LançamentosNotícias

Novo Uno 2015 parte de R$ 30.990

Fotos: Divulgação

Uma nova fase. Sim, o charmoso sucessor do lendário Uno chega à linha 2015 com muita evolução, sofisticação e trazendo tecnologias de ponta acessíveis para o bolso do consumidor brasileiro.

O Novo Uno traz um design externo ainda mais moderno, um interior totalmente novo, com mais conforto e requinte a bordo, além de novas tecnologias, algumas inéditas em seu segmento e até no mercado nacional.

A gama 2015 também foi renovada. Agora são sete versões do Fiat Uno, equipadas com os consagrados motores Fire Evo Flex 1.0 e 1.4, confiáveis e com baixo consumo de combustível. São elas: as novas Attractive 1.0 e Evolution 1.4 Start&Stop, mais as versões Way 1.0 e 1.4 e a Sporting 1.4. Todas com quatro portas. A elas somam-se também as versões Vivace 1.0 de duas e de quatro portas, que mantêm a carroceria anterior, mas já como linha 2015.

O Start&Stop (S&S) vem de série na nova versão Evolution do Novo Uno 2015. Ele tem funcionamento intuitivo e muito simples, com controle totalmente eletrônico e inteligente. Em trânsito pesado basta parar o carro em ponto morto que o motor desliga automaticamente. Para sair, é só pisar na embreagem para o propulsor religar imediatamente, e o Novo Uno Evolution está pronto para arrancar.

No painel do carro, após o desligamento do motor em uma parada, um símbolo mostra quando o sistema está ativo e funcionando. Em caso de paradas mais longas, que excedam 165 segundos, o motor entra em funcionamento sem a intervenção do motorista, garantindo a proteção da carga da bateria. O sistema S&S também pode religar automaticamente o motor caso o vácuo do servo-freio baixe ou ainda se o carro atingir velocidade superior a 3 km/h (por exemplo, em uma situação de aclive e declive).

Por trás desta simplicidade de operação existe muito trabalho de engenharia da Fiat, que também acrescentou novas tecnologias para chegar a este excelente resultado. Todo o sistema de partida do carro foi reformulado, desde o motor de arranque — desenvolvido especialmente para funcionar com mais frequência —, até o gerenciamento eletrônico do novo equipamento.

A bateria de 60 Ah, que traz Mix Acid Element (misturador do eletrólito), além de células de energia com tecnologia Heavy Duty, garante partidas e recargas mais rápidas. Existe também o Sensor Inteligente de Bateria (IBS), que monitora não só a carga elétrica do acumulador como todo o consumo de eletricidade do carro enquanto o motor está desligado pelo S&S. Este sensor IBS trabalha diretamente ligado ao sistema de gerenciamento eletrônico do carro, garantindo que o S&S só atue quando a bateria estiver acima dos 75% de carga.

Ainda para garantir recargas mais rápidas da bateria, o alternador é especial, de 120 Ah. E mais, um estabilizador de tensão mantém constante a corrente elétrica para todo o veículo, mesmo durante as repartidas.

Com o ar condicionado funcionando, o sistema religa o motor automaticamente após 60 segundos para manter a climatização interna. Durante a parada, o ventilador interno do ar condicionado permanece em funcionamento, porém o compressor se desliga, uma vez que ele depende do funcionamento do motor. Caso o motorista queira manter o ar da cabine mais frio, o sistema Start&Stop pode ser desligado a qualquer momento através de um botão no painel frontal.

Para o funcionamento do S&S, o gerenciamento eletrônico checa diversos parâmetros, como porta e capô fechados, cinto do motorista afivelado, se o motor já terminou seu ciclo de aquecimento e a velocidade superou 7 Km/h por mais de 2 segundos, câmbio em ponto morto, além do pedal de freio acionado e o carro parado. Só depois desta checagem eletrônica é que o Start&Stop começa a atuar. Tudo isso, porém, é feito em milésimos de segundo.

Todo este gerenciamento é muito eficiente uma vez que a linha 2015 do Novo Uno traz a arquitetura eletrônica aperfeiçoada e o novo sistema CANbus, que passou de 11 bits para 29 bits. Isto torna toda a parte eletro/eletrônica do modelo mais rápida, suportando os novos recursos, inclusive os de conforto e segurança.

Em mais uma demonstração de tecnologia e de pioneirismo no mercado brasileiro, a Fiat lança um novo conceito do câmbio Dualogic® Plus no Novo Uno, com botões no console, uma das grandes novidades da linha 2015 do modelo. Esta transmissão automatizada e inteligente garante o conforto de um câmbio automático com todas as vantagens e a economia de combustível de um sistema manual.

Lançado em 2008 no Fiat Stilo, passou a se chamar Dualogic® Plus quando ganhou novas funções em 2012 com o Fiat Bravo. Agora chega com um grande diferencial no Novo Uno 2015, trazendo o inédito e sofisticado comando por botões no console central e a troca de marchas manual feita por borboletas localizadas atrás do volante.

O novo câmbio Dualogic® Plus pode equipar as versões Way 1.4 e Sporting 1.4 do Novo Uno. Agora ele é totalmente controlado por botões instalados no novo console central do modelo, dispensando o uso da alavanca. Trata-se da mesma sofisticação existente no Fiat 500 Abarth e em outros esportivos europeus.

No console central, os cinco botões permitem fácil acionamento do novo câmbio: A/M (Automático/Manual), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e a tecla S (Sport), que aciona o modo de condução esportiva. Atrás do novo volante, duas borboletas (padle shifts) permitem trocas de marchas manualmente das cinco velocidades mesmo quando o câmbio está na posição automática. De novo um recurso só encontrado em carros de categoria superior.

Este novo câmbio ainda permite maior conforto no dia-a-dia. Toda vez que o motorista dá a partida no veículo, independente da operação realizada anteriormente, ele já reposiciona automaticamente a marcha em neutro “N”. Além disso, para iniciar o movimento do carro e engatar a 1ª marcha, o condutor conta com duas opções: pressionar o botão Drive “D” no console ou acionar a borboleta localizada atrás do volante.

E tem mais, o sistema do Dualogic® Plus foi reprogramado para o Novo Uno, oferecendo trocas de marchas mais suaves e rápidas. Ele também mantém as funções Creeping e Auto-Up Shift Abort, que garantem maior conforto ao dirigir, além de maior segurança nas manobras.

Com a função Creeping, as saídas e as manobras ficam muito mais confortáveis e seguras, inclusive em rampas leves (até 8% de inclinação). Basta tirar o pé do freio que o Novo Uno se movimenta lentamente, como se fosse um câmbio automático convencional.

Outra grande vantagem do Dualogic® Plus é o Auto-up Shift Abort, um sistema inteligente que identifica uma rápida retomada de velocidade e aborta a troca para uma marcha superior, mantendo acelerações mais vigorosas, inclusive em ultrapassagens, com o motor em rotação mais elevada. Já em situações normais, o sistema prioriza a troca por marchas superiores para assegurar economia de combustível como motor em rotação mais baixa.

O interior do Novo Uno é completamente novo, desde o desenho e funcionalidade do painel e quadro de instrumentos até bancos, painéis de portas, comandos e porta-objetos. Ele surpreende pelos seus novos conteúdos, pela qualidade do material, pelo conforto, sofisticação e elegância. Não foi apenas uma evolução, mas uma revolução.

Com muito cuidado e requinte, todo o interior do Novo Uno 2015 foi revisto até nos pequenos detalhes, como a nova textura exclusiva do painel frontal e dos painéis das portas que trazem a marca registrada do modelo — utiliza as letras da palavra UNO, aleatoriamente, como elemento decorativo.

O novo painel conta com mais elementos e ainda traz uma faixa horizontal que personaliza cada versão. As novas saídas de ar centrais agora estão dispostas verticalmente ao lado do rádio, já as saídas de ar laterais, lembram turbinas, e fazem contraste com as superfícies suaves que predominam no painel.

Também o quadro de instrumentos é totalmente novo, agregando ainda mais tecnologia. Seguindo a evolução do modelo, um maior e novo display de LCD de 3,5” em alta resolução facilita a interface do motorista com o carro, dando maior clareza e conforto na leitura.  Ele oferece várias indicações no display.

Dependendo da versão, vai desde as mais básicas, como nível de combustível e temperatura do motor, até informações para troca de marcha, mensagens da tecnologia Start&Stop, câmbio Dualogic®, Trip A/B, rádio e conexão Bluetooth. Isso tudo dá mais prazer de estar a bordo do Novo Uno 2015.

Entradas AUX, USB e tomada 12V foram reposicionadas no novíssimo console central, tudo muito mais acessível e prático. No centro do novo painel, o equipamento de som foi valorizado com espaço maior, agora de 2DIN.

O novo volante multifuncional foi criado especialmente para a linha 2015 em três acabamentos distintos, todos com textura e empunhadura mais agradável. Ele pode trazer os comandos do rádio, as funções do computador de bordo e as duas borboletas do câmbio Dualogic®.  Também pode ser regulável em altura.

Outra novidade do Novo Uno 2015 está nos comandos dos vidros elétricos (inclusive os traseiros) mais à mão, localizados agora nos painéis de portas. Os comandos dos retrovisores externos elétricos também ficam na porta do motorista, facilitando o manuseio.

Novos bancos com recortes arrojados e cuidadosamente delineados por costuras compõem cada superfície, aumentando o conforto e abrigando melhor os ocupantes. Eles também trazem novos tecidos exclusivos para cada versão do carro. O banco dianteiro do motorista ainda pode ser equipado com regulagem de altura e apoia braço.

O Novo Uno pode trazer agora banco traseiro bipartido (60/40), com três encostos de cabeça e acompanhado por cinto de segurança de três pontos também para o passageiro central. Ele possibilita 16 configurações distintas para diferentes necessidades.

E tem mais: o banco traseiro recebeu o novo mecanismo de rebatimento flip&fold, permitindo que encosto e assento sejam dobrados para que se encaixem junto aos bancos dianteiros, aumentando a capacidade para bagagens no porta-malas (690 litros).

Este conjunto dos novos bancos, painel, volante e comandos, somados ao novo desenho do pomo da alavanca de câmbio para melhor empunhadura e engates de marchas mais agradáveis, resultam em ótima ergonomia, com boa acessibilidade, usabilidade e visibilidade, e mais prazer de estar a bordo do Novo Uno.

Mas os pequenos detalhes também fazem a diferença na linha 2015. Os limpadores do vidro dianteiro trazem a tecnologia Flat Blade – eles são mais eficientes e silenciosos, e ainda esteticamente mais bonitos. Também oferece até 18 porta-objetos em diferentes locais para guardar com praticidade todo tipo de objeto, de garrafas a chaves, de documentos ao celular.  Até mesmo a tampa traseira interna do porta-malas permite guardar jornais e revistas.  Para completar, em algumas versões, ainda há console de teto e porta-óculos.

O Novo Uno apresenta uma gama ainda mais completa para 2015. Agora são sete versões. Vamos começar com as duas novas que acabaram de entrar, a Attractive 1.0 e a Evolution 1.4 com o exclusivo Start&Stop, depois vamos para as versões Way (1.0 e 1.4), e chegando na versão top do modelo, a Sporting 1.4. Todas com quatro portas e motorização flexível. A estas cinco somam-se as duas versões Uno Vivace 1.0 Flex (de duas e quatro portas), que mantêm a carroceria atual, mas também já são linha 2015.

Entre os equipamentos, de série ou opcionais, vários são inéditos e exclusivos na categoria. Caso dos três diferentes volantes (que incluem vários e importantes comandos), passando pelas tecnologias Start&Stop, câmbio Dualogic®, sensor de estacionamento, até o banco traseiro, que recebeu requintes exclusivos: quando o encosto é bipartido, vem com três encostos de cabeça e cinto de segurança de três pontos para o passageiro do meio. Além disso, as versões ainda podem ser equipadas com dois kits de personalização. Veja como ficou a nova linha 2015 do Novo Uno e seus equipamentos.

Novo Uno Attractive 1.0 – Mesmo a versão mais acessível vem já com muitos equipamentos de série. Entre eles, direção hidráulica, airbag duplo, ABS, Lane Change, limpador e desembaçador do vidro traseiro, novo volante com detalhes na cor Grafite, econômetro, ESS (sinalização de frenagem de emergência), Welcome Moving, brake light, para-choques na cor do veículo, entre outros.

Esta versão chega com uma vasta lista de equipamentos opcionais. Conheça alguns: ar condicionado, sensor de estacionamento com visualizador gráfico, retrovisores externos elétricos com função Tilt Down, vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento, rádio Connect MP3/WMA integrado ao painel com RDS, entrada USB/AUX, viva voz Bluetooth e função Audio Streaming, travas elétricas, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve 14”, e muito mais.

Novo Uno Way 1.0 – Traz todos os equipamentos de série do Attractive, mais os itens específicos da versão: barras longitudinais no teto, faróis máscara negra, grade dianteira na cor preto brilhante com anéis na cor prata, retrovisores com luzes indicadoras de direção integradas na cor do veículo, moldura nas caixas de roda na cor cinza, faixa horizontal no painel com tecnologia Soft Coating tema Linio, conta-giros, frisos laterais das portas com inscrição Way. Os opcionais são os mesmos da versão Attractive.

Novo Uno Way 1.4 – Chega equipado com todos os itens da versão Way 1.0 mais apoia-pé para o motorista, comandos internos para abertura da tampa de combustível e porta-malas, computador de bordo A/B, console para porta-objetos no teto, porta-óculos, preparação para som, quadro de instrumentos com display de alta resolução, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas nas portas, volante com regulagem de altura. Esta versão ganha a mais como opcional o câmbio Dualogic® Plus e borboletas no volante para seleção das marchas.

Novo Uno Evolution 1.4 – Esta versão vem de série com o inédito sistema Start&Stop, além de todos os itens da Attractive 1.0, mais apoia-pé para o motorista, comandos internos para abertura da tampa de combustível e porta-malas, computador de bordo A/B, console para porta-objetos no teto, porta-óculos, quadro de instrumentos com display de alta resolução, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas nas portas, volante com regulagem de altura e rádio USB/MP3. Chega equipado ainda com grade dianteira na cor preto brilhante, maçanetas e retrovisores pintados na cor da carroceria, este último traz seta incorporada.

Novo Uno Sporting 1.4 – A versão top da gama traz todos os itens de série da versão Evolution (com exceção do Start&Stop e rádio USB/MP3), mais rodas em liga leve exclusivas de 15” com pneus 185/60, faróis de neblina, ambiente interno na cor preta e também  para-choques com desenho exclusivo, sendo que o traseiro traz dupla saída de escape central cromada. Em opcionais, como a versão Way 1.4, ela também traz o câmbio Dualogic® Plus e borboletas no volante para seleção das marchas.

Além disso, todas as versões podem ainda ser equipadas com dois kits de personalização:

Kit Black&White – para o interno do carro: tecido exclusivo, ambiente interno na cor preta, maçanetas internas na cor preto brilhante, detalhes internos na cor branca (volante, quadro de instrumentos), faixa horizontal no painel com tecnologia Soft Coating tema Urban e sobre-tapetes exclusivos em carpete.

Kit Dark&Grey – para o externo do carro: adesivo personalizado no capô e tampa traseira, retrovisores na cor cinza fosco, spoiler na tampa traseira na cor cinza fosco, retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, faróis com máscara negra, revestimento externo nas colunas das portas, maçanetas na cor do veículo, grade dianteira na cor cinza fosco com anéis na cor preto brilhante.

Com um upgrade tão extenso, basta entrar e dirigir por alguns quilômetros o Novo Uno 2015 para perceber os resultados práticos e de qualidade. Conforto, requinte e praticidade são facilmente percebidos nos primeiro minutos dentro do carro totalmente renovado.

Confira abaixo os preços:

Uno Vivace 1.0 2p 2015 – R$ 26.370,00

Uno Vivace 1.0 4p 2015 – R$ 28.500,00

Novo Uno Attractive 1.0 2015 – R$ 30.990,00

Novo Uno Way 1.0 2015 – R$ 31.490,00

Novo Uno Way 1.4 2015 – R$ 34.990,00

Novo Uno Evolution 1.4 2015 – R$ 34.990,00

Novo Uno Sporting 1.4 2015 – R$ 36.650,00

Fonte: FiatPress

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo