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Panamera Sport Turismo Turbo S passa a ser um híbrido plug-in

A Porsche está expandindo sua linha híbrida com a inclusão de um potente híbrido plug-in à linha de modelos Panamera Sport Turismo. O novo modelo topo de linha Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo vai combinar um motor V8 de quatro litros com um motor elétrico, resultando numa potência de sistema de 680 cv (500 kW).

Apenas um pouco acima da marcha lenta, o veículo já oferece 850 Nm de torque. Isto faz com que ele acelere de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e alcance uma velocidade máxima de 310km/h.

O Sport Turismo mais potente tem autonomia de até 49 quilômetros utilizando apenas energia elétrica e, consequentemente, produção zero de emissões. Não é apenas o equilíbrio entre o desempenho e a eficiência que torna o Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo único em seu segmento: seu conceito de espaço interno, incluindo uma grande tampa de porta-malas, soleira de carga baixa, maior volume do compartimento de bagagem e uma configuração de assentos 4+1 mostram que o carro de topo dessa linha de modelos oferece um alto padrão de praticidade para o uso diário. A Porsche combina um desenho único e excelente praticidade para o dia-a-dia com máxima performance e eficiência.

Assim como o modelo de topo do Panamera (sedã), a Porsche agora também está demonstrando o impressionante potencial de desempenho da tecnologia híbrida com o Sport Turismo. A estratégia de propulsão usada no modelo de produção Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo com tração nas quatro rodas foi tirada do superesportivo Porsche 918 Spyder. Já a 1.400 rpm, o V8 biturbo 550 cv (404 kW) e o motor elétrico 136 cv (100 kW) disponibilizam o torque máximo do sistema, que é de 850 Nm. O desacoplador integrado ao módulo híbrido é acionado eletromecanicamente através de um Atuador Elétrico de Embreagem. Isto resulta em tempos de resposta mais curtos e em alto nível de conforto.

O rápido câmbio Porsche Doppelkupplung (PDK) de dupla embreagem com oito marchas é usado para transmitir a força para o sistema adaptativo de tração integral de série (Porsche Traction Management – PTM). A propulsão E-performance permite que o veículo vá de zero a 100 km/h em 3,4 segundos e somente são precisos mais 8,5 segundos para alcançar a marca de 200 km/h. A velocidade máxima é 310 km/h. Apesar desse nível de desempenho, o modelo hibrido plug-in também é extremamente eficiente. O Turbo S E-Hybrid Sport Turismo tem autonomia de até 49 quilômetros e velocidade máxima de 140 km/h quando é utilizado apenas com energia elétrica, sem absolutamente nenhuma emissão local. A bateria de íons de lítio tem conteúdo energético de 14,1 kWh e pode ser carregada entre 2,4 e 6 horas, dependendo do carregador e da conexão à rede elétrica.

O Turbo S E-Hybrid Sport Turismo oferece todas as inovações da segunda geração do Panamera. Elas incluem o Porsche Advanced Cockpit digitalizado, sistemas de assistência de vanguarda como o Porsche InnoDrive incluindo controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e eixo traseiro esterçante optativo. Outra entre essas inovações é o defletor de teto, que é único no segmento, cuja inclinação é posicionada em um de três ângulos diferentes dependendo da situação de condução e das regulagens do veículo selecionadas. Ele também gera uma carga aerodinâmica de até 50 quilos sobre o eixo traseiro.

Até a velocidade de 170 km/h, o elemento aerodinâmico – um componente do sistema central do Porsche Active Aerodynamics (PAA) – se mantém retraído num ângulo de sete graus negativos que acompanha a inclinação da linha do teto, que desce no sentido da traseira. Acima de 170 km/h, o defletor de teto se movimenta automaticamente para sua posição de performance, com um ângulo de um grau positivo, aumentando assim a estabilidade de condução e a dinâmica lateral. Quando são selecionados os modos Sport e Sport Plus, o defletor de teto assume automaticamente a posição de performance em velocidades acima de 90 km/h. O PAA também proporciona assistência ativa adaptando o ângulo de inclinação do defletor de teto a até 26 graus positivos quando o teto solar panorâmico é aberto em velocidades acima de 90 km/h, para compensar a turbulência que é criada.

Conceitualmente, o modelo topo de linha proporciona todas as vantagens da nova gama Sport Turismo, resultantes do design de ponta. A linha de teto do Sport Turismo, que é mais elevada em comparação com o sedã esportivo, proporciona fácil entrada e saída para os passageiros de trás e garante maior espaço para a cabeça. A praticidade do compartimento de bagagem é beneficiada ainda mais pela ampla tampa do bagageiro, que tem operação elétrica de série e borda inferior com apenas 628 milímetros de altura. O Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo é também equipado com três assentos traseiros.

Os dois bancos de fora têm formato de assentos individuais – mantendo a coerência com a determinação de desempenho esportivo da linha de modelos, combinada ao máximo conforto para os passageiros – criando assim uma configuração 2+1 na parte traseira. Dois bancos traseiros com ajustes elétricos podem ser pedidos como opção. Utilizando o bagageiro até a altura superior dos bancos traseiros, o Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo disponibiliza 425 litros de espaço de carga. Os encostos dos três assentos traseiros podem ser dobrados juntos ou individualmente (na proporção 40:20:40) e são destravados eletricamente de dentro do compartimento de bagagem. Nesse caso, o volume de carga aumenta para até 1.295 litros.

O Panamera Turbo S E-Hybrid Sport Turismo será oferecido no mercado brasileiro no 1º semestre de 2018. Preços e configurações ainda estão em definição

Fonte: PR and Press Manager – Porsche Brasil

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