NotíciasReportagens

O que esperar dos veículos elétricos na China

Fotos: Divulgação

A China tornou-se recentemente o maior mercado mundial de automóveis e aparentemente a nação está bem posicionada para se tornar um ícone no setor de veículos elétricos e híbridos. Isto porque os custos de trabalho são favoráveis, ele detém comprovada experiência em tecnologia de produção em massa e domínio de tecnologia de armazenamento de energia em baterias.

O governo chinês tem feito plano ambicioso para desenvolver o setor da mobilidade elétrica. Para isso criou incentivos a venda de veículos movidos a energia renováveis.  Afinal de contas, ele precisa reduzir as emissões de gás de efeito estufa nas grandes áreas metropolitanas e, neste contexto, os VEs aparecem como uma boa solução.

As principais cidades do país estão poluídas. Na segunda metade de novembro de 2012, visitei seis cidades grandes e médias de norte a sul da China. O que se vê na maior parte do tempo é uma névoa encobrindo os grandes centros e até grandes áreas do interior. Apesar de não ser ideal, pode ser explicado por se tratar de um país que se desenvolveu enormemente nas últimas décadas.

Um outro bom motivo para a China desenvolver a mobilidade elétrica é o fato do país possuir um dos maiores depósitos de lítio do mundo, e é provável que se torne, portanto, um concorrente importante no mercado de bateria de íons de lítio (Li-ion). Além do domínio tecnológico, o país investe em pesquisa para aprimorar a qualidade.

A China produz veículos elétricos em escala e a baixo custo (média de U$4.000,00 por unidade) para as zonas rurais. Além disso, há muitas bicicletas elétricas e scooters rodando pelas cidades chinesas. Esse pode ser um passo importante para desenvolver experiência e alcançar escala de vendas nos carros elétricos.

 

A evolução continua e os desafios são enormes. O próximo passo será encontrar expostas para algumas questões, a exemplo das abaixo citadas:

Quanto tempo será preciso para o mercado de veículos elétricos crescer na China?

Irão os principais fabricantes de baterias de íon de lítio da China liderar o setor de baterias automotivas para VE?

Como serão as novas políticas públicas para veículos elétricos e híbridos na China, e quais cidades terão maior penetração?

Qual será a segmentação do mercado na China (residencial, equipamentos de trabalho, público e privado de carga, veículo rural etc?

Até que ponto o governo adotará o transporte público elétricos?

Quais serão as principais parcerias internacionais automotivas que dominarão o mercado de veículos elétricos e híbridos na China?

 

O fato é que a China tem tudo para vencer o desafio do veículo sustentável, reduzir o índice de poluição nas grandes cidades e de sobre ser a locomotiva do mundo da mobilidade elétrica.

Pense nisso e ótima semana,

Fonte: Pike Research

Evaldo Costa – Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo