CarrosNotícias
Tendência

Novo Renault Austral inaugura terceira geração do sistema 4Control Advanced

Apresentado e comercializado em 2007, o sistema de tração nas 4 rodas da Renault evoluiu, voltando com toda força em uma terceira geração ainda melhor

O Novo Austral está inaugurando a terceira geração do sistema “4CONTROL Advanced” de tração nas quatro rodas. Sem concorrentes neste segmento de mercado, esta tecnologia oferece um conforto inédito, agilidade excepcional e performances dinâmicas incomparáveis.

“A Renault está introduzindo a tecnologia de tração nas 4 rodas na nova plataforma CMF-CD. Graças ao controle eletrônico da tração das rodas traseiras, agora é possível modificar a suspensão traseira para oferecer as melhores performances em qualquer circunstância, seja para dirigir na cidade, ter mais agilidade em estradas vicinais e trechos de serra ou ainda estabilidade e segurança em via expressa”, explica Filippo Mantovani, Head de Dinâmica Veicular na Renault.

Além do chassi com tração nas 4 rodas, o Novo Austral conta com uma suspensão traseira multilink, que proporciona maior aderência à pista, melhor conforto e uma estabilidade sem igual, em qualquer circunstância. Nas estradas em mau estado, os movimentos das rodas traseiras contam com melhor tração e absorção das trepidações do calçamento. As vantagens são imediatamente percebidas, como melhor aderência à pista, além de otimização do conforto e da acústica.

Ao conduzir em alta velocidade ou ao fazer curvas acima de 50 km/h, as rodas traseiras giram até 1 grau na mesma direção que as rodas dianteiras. Este ganho é possível graças à presença de um atuador de direção localizado no eixo traseiro, que controla as informações provenientes da direção assistida, do motor e do controle eletrônico de estabilidade (ESP).

Bastante ágil e fácil de manobrar nos centros urbanos, o Austral oferece atributos de dirigibilidade excepcionais para um veículo do segmento C-SUV. Seu diâmetro de giro é de 10,1 m entre passeios, ou seja, ainda menor que alguns modelos compactos. O atuador de direção localizado no eixo traseiro faz com que as rodas traseiras do Austral girem até 5 graus em oposição às rodas dianteiras (3,5° na geração anterior do sistema de tração nas 4 rodas), o que constitui um verdadeiro avanço em termos técnicos.

Graças à tecnologia MULTI-SENSE de última geração embarcada no Austral, agora o condutor pode potencializar sua experiência dinâmica ao volante. Conforme o modo de condução pré-selecionado – Eco, Comfort ou Sport –, é possível personalizar cada um dos 3 modos entre 13 níveis diferentes. Estas regulagens permitem atuar no comportamento do chassi e aprimorar as sensações de condução, como esforço para esterçar, reatividade do chassi e do motor, controle da tração e controle eletrônico de estabilidade. Esta funcionalidade pode ser acessada por meio da tela OpenR e por um novo botão dedicado, localizado no volante de direção.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo