NotíciasReportagens

Os melhores pneus para dirigir na chuva

Foto: Divulgação

Dirigir deve ser sempre um ato de total segurança e confiança do condutor. Se o motorista encontrar situações adversas, então os cuidados devem ser redobrados. A mais frequente dessas situações é a chuva, que além de deixar os motoristas preocupados, ainda perturba o trânsito já caótico das grandes cidades.

As pessoas geralmente sentem-se inseguras com alguns pingos d’água e a situação piora se estiver caindo um temporal. Caso você esteja pensando o quanto anda devagar quando está chovendo, não se preocupe: você está certíssimo.

Andar acima da velocidade não é indicado nem em dias ensolarados, correto? Portanto, para quê correr na chuva? Se estiver chovendo prefira andar um pouco abaixo da velocidade permitida, mantendo uma distância segura dos outros carros.

Se houver a necessidade de frear repentinamente, esta margem de segurança fará com que o carro pare antes de bater no carro da frente, por exemplo. Além disso, usar os faróis, mesmo durante o dia, e evitar distrações com celulares e outros aparatos é essencial.

Pneus especiais

Além dos freios, limpadores de para-brisas e faróis, os pneus compõe uma parte muito importante para a sua segurança quando conduzir seu veículo em pistas molhadas. Pneus “carecas” ou um pouco desgastados podem colaborar para que o veículo aquaplane (deslize e fique sem controle, podendo colidir em outros veículos ou mesmo machucar alguém).

Se isto acontecer, não pise no freio rapidamente: segure o volante em linha reta, solte o acelerador e deixe o carro engatado. Desta forma fica um pouco mais difícil de perder o controle.

Sinais de desgaste podem ser observados pelos sulcos (cortes), pois estes têm que estar em aproximadamente 1,6mm. Se estiverem inferiores a medida, não tem jeito: está na hora de substituí-los.

No entanto, se você vive em uma região em que as chuvas não dão trégua, o melhor a fazer é usar pneus desenvolvidos especialmente para chuvas, como por exemplo, o Pirelli P7, que tem sulcos mais profundos para oferecer mais tração e aderência.

Além disso, prefira os pneus do tipo radial aos fabricados em poliéster. Os modelos radiais têm mais aderência e, mesmo que durem um pouco menos do que os normais, darão o sossego necessário ao motorista que tem que ser expert em tempestades.

Entretanto, não hesite: se a chuva estiver caindo com toda a força do mundo, o melhor é estacionar o carro em um local seguro e esperar.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo