MotosNotícias

O que levar na moto durante a viagem

Foto: Divulgação

Se você está se preparando para uma viagem de moto, saiba do que vai precisar para se planejar, principalmente se essa for a sua primeira longa aventura sobre duas rodas.

Um bom ponto de partida para começar esse planejamento é saber se sua viagem será de longa ou curta duração, considerando sempre o tempo de pilotagem e o tempo que passará fora de casa. Afinal, isso vai ser fundamental para o momento de aprontar as bagagens.

O próximo passo é entender (e aceitar!) que o bagageiro de uma motocicleta não comporta tantas coisas quanto o porta-malas de um carro. Ciente disso, faça uma lista em papel ou no celular para não se esquecer de nenhum item. Para facilitar nessa difícil tarefa, elencamos alguns itens que você deve levar em qualquer viagem de moto, seja ela curta ou muito longa.

Quantas peças de roupas?

Não sabe se vai levar mais blusas de frio do que bermudas? Antes de separar as mudas de roupas, confira a previsão do tempo para os próximos dias, assim você vai terá um norte. Não se esqueça de, sempre que possível, optar por peças que sejam menos volumosas e que não amassem com tanta facilidade.

Documentos: quais levar?

Coloque em uma pequena carteira, o seu RG e a sua Carteira de Habilitação. Lembre-se também de levar o documento da motocicleta e sua carteira de convênio, caso possua uma.

Equipamentos de proteção: sempre!

De todos os itens, sem dúvida alguma, esses são os principais. Opte por capacetes de alta proteção e que diminuam os ruídos causados pelo vento e pelo motor. Leve uma jaqueta que seja impermeável e que tenha a função corta-vento. Lembre-se também da balaclava e das botas e luvas específicas para motociclistas, além dos adesivos refletores. Não se esqueça do kit de primeiros socorros e da lanterna.

Itens de higiene pessoal

Pode parecer uma dica boba, mas separar os itens de higiene pessoal em uma pequena necessaire, pode facilitar muito na hora de localizá-los, além de economizar um bom espaço na bagagem. Dentre esses itens, não deixe faltar escova e creme dental, sabonetes, shampoo e condicionador (se for ficar em hotel ou pousada, não precisa levá-los) e protetor labial (que evita o ressecamento causado pelo vento e tempo frio). Vale levar também protetor solar e um repelente de insetos.

Dinheiro ou cartão?

Por mais que o cartão de crédito seja uma unanimidade, quando for viajar, sempre leve dinheiro, afinal, muitos lugares só aceitam esse tipo de pagamento. Além disso, algumas rodovias cobram pedágio de motocicletas, como acontece com a Dutra e com a Ayrton Senna, por exemplo (nesses casos, vale pesquisar o valor e deixar o dinheiro trocado).

Comida pode?

Pense em coisas práticas e não perecíveis, como barrinhas de cereais ou de proteína. Também vale levar pacotes de bolachas individuais. E não se esqueça de levar água, isso é indispensável!

Ferramentas são sempre úteis

Por mais que você tenha feito a revisão da sua moto (que deve ser feita antes da viagem), em algum momento você pode precisar delas. Por isso, além do kit original de ferramentas, leve um reparador instantâneo de pneus, uma câmara de ar reserva, óleo para lubrificar a corrente, fita isolante e chaves.

Posso levar outros itens?

Sim, afinal de contas é uma viagem. Coloque em sua bagagem a câmera fotográfica, o celular, os carregadores de ambos, um óculos de sol, um par de chinelos e o que mais você considerar indispensável para o passeio. Mas sem exagerar!

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo