Palio Weekend, Strada e Siena EL chegam à 2013 com tapa no visual e ganhos internos
Cada vez mais a Fiat mostra que em time que está ganhando não se mexe. Foi possível perceber isso na apresentação para a imprensa especializada da linha 2013 de Palio Weekend, Strada e Siena EL (que agora é o sedã de entrada da marca, substituindo o Fire). O lançamento foi realizado no Recife, capital de Pernambuco não por acaso. Aqui neste estado a Fiat inaugura em 2014 mais uma linha de montagem, na cidade de Goiana.
As “novidades”, na verdade, foram para atender o pedido do consumidor por refinamentos internos nos carros em questão. Quem imaginava que pelo menos Weekend e Strada viriam com a cara do Novo Palio, a frustração foi inevitável.
Somando os 3 veículos, são 15 versões apresentadas hoje. Por isso será difícil falar de todas uma por uma. Inclusive, nas avaliações só foi possível andar em 5 deles: Palio Weekend Trekking 1.6 16v, Palio Weekend Adventure Locker 1.8 16v Dualogic, Strada Trekking 1.6 16v, Strada Adventure 1.8 16v Dualogic Locker e o Siena EL 1.0.
A nova picape Strada, que a Fiat faz questão de destacar que é líder de mercado há 12 anos consecutivos em seu segmento, agrega novidades para continuar atraindo cada vez mais a preferência do consumidor. Agora ela ganha em sua linha a nova motorização E-torQ 1.6 16V, que se soma às Fire 1.4 e E-torQ 1.8 16V, e passa a oferecer a Cabine Dupla em todas as versões. Já o novo Palio Weekend está disponível em quatro versões, que tem à sua disposição três motorizações: Fire 1.4, E-torQ 1.6 16V e E-torQ 1.8 16V. Enquanto que o sedã Siena EL, que mantém identidade própria, vem com uma lista de equipamentos muito completa frente aos seus concorrentes e opções de motores Fire 1.0 e 1.4.
A versão Adventure, a mais desejada dos Fiat Palio Weekend e Strada, também está disponível com o câmbio Dualogic® e o bloqueio de diferencial Locker. Já em termos de segurança, o conceito HSD (High Safety Drive), composto por air bag duplo e freio ABS com EBD, está ainda mais presente na lista de equipamentos de série dos novos modelos 2013.
O departamento de design da marca italiana faz questão de ressaltar que foram gastos R$ 400 milhões para realizar o face-lift dos 3 modelos. Com detalhes sutis que os diferenciam, o novo frontal dos Fiat Palio Weekend, Strada e Siena apresenta um visual renovado, que se conecta harmoniosamente com a lateral e a traseira dos veículos. O para-choque mais volumoso e de linhas limpas, em conjunto com os faróis passa um maior size-impression aos novos modelos. Ele traz uma nova grade superior com desenho em colméias e uma barra horizontal cromada, remetendo ao family feeling Fiat. Na parte inferior do para-choque, destaque-se o novo design que aumenta o dinamismo da área dos faróis de neblina e da grade inferior, alargando e abaixando o carro.
Externamente ainda foi criado um conjunto de novas rodas e calotas para os veículos 2013. Um dos destaques é a nova roda de 16 polegadas para a versão Adventure, com pneus de uso urbano.
Por dentro, é onde se nota a maior mudança nos 3 carros. O Centro Estilo Fiat trabalhou para buscar o máximo de originalidade e um aspecto clean e funcional ao interior dos modelos. Isso gerou um habitáculo com formas suaves e elegantes, além de mais confortável.
O interior dos modelos recebeu tecidos mais nobres nas forrações, novo volante, quadro de instrumentos com novas grafias que melhoraram a leitura e a assimilação das informações transmitidas, além de inúmeros itens de conveniência como porta-copos, objetos e revistas. A soma de todos esses elementos resultou em um ambiente interno mais agradável, harmônico e funcional.
A preocupação com o design interno pode ser percebida também nos cromados presentes em algumas versões, que trazem requinte às saídas de ar (que ainda são muito baixas) e aos comandos do sistema de climatização. Já o rádio integrado com acabamento preto brilhante e o porta-objeto com tampa corrediça na parte central do painel são soluções encontradas para os nossos modelos, que estão presentes em categorias de carros superiores.
Os novos volantes com linhas fluídas oferecem muito conforto e boa empunhadura. A moldura central deles permite algumas variações de acabamento, e os cuidados com os detalhes podem ser notados nos comandos para controle do rádio e também do sistema Dualogic®.
A picape Strada é líder de vendas não só em seu segmento como também entre todos os comerciais leves. Com excelente capacidade de carga em todas as opções de cabine, o novo Fiat Strada chega com novidades que enriquecem ainda mais suas qualidades, aumentando sua atratividade e competitividade no mercado.
A nova gama da picape Strada é formada por nove versões, composta pelas Cabines Simples, Estendida e Dupla, três níveis de acabamento (Working, Trekking e Adventure) e agora também com três diferentes motorizações: Fire 1.4 HP, E-torQ 1.6 16V e E-torQ 1.8 16V.
Além disso, a nova linha 2013 conta com excelente posicionamento de preços e uma extensa lista de conteúdos de série e opcionais ― alguns deles, exclusivos no segmento. Internamente, a nova picape Strada recebeu novos painéis com novos difusores de ar e quadro de instrumentos com grafia mais moderna e diferenciada para cada versão. Os bancos ganharam uma nova estrutura e novos tecidos na sua forração, assim como os painéis das portas. Os sistemas de movimentação longitudinal dos bancos foram revistos para maior facilidade de operação. E para aumentar o conforto, o modelo vem com um apoio para o pé esquerdo do motorista.
Como versão de entrada, a Working também sai muito bem completa de fábrica, conta com itens como trip computer, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, cintos de segurança retráteis de três pontos com regulagem de altura, follow me home, retrovisores externos com comando interno, apoio para o pé (lado do motorista), grade protetora do vidro traseiro, porta-escadas, tampa da caçamba ― removível ― com chave, ganchos para amarração de carga na cabine e na caçamba e porta-objetos nas portas. Como opcionais, ela oferece o sistema HSD, direção hidráulica, ar condicionado, volante com regulagem de altura, janela traseira corrediça, faróis de neblina, capota marítima, rádio Connect CD MP3, viva voz Bluetooth® e entrada USB.
Com o novo para-choque dianteiro e a nova grade, assim como as novas rodas e calotas, e os retrovisores externos na cor do veículo, a versão Trekking ganha ainda mais força e robustez com a presença do novo propulsor E-torQ 1.6 16V, que desenvolve potência de 115 cv (gasolina) e 117 cv (etanol). Outra grande novidade do Fiat Strada Trekking 2013 é a nova versão Cabine Dupla. Agora a picape Strada conta com os três tipos de cabines, ampliando as alternativas para os usuários. A versão Trekking também passa a contar na lista de série com o conceito HSD ― High Safety Drive ― composto por air bags dianteiros e freios ABS com EBD, além de vidros e travas elétricos. Esta versão, que já era bem equipada com itens como direção hidráulica e faróis de neblina, agora ganhou mais conteúdos de série que a deixa ainda mais completa, confortável e segura. Ela ainda oferece como opcionais itens como ar-condicionado, capota marítima, volante de couro com comandos do rádio (6 botões), rodas de liga leve 14”, rádio Connect CD MP3/WMA e teto solar.
No teste que fizemos com a versão Trekking vimos que o conjunto mecânico continua sendo muito bom, com respostas rápidas e o jeitão de picape – não de um carro derivado de modelo hatchback. Por dentro foi possível ver todas as novidades. O novo volante, com controle de som, já dá um ar mais requintado. O novo desenho do console central, com o sistema de som integrado, e o novo painel de instrumentos deixaram a picape mais “estilosa” e agradável ao olhar.
A picape Strada Adventure (Cabine Estendida e Dupla), chega com uma leve reformulação na dianteira. No interior, o painel foi idealizado com novos difusores de ar e nova serigrafia exclusiva da versão para o quadro de instrumentos.
Entre os itens destacados desta versão, o diferencial blocante Locker ― único no segmento. Outro ponto forte é a versão Cabine Dupla Dualogic, exclusiva no segmento de picapes compactas, que proporciona maior conforto. O novo volante de três raios pode contar com os controles do rádio e borboletas para as mudanças de marchas quando o câmbio escolhido for o Dualogic. A nova Adventure inclui também na sua lista de equipamentos o sistema de som Rádio CD/MP3 ou Rádio CD/MP3-Connect com porta USB e conexão Bluetooth® para o celular.
Para a versão top da picape está reservada a motorização mais potente: a E-torQ 1.8 16V com potência de 130 cv (gasolina) e 132 cv (etanol). A esportividade da versão Adventure também é acentuada pelos estribos laterais antiderrapantes, bússola e inclinômetro longitudinal e transversal, faróis de profundidade, molduras nas caixas de rodas exclusiva Adventure, pneus de uso misto, mais proteções laterais das portas com inscrição Adventure. As rodas, também com novo design, são de aro 15” e, opcionalmente, podem vir com aro de 16” e pneu de uso urbano.
Muito bem equipada, a picape Adventure traz entre os conteúdos de série HSD ― High Safety Drive ― composto por air bags dianteiros + freios ABS com EBD, vidros e travas elétricos, ar condicionado, mas o consumidor ainda pode complementá-la com itens como bancos revestidos parcialmente em couro bicolor, teto solar e capota marítima.
Fizemos o teste com a versão topo de linha da picape e ela continua com todos os potenciais atributos para se manter na liderança. O novo interior também chama muito a atenção e agora com a opção de câmbio Dualogic ficou mais gostoso pegar uma estrada de terra nos finais de semana.
O Fiat Palio Weekend continua com o mesmo objetivo no mercado. As versões Attractive e Trekking primam pelo espaço interno, espaço do porta-malas e pela grande praticidade e características familiares. Já a versão Adventure, além de reunir esses quesitos, incorpora aspectos de arrojo, esportividade e aventura. Faz parte da sua constituição maior altura do solo, suspensão reforçada, pneus de uso misto, robustez, força, enfim, atributos que garantem diversão off road light.
Com uma gama que abrange quatro versões (Attractive, Trekking, Adventure e Adventure Dualogic) e três opções de motorização – Fire 1.4 Flex, com potência de 85 cv (gasolina) e 86 cv (etanol); E-torQ 1.6 16V, que desenvolve potência de 115 cv (gasolina) e 117 cv (etanol); e a mais potente E-torQ 1.8 16V, com 130 cv (gasolina) e 132 cv (etanol) -, a linha recebeu leves mudanças visuais externa e mais radicais por dentro.
O novo frontal com um design mais moderno e elegante, e também mais robusto, no caso da Adventure, combina com as novas rodas de liga leve, que opcionalmente, podem vir com aro de 16 polegadas e pneus de uso urbano. O novo interior oferece o máximo de conforto e funcionalidade, para tanto, recebeu uma série de novidades: parte central do painel com novos difusores de ar, arquitetura elétrica redefinida, bolsas porta-objetos nas portas agora com porta-garrafas, porta-óculos e revistas, novo volante, novo apoio para o pé do motorista e nova chave Telecomando para as versões Trekking e Adventure.
Cada versão apresenta uma grafia exclusiva para os novos quadros de instrumentos da linha Palio Weekend, com os seguintes equipamentos: velocímetro, conta-giros, marcador de temperatura da água gradual, display digital que reúne informações de relógio, trip computer, My Car Fiat e indicação de nível de combustível.
Os novos volantes de três raios podem trazer comandos para o rádio e borboletas para a troca de marchas, se o câmbio for Dualogic. O novo modelo ainda pode vir equipado com sistema de som Rádio CD/MP3 ou Rádio CD/MP3-Connect com porta USB e conexão Bluetooth® para o celular.
O Fiat Siena EL, a versão de entrada do modelo, chega ao mercado oferecendo aos consumidores um carro mais requintado e com um preço muito competitivo. Disponível nas versões EL 1.0 e EL 1.4, a linha recebeu novo para-choque dianteiro em ambas as versões, novas rodas de liga leve e calotas com design mais atuais. Internamente, destaque para os bancos com revestimento em novo tecido, novo volante de três raios, porta-objetos, bolsas porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros, porta-óculos e porta-objetos móvel tipo “copinho”.
A parte central do painel também foi revista, assim como o quadro de instrumentos com fundo preto que dispõe de: velocímetro, conta-giros, marcador de temperatura da água e display com relógio, trip computer, My Car Fiat e indicador de nível de combustível. O sistema de som também apresenta novidades e pode ser composto por novos rádios CD/MP3 e CD/MP3/Connect com porta USB e conexão para iPod e Bluetooth. Ganhou também nova arquitetura elétrica, e os bancos receberam uma estrutura que facilita sua regulagem na movimentação longitudinal. Para maior conforto do motorista o EL vem com apoio para o pé.
Externamente, o modelo se destaca pela grade frontal com acabamento cromado, para-choques e minissaias laterais na cor do veiculo, mais maçanetas e retrovisores externos na cor preta. Bem equipado, também estão em sua lista de série: alertas de limite de velocidade e manutenção programada, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque do combustível, Follow me home, desembaçador do vidro traseiro temporizado, revestimento porta-malas completo, tomada 12V, entre outros itens.
O Siena EL pode vir com motor Fire 1.0 Flex com potência de 73 cv (gasolina) e 75 cv (etanol) e torque de 9,5 kgfm (gasolina) e 9,9 kgfm (etanol); ou o propulsor Fire 1.4 HP Flex, com potência de 85 cv (gasolina) e 86 cv (etanol) e torque de 12,4 kgfm (gasolina) e 12,5 kgfm (etanol).
Com uma lista bastante completa para a sua categoria, o consumidor tem ainda a opção dos seguintes equipamentos: HSD (High Safety Drive – air bag duplo mais freios ABS com EBD), ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos com one touch e antiesmagamento, vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch, travas e retrovisores externos elétricos, rádio Connect CD MP3/WMA integrado ao painel com RDS, viva-voz, Bluetooth®, entrada USB, rodas de liga leve e faróis de neblina.
Viagem a convite da Fiat
Por que a Fiat já não lança logo a Palio Weekend e a Strada com a cara dos Novos Palio e Siena???, não que a reestilização não tenha ficado boa, mas essa linha da familia Palio já foi “requentada” várias vezes, ainda se os preços desses carros requentados fossem convidativos vai lá, mas aposto que eles vão custar a mesma coisa que os anteriores.