Uma das grandes atrações da Audi no Salão do Automóvel de São Paulo, que será realizado entre 10 e 20 de novembro, será a apresentação do RS 7 Sportback performance. O modelo, que representa de um dos principais pilares da marca, a esportividade, chega ao país com uma aceleração reservada aos superesportivos. O carro é equipado com o motor V8 4.0 TFSI, que ganhou mais potência em relação à versão anterior e tem agora 605 cv de potência e até 750 Nm de torque com overboost. Com esse conjunto, o carro acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos. O RS 7 Sportback performance estará à venda no Brasil por R$ 728.990 a partir do Salão do Automóvel.
Um dos primeiros brasileiros a conhecer e desfrutar das qualidades desse esportivo é o jogador de futebol Neymar. Entre as atraentes opções de modelos oferecidas pela Audi para as estrelas da equipe do Barcelona na temporada 2016/2017, em seu programa de patrocínio com o time, o atleta brasileiro selecionou o RS 7 Sportback performance para seu uso particular na Europa. Pela exclusividade do modelo, algumas concessionárias da marca terão de comercializar o veículo apenas por encomenda.
O RS 7 Sportback performance vem equipado com a versão mais potente do motor 4.0 V8 biturbo de alta rotação com deslocamento de 3.993 centímetros cúbicos. A potência foi aumentada em 45 cv, atingindo agora 605 cv, que estão disponíveis entre 6.100 e 6.800 rpm. A rotação máxima também foi elevada em 200 rpm. Um torque constante de 700 Nm é disponibilizado entre 1.750 e 6.000 rpm. Um dos destaques particulares deste motor é a função overboost, que permite ao condutor aumentar o torque temporariamente para 750 Nm entre 2.500 e 5.500 rpm. O overboost é acionado automaticamente na aceleração total quando o motor e a transmissão estiverem no modo dynamic do Audi drive select. O indicador de pressão de sobrealimentação no RS muda para vermelho quando a função está ativada.
O desempenho do novo RS 7 Sportback performance fala por si: ele acelera como um verdadeiro superesportivo, chegando aos 100 km/h em somente 3,7 segundos – uma melhora de 0,2 segundo em relação aos modelos RS básicos.
O novo RS 7 Sportback performance oferece capacidade de carga entre 535 e 1.390 litros e traz abertura e fechamento elétricos da tampa do porta-malas. Conta ainda com uma generosa lista de equipamentos de série, como ar-condicionado automático de quatro zonas, bancos dianteiros esportivos com aquecimento e ajustes elétricos (com memória para o do motorista), head-up display, espelho retrovisor interno antiofuscante automático, recepção de TV, volante multifuncional esportivo com base aplainada com revestimento de couro e ajuste elétrico, função Autohold, alarme antifurto, teto solar elétrico, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré, direção eletromecânica dinâmica, diferencial esportivo traseiro, ESC (controle eletrônico de estabilidade), faróis full LED com ajuste automático de altura, sistema de visão noturna Night Vision, controle de pressão dos pneus, keyless-go, sistema start-stop, DVD player, som Bang & Olufsen e rádio MMI Plus com sistema de navegação, MMI touch, Audi connect, Bluetooth e smartphone interface.
As opções de pintura externa são Cinza Nardo, Prata Florete, Branco Geleira, Preto Mito, Cinza Daytona, Vermelho Misano, Azul Sepang, Preto Pantera, Prata Prisma e Azul Ascari. Entre as cores disponíveis para o interior estão preto, cinza, preto com costura cinza ou preto com costura azul, que faz parte do pacote opcional Design RS.
Fonte: Departamento de Comunicação Audi do Brasil