CarrosNotícias

Pagani Huayra é o carro mais rápido na pista do Top Gear

Fotos: Divulgação

O programa Top Gear é exibido pela emissora inglesa BBC, sob o comando de Jeremy Clarkson, James May e Richard Hammond. Entre as atrações do programa, há um quadro aonde certos carros são testados em uma pista fechada por um piloto cuja identidade é desconhecida, ele apenas é chamado de Stig. Por um longo tempo, o Ariel Atom V8 foi o recordista dessa pista, com o tempo de 1:15.1, mas o espetacular Pagani Huayra não tomou conhecimento desse tempo, ao marcar uma volta de 1:13.8.

Claro que uma série de fatores devem ser levados em consideração, mas é fato que o modelo conseguiu estabelecer um tempo de volta melhor que carros consagrados como McLaren 12C (1:16.2), Bugatti Veyron Super Sport (1:16.8) e seu predecessor Pagani Zonda (1:18.4).

O Huayra, cujo nome significa “Deus do Vento”, foi revelado no Salão de Genebra de 2011, substituindo o Zonda, carro que foi produzido artesanalmente durante 12 anos pela Pagani. A potência de 700 cv do Huayra é gerada por um incrível motor AMG 6.0 V12 biturbo, que também distribui 102 kgfm de torque para as rodas do carro. Sua aceleração de 0-100 km/h ocorre em 3,2 segundos, e o carro continua acelerando até 370 km/h.

Algo impressionante no carro é o seu sistema de freios aerodinâmicos, que atuam de forma independente quando o carro está ameaçando sair do controle. O superesportivo possui um peso de apenas 1.350 kg, distribuídos em uma proporção de 44% na frente e 56% na traseira, garantindo uma boa performance em curvas.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo