MotosNotícias

O segredo das roupas resistentes dos motociclistas

Fotos: Divulgação

 

Os apaixonados pelo transporte sobre duas rodas enfrentam muitas contratempos em seu dia-a-dia: sol forte, chuva e o risco de quedas, e no caso de longas viagens de moto, esses riscos só aumentam. É claro que isso não diminui em nada a vontade e satisfação dos pilotos, mas é importante que se utilize roupas adequadas para lidar numa boa com essas dificuldades.

Hoje em dia há roupas para motociclistas que foram desenvolvidas para resistir à abrasão e proteger contra queimaduras, desidratação ou hipotermia em longos percursos, além de também proteger o corpo em caso de quedas. Há até vestimentas que protegem algumas partes específicos do corpo, como colunas, cotovelos ou joelhos.

Jeans

O jeans é um dos equipamentos mais usados pelos motociclistas, e mesmo alguns mais grossos com fibras reforçadas não tem a proteção necessária. Há um tipo de jeans que é feito com fibra espacial, conhecido como “super jeans” que pode ser até 100 vezes mais resistente que o aço, mas o preço é bastante salgado (veja mais sobre o super jeans aqui). Para quem não pode pagar pelo super jeans, é importante usar equipamento de proteção por baixo do jeans comum, a famosa “segunda pele”. Existem opções que regulam a temperatura do corpo, ajudam a evitar o suor e protegem contra queimaduras e até contra contaminações.

Couro

O couro é o queridinho dos motociclistas. Além de serem lindas roupas, são super resistentes à abrasão, por isso proporcionam alta proteção à pele em casos de queda e impactos diretos, o que torna o tecido mais indicado para percursos com velocidade mais alta. O couro tem uma ótima durabilidade e deforma menos facilmente que outros materiais. Entre as desvantagens do couro está o peso – o couro está entre as roupas mais pesadas – a falta de maleabilidade e também a facilidade com que ele encharca, pois ele fica molhado por muito tempo e muito mais pesado do que normalmente já é. Se estiver chovendo, opte pela Cordura ou prepare capas de chuva para usar por cima.

Cordura
Este é o nome comercial de um tecido feito com um material que parece com o Nylon, porém é muito mais resistente e maleável. Ele foi desenvolvido em 1929 pela DuPont, tem alta resistência a abrasão, é leve, possui um bom isolamento térmico e não tende a reter água. Essas características tornam a Cordura um material muito apropriado para se produzir roupas e acessórios para motociclistas. As jaquetas e calças feitas de Cordura costumam ser mais baratas que as jaquetas de couro e muitas já vem com membranas impermeáveis (as jaquetas Alpinestar costumam seguir esse padrão), permitindo que o piloto não se molhe em caso de chuva, por isso são muito populares entre os motociclistas.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo