NotíciasReportagens

Oportunidade para os carros híbridos plug-in e elétricos

Foto: Divulgação / Audi A3 e-tron Prototype

É oportuno incentivar a produção e comercialização de carros híbridos plug-in e elétricos. Primeiro porque o consumidor de um País desenvolvido deve ter opção de fazer as suas próprias escolhas. E em segundo, porque estamos gastando uma fortuna com importação de gasolina e etanol.

Em 2009, o Brasil importou 9 mil barris de gasolina por dia. No ano passado foram importados diariamente 40 mil barris, e as projeções dão conta de que serão importados este ano, em torno de 80 mil barris. E com o etanol não é diferente. Em 2011 o país importou 1,1 bilhão de litros do combustível dos Estados Unidos e no primeiro bimestre deste ano, as importações do combustível bateram recorde.

Além disso, não é novidade para ninguém que os aumentos do preço da gasolina no mercado internacional não estão sendo repassado ao consumidor. O argumento de que o nosso pré-sal e a construção de novas refinarias nos deixarão novamente auto-suficientes em combustível poderá até prevalecer, mas que ninguém se engane, pois não há futuro sem presente.

Em outros países, a exemplo dos Estados Unidos, os aumentos vão para as bombas e por lá, o consumidor está pagando em torno de U$5,00 pelo galão do tipo premium. Sabemos que o governo brasileiro fará o que puder para evitar o repasse no preço da gasolina e também evitar o aumento da inflação. O que não sabemos é até quando poderá resistir.

Além disso, se os preços dos combustíveis aumentarem, o resultado poderá refletir na redução das vendas de veículos novos, e ai os fabricantes poderão repensar seus investimentos. E isso não será novidade. Portanto, a situação em que o governo se encontra pode até parecer simples, mas está longe de ser fácil de programar, como pode parecer a um analista menos atento.

Pense nisso e ótima semana,

Contatos do autor:

Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
Blog: www.carroeletriconews.blogspot.com
Blog: www.autodicasnews.blogspot.com
Site: www.icbr.com.br
E-mail: [email protected]
Siga no Twitter/LinkedIn/Facebook/Orkut: [email protected]

 

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo