CarrosNotícias

Os carros elétricos estão chegando, acredite ou não

Foto: Divulgação

É o que disse na última semana um motorista depois de ter percorrido mais de 20 mil quilômetros ao volante de um Nissan Leaf 100% elétrico nos Estados Unidos. Ele disse que apesar dos problemas com os carros elétricos, especialmente as críticas com a possibilidade de incêndio com o Chevy Volt, os carros elétricos são seguros, econômicos e não deixam nenhuma saudade dos postos de gasolina.

Os críticos de carros elétricos são rápidos em apontar as baixas vendas no primeiro ano do Volt e Leaf. Mas, compare as vendas do primeiro ano em que o Prius – o híbrido do mercado de massa – foi colocado à venda, e perceberá que as vendas dos carros elétricos foram mais significativas.

Recentemente, um estudo sobre carros elétricos financiados por duas grandes companhias de petróleo, fez previsões catastróficas para o futuro deles. Mas, todos sabem que os motores a combustão não durarão para sempre, pois teremos que encontrar soluções para reduzir a poluição provocada pela combustão destes motores. Além disso, todos sabem que não há reserva de petróleo suficiente para garantir o consumo crescente.

Eu dirigi recentemente um Leaf, e posso dizer que o carro é muito bom. Claro que são necessários alguns ajustes e evoluir em alguns quesitos, mas todo o tipo de novidade requer aprimoramentos e com o carro elétrico não será diferente.

Quando o consumidor começar a experimentar o prazer de dirigir um carro elétrico, especialmente pelo silêncio, economia de combustível e contribuição ao meio ambiente, dificilmente ira desejar dirigir um carro equipado com motor a combustão. Então, não restarão muitos argumentos aos críticos.

A verdade é que se você tem um único carro e dirige mais de 150 quilômetros por dia, o carro elétrico pode não ser ideal para você. No entanto, se você é parte de uma família de dois carros, e dirige menos de 150 quilômetros por dia, ele poderá lhe atender perfeitamente e com muitas vantagens sobre os veículos com motor a combustão.

Pense nisso, pois cedo ou tarde o consumidor brasileiro também terá a opção do veículo elétrico.

Fonte: greencarreports

Evaldo Costa

Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
Blog: www.evaldocosta.blogspot..com
E-mail: [email protected]
Siga no Twitter/LikedIn/Facebook/Orkut: [email protected]

 

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo