NotíciasReportagens

O pneu perfeito para cada tipo de carro

Fotos: Divulgação

Dos itens de segurança mais importantes nos automóveis, se destacam os pneus: são eles que garantem uma frenagem segura e também a estabilidade do carro. O ideal é que eles sejam calibrados semanalmente. No entanto, levá-los ao posto e fazer a manutenção não será tão eficiente se o pneu não for do modelo indicado para aquele carro em específico.

Como os pneus precisam suportar a carga do veículo e podem ser expostos até um limite de velocidade, é preciso estar atento no momento de substituir os de fábrica por um modelo novo. Além disso, como o pneu tem uma relação direta com o gasto de combustível, o modelo adequado fará o carro gastar menos.

Antes de saber qual é o tipo ideal de pneu para o seu automóvel, saiba o que significam as letras e números gravados na borracha.

Abaixo, confira os dados correspondentes à velocidade máxima e ao índice de carga.

Depois de saber das medidas utilizadas, conheça os principais modelos e saiba qual é o mais indicado para o seu tipo de carro.

Pneu off-road

O modelo adventure é pensado especificamente para rodar em terrenos instáveis, como terra, barro e também pedregulhos. São extremamente indicados para os motoristas que se aventuram em espaços off road e possuem carros adequados para essas atividades. Por conta dos gomos mais saltados, eles possuem maior força de tração e garantem mais estabilidade ao carro ao andar em terrenos inconstantes.

Pneu de passeio

As principais características que um pneu de passeio deve ter são: baixo nível de ruído, conforto e longa durabilidade. Dentre os modelos sugeridos, encontra-se o pneu aro 13, que é ideal para os motoristas que dirigem bastante dentro da cidade e pegam a estrada eventualmente para viajar ou fazer passeios curtos. Para os modelos de carro de porte médio, são recomendados os pneus de passeio que possuem maior índice de carga e garantem segurança em alta velocidade.

Pneu de alta performance

Desenhados principalmente para carros esporte e que rodam bastante em estradas, os pneus de alta performance são pensados para ter mais aderência na pista. Para garantir essa estabilidade, eles possuem bandas com desenhos assimétricos e é isso que evita que o pneu derrape mesmo quando está molhado.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo