

Um ícone da Toyota, conhecido mundialmente como um marco da tecnologia híbrida, o Prius 2016 chega a sua quarta geração. Vendo as imagens, é possível perceber que o Prius está mais futurista, mais espaçoso, além de mais econômico e até mesmo dinâmico.
O modelo foi criado em cima de numa plataforma inteiramente nova, mais rígida e leve, a quarta geração Prius caracteriza-se por um estilo mais futurista, visivelmente inspirado no Mirai, o modelo movido a hidrogénio.
A plataforma modular permitiu a colocação do motor em posição inferior e, consequentemente, baixar o centro de gravidade – o que incrementa conforto e estabilidade. O novo Prius é 60 mm mais comprido, 15 mm mais largo e 20 mm mais baixo, o que se traduz num interior mais espaçoso e um porta-malas de maior capacidade.
Por dentro, a filosofia Prius mantém-se com o painel de instrumentos em posição central, destacando-se a nova tela central de grandes dimensões e um volante de três raios. Entre os equipamentos de segurança, destaque para o aviso de saída de faixa, sistema pré-colisão, cruise control dinâmico por radar e leitor de sinais de trânsito.
Sobre a mecânica, a Toyota adiantou apenas que será 10% econômico. Contudo, é quase certo que o sistema híbrido continue a ser o mesmo: a conjugação de um motor 1.8 a gasolina com um bloco elétrico. A potência deverá subir dos 136 para os 150cv e uma média de consumo abaixo do modelo anterior, além de emissões de CO2 de 80 g/km, para a versão híbrida convencional. A versão plug-in terá o mesmo sistema mas com baterias mais potentes, que lhe permitirão fazer até 50 em modo elétrico.