aproveitar a privacidade que só uma viagem de carro pode proporcionar?

As estradas europeias são um convite para quem é fã de direção. Em ótimo estado e seguras, oferecem roteiros imperdíveis. Faça um planejamento desde o roteiro, passando por preços de pedágios, regras de trânsito do país escolhido para não ter surpresas durante a viagem.

Ao decidir alugar um carro para viajar tome notas de algumas dicas: pesquise preços entre as locadoras, você pode fazer todo o contrato de reserva de aluguel ainda no Brasil e já sair do aeroporto dirigindo; não esqueça o  seguro viagem internacional que cubra o período que você estará na estrada.

Procure saber também sobre o seguro de carro, algumas locadoras já incluem esse valor; alugue por mais tempo se você quiser tarifas mais baixas, por exemplo, pelo menos por 7 dias.

Que tal pegar uma Autobahn na Alemanha? A principal característica é a ausência de limite de velocidade, aqui você pode pisar fundo, velocidades mínimas de 130km/h. Somente em trechos mais perigosos, como curvas acentuadas, há limites mais rígidos.

Da janela do seu carro desfrute das vistas encantadoras de montanhas, pequenas vilas e cidadezinhas medievais, feirinhas e muito mais diante de seus olhos. Muitos voos saindo do Brasil vão direto para Frankfurt, de lá você pode deixar o aeroporto já motorizado. Um rico e atrativo roteiro pode incluir Frankfurt – Dresden – Berlim.

De Frankfurt até Dresden são 470 quilômetros, de Dresden até Berlim 192. Em Dresden você pode estacionar seu carro em áreas marcadas, próximo aos pontos mais importantes de visitas e andar pelo centro histórico a pé. Se você for no período natalino verá uma das mais belas feiras de natal, mas neste caso, evite ir de carro se você não tem experiência em dirigir na neve.

Dresden fica às margens do Rio Elba e oferece ao visitante um roteiro cheio de monumentos históricos e rica arquitetura. A Frauenkirche ou Igreja da Nossa Senhora é uma obra de arte, foi destruída na Segunda Guerra Mundial, somente em 2005 foi comemorada a sua reconstrução com fundos de doações. Outro ponto alto é a visita ao palácio Zwinger, construído entre 1710 e 1728, hoje é um complexo barroco de galerias, jardins e museus, com exposições de porcelanas e obras de artes, como a Madonna Sistina de Rafael. Visite também a Semper Opera e o Green Vault.

Berlim não é só a capital da Alemanha, mas também capital das artes, política, economia e cultura, guarda uma vasta lista de lugares importantes e destinos cheios de história e beleza. Anote aí: Portão de Brandenburgo, o parlamento alemão –Reichtag, a famosa avenida Unter den Linden, a Ilha dos Museus, a praça Gendarmenmarkt, e claro, um local que encabeça a listinha de lugares obrigatórios, o Muro de Berlim.

Tenha alguns cuidados ao dirigir na Alemanha, saiba que os bondes elétricos têm sempre prioridade na passagem. Há algumas áreas chamadas de calming zones , nessas partes os pedestres utilizam toda a rua e o motorista deve ser muito cauteloso e dirigir lentamente, geralmente se localizam em partes residenciais. Ao estacionar compre os tickets em parquímetros ou lojas de serviços. Na Alemanha é permitido dirigir a partir dos 18 anos.

Já que você está motorizado use e abuse do seu carro, você não precisa se locomover carregando bolsas, deixa-as no veículo, leve casacos para não ter frio durante à noite, mesmo no verão, o tempo pode mudar. Caso esteja cansado das andanças turísticas, você pode, sem problemas, descansar um pouco dentro do veículo.

Segundo o Consulado-Geral do Brasil em Frankfurt, o turista brasileiro pode dirigir na Alemanha, por um período de até 6 meses, com sua CNH brasileira válida. Mas de acordo com  Representações Diplomáticas alemãs no Brasil, a CNH deve estar acompanhada de uma tradução juramentada para o alemão ou o turista deve ter a permissão internacional para dirigir(PID), a chamada carteira internacional.

Durante o tempo na estrada, usufrua das paradas nos postos de gasolinas, nas lanchonetes e restaurantes, sempre há alguma delícia alemã esperando por você.

Há o serviço de retorno do carro para a cidade de partida ou filiais nas cidades de destino onde você pode fazer a devolução do automóvel, pergunte todos esses detalhes antes de alugar e boa estrada!

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo