CarrosNotícias
Tendência

Os Peugeot presidenciais através da história

Primeiro temos a história mais recente e Emmanuel Macron, o recém-eleito presidente, chegou à sua cerimônia em 14 de julho de 2017 em um PEUGEOT 5008. Ele manteve este carro durante seus primeiros cinco anos no cargo e isso provavelmente faz dele o carro mais filmado e fotografado dos últimos cinco anos. Isso não significa necessariamente que é o mais conhecido. Por razões óbvias de segurança, a Presidência da República impôs sigilo sobre as especificidades do carro. O que sabemos é que este PEUGEOT 5008 foi produzido, como todos os PEUGEOT 5008, pela fábrica da Rennes e depois confiado à Centigon, uma empresa especializada em Breton que realizou o blindagem do veículo. Para o resto, as únicas informações fornecidas dizem respeito ao layout dos bancos traseiros (2 assentos em vez de 3, com um console central específico), o encaixe dos pisca-piscas dianteiros na grade do radiador e o emblema da Presidência da República foi afixado na carroceria. Todo o resto é ultrassecreto!

O pioneiro: Peugeot 156 de Alexandre Millerand

A “pré-história” da PEUGEOT e da República Francesa começou na década de 1920. Eleito Presidente da República em 23 de setembro de 1920, Alexandre Millerand dirigiu um PEUGEOT Type 156 a partir de 1921. O Type 156 foi o primeiro carro a ser fabricado em Sochaux e foi o topo de gama da marca na época, com um impressionante motor de 6 cilindros em linha de 5.954 cm3 … 25 cavalos de potência.

PEUGEOT 604 de Valéry Giscard d’Estaing

Mais de meio século depois, foi um entusiasta de condução, carro e PEUGEOT que foi eleito pelos franceses como seu presidente. Valéry Giscard d’Estaing trouxe a Peugeot para o Palácio Elysée em 1975, ano em que o novo carro-chefe da marca, o PEUGEOT 604, foi lançado. Outra inovação solicitada por um chefe de Estado decididamente moderno: os carros do presidente não eram mais pretos, mas “verde musgo”.

Quatro PEUGEOT 604 foram encomendados pelo Palácio Elysée durante o mandato de sete anos. Três deles eram modelos de produção, versões SL topo de gama alimentadas pelo V6 de 2,6 litros e 136 cavalos, que o presidente às vezes gostava de dirigir sozinho. Ao lado deles, uma LIMUSINE PRESIDENCIAL PEUGEOT 604 é reservada para ocasiões cerimoniais. Feito em colaboração com o construtor de ônibus Heuliez, ele tem uma distância entre-eixos alongada em 62 centímetros, beneficiando os bancos traseiros luxuosamente equipados, e um teto coberto com imitação preta.

O PEUGEOT 605 limusine blindada sob François Mitterrand

Em 1991, o Palácio Elysée adquiriu um PEUGEOT 605 que havia sido alongado e blindado pela empresa Breton Labbé (que mais tarde se tornou Centigon, a empresa que preparou o PEUGEOT 5008 presidencial). Este modelo foi equipado com um motor V6 de 170 cv, e foi equipado com blindagem de aço de alta resistência e janelas feitas de vidro à prova de balas e composto de policarbonato. Em números: 2.500 kg, que é 1.000 kg a mais que o padrão 605 V6! Esta limusine foi usada principalmente por chefes de Estado hospedados na França, como Mikhail Gorbachev, Hosni Mubarak e o Papa João Paulo II.

Os modelos Chirac PEUGEOT

Durante sua passagem de doze anos no Palácio Elysée, Jacques Chirac usava regularmente o PEUGEOT 607 que se juntou à Presidência da República na frota de carros. Mas o PEUGEOT que, sem dúvida, fez a maior impressão sobre os franceses naquela época foi o PEUGEOT 205 SR vermelho, 1984, que a esposa do presidente dirigiu nas estradas de Corrèze…

PEUGEOT 607 Paladine de Nicolas Sarkozy

O PEUGEOT 607 Paladine foi provavelmente o carro presidencial mais espetacular e de curta duração da Quinta República. Em 2007, a equipe de Nicolas Sarkozy estava procurando um veículo que simbolizasse a renovação e a modernidade quando o novo presidente dirigiu até a Champs Elysées no dia de sua posse. Alguém pensou no PEUGEOT 607 Paladine concept car apresentado no Salão de Genebra de 2000. Produzido para a PEUGEOT pelo construtor de ônibus Heuliez, este espetacular 607 é uma limusine medindo mais de 5 metros transformada em um landaulet com um teto de vidro retrátil cobrindo os bancos traseiros. O interior é luxuosamente equipado pelo estofador Hermès com magnífico couro azul e creme, uma barra, duas poltronas eletricamente ajustáveis para os passageiros ilustres e um assento dobrável com as costas para a estrada para um companheiro.

A pedido da equipe de Nicolas Sarkozy, o PEUGEOT 607 Paladine foi levado do Museu Peugeot e, em 16 de maio de 2007, a França e o mundo ficaram surpresos ao vê-lo na Champs-Elysées. Apesar das muitas mudanças que sofreu, o carro ainda é tão elegante quanto o PEUGEOT 607 padrão. Por outro lado, a instalação do mecanismo de teto retrátil significava que o tanque de combustível tinha que ser menor: sua capacidade agora é de apenas 6 litros. O que não era um problema para um carro conceito rapidamente se tornou um desafio ao usá-lo regularmente, dado o peso do carro e a “sede”de seu motor V6. Por isso, decidiu-se não usar mais o PEUGEOT 607 Paladine.

Perguntas presidenciais

Uma ou duas bandeiras?  O protocolo define precisamente a “decoração” do carro presidencial. Quando o Presidente da República está no carro em uma ocasião oficial, o carro

é decorado com uma bandeira francesa presa à frente direita do veículo no lado onde o Chefe de Estado entra e sai. Quando um segundo Chefe de Estado ou governo está com o presidente francês, a bandeira de seu país é fixada para o lado esquerdo dianteiro, do lado onde ele entra e sai do veículo.

Qual placa?  Até a década de 1970, o Palácio Elysée tinha o uso reservado de placas numéricas 1PR75 a 5PR75 para o carro do presidente. Vários veículos foram registrados no 1PR75. Essa tradição chegou ao fim, e os carros presidenciais agora carregam placas de número normais atribuídas cronologicamente, como para todos os veículos, pelo Serviço de Registro de Veículos.

O que acontece com os carros depois que o presidente sai?  Não há nenhuma regra. Alguns são mantidos na oficina de carros Elysée, outros são vendidos ou entregues a museus. Por exemplo, a limusine Peugeot 156 da Millerand, a limusine PEUGEOT 604 da Giscard d’Estaing, a limusine PEUGEOT 605 da Mitterrand e a PEUGEOT 607 Paladine são mantidas pelo Musée de l’Aventure Peugeot.

Fonte: Stellantis Communications – Newsletter

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo