CarrosNotícias

Novo Onix Hatch chega por iniciais R$ 48.490

Modelo está maior e mais refinado, outro destaque está na motorização de configuração inédita

Depois do Novo Onix Plus, é a vez da Chevrolet lançar a versão hatch do carro de maior sucesso do Brasil. Além do design mais esportivo, o Novo Onix se diferencia pelo acerto dinâmico exclusivo, que amplifica a sensação de prazer ao dirigir tão valorizada pelos consumidores deste segmento. Isso foi possível pois o hatch utiliza-se de uma moderna arquitetura global modular, em dimensões que potencializam a dirigibilidade. A direção elétrica está mais responsiva, enquanto os amortecedores ganharam carga adicional, tudo sem comprometer o conforto.

Já em relação ao modelo de geração anterior, o Novo Onix está maior, mais refinado e tecnológico – sem cobrar mais por isso. Traz, por exemplo, soluções inéditas de segurança para a categoria, como os airbags frontais, laterais e de cortina, o controle eletrônico de estabilidade, o assistente de partida em rampa e o limitador de velocidade de série em todas as versões, que, somado a sua estrutura reforçada, garantiu nota máxima no teste de colisão. O Novo Onix inova também com a oferta de Wi-Fi nativo, sensor de ponto cego e assistente de estacionamento semiautônomo.

Completam esta lista o multimídia MyLink de nova geração, o carregador sem fio para smartphones, o ar-condicionado digital, o acendimento automático dos faróis, chave eletrônica e as lanternas de LED com efeito de assinatura luminosa. Um novo aplicativo para smartphone permite ao motorista desde consultar informações do computador de bordo até iniciar a climatização da cabine à distância. Esta função também está disponível para smart watch.

Outra importante novidade é a nova família de motores 1.0 Flex Ecotec de alta performance e elevada eficiência energética tanto nas opções turbo como na aspirada, que colocam as versões hatch e sedã do Novo Onix hatch como os carros a combustão mais econômicos do país, de acordo com o ranking do Inmetro. O consumo médio na estrada com gasolina chega a 17,7 km/l. Já no caso do Novo Onix turbo, a aceleração de 0 a 100 km/h também é surpreendente para a categoria. São 10,1s segundos, tanto na configuração com transmissão manual quanto na automática. Isto denota o equilibrado acerto do conjunto, que também se destaca pelo funcionamento silencioso e suave.

O Novo Onix Hatch chega nas opções de acabamento Onix, LT, LTZ e a inédita Premier, sinônimo de máxima sofisticação na gama Chevrolet. Seu caráter aspiracional agrega valor à marca para atrair um perfil de consumidor complementar. Para o consumidor que busca um visual mais personalizado, a Chevrolet está disponibilizando três pacotes de acessórios originais: Adventure, Sport e Elegance. O Kit Adventure caracteriza-se pelas rodas diferenciadas, rack de teto e protetores de para-choques, enquanto o Kit Sport é marcado principalmente pelos spoliers frontais traseiros e laterais, além das rodas escurecidas. Já o Elegance traz peças cromadas que deixam o carro com uma aparência ainda mais sofisticada.

Todos os acessórios foram desenvolvidos juntos com o veículo para que fossem realmente uma extensão do produto. Neste conceito, os itens podem ser adquiridos individualmente ou em pacotes que complementam a estratégia de versões. A concepção do Novo Onix envolveu um time global multidisciplinar de especialistas que agregou inteligência ao projeto e contou com as mais avançadas ferramentas de desenvolvimento da General Motors no Brasil e no mundo. Pesquisas e clínicas com clientes tiveram papel fundamental para aperfeiçoar o projeto. O resultado foi um veículo inovador em sua plenitude – do conceito ao processo fabril. Isso permitiu que a Chevrolet criasse um veículo que antecipasse tendências, fosse superior nos aspectos mais relevantes para o consumidor e ainda continuasse mais acessível que concorrentes.

O Novo Onix traz design completamente inédito e alinhado com a nova linguagem estética dos veículos globais da Chevrolet. É caracterizado por proporções marcantes e linhas atléticas que criam um visual contemporâneo, refinado e ao mesmo tempo dinâmico para a carroceria. Tanto o hatch quanto o sedã carregam consigo o DNA que permeou o design do Novo Onix, marcado pelo caráter esportivo e dinâmico ao mesmo tempo. Mas da coluna central para trás, cada um ganha personalidade própria e dimensões distintas.

É perceptível que as medidas do Novo Onix estão maiores, principalmente na largura, distância entre-eixos e comprimento. No caso do hatch, esse incremento foi de 41 mm, 23 mm e 230 mm, respectivamente. Com isso, o carro ultrapassa os quatro metros de comprimento (4.163 mm). Na frente, aliás, destaca-se a nova grade ao estilo Dual-Port da Chevrolet, com a parte de baixo maior para otimizar a refrigeração do motor. A parte de cima, mais estreita, acompanha o contorno do conjunto óptico com a gravata dourada ao centro.

Na versão Premier os faróis contam com projetores para ressaltar o caráter premium do novo modelo topo de linha. Já as luzes de condução diurnas em “L” contornam a base do para-choque. O LED cria um belo efeito e ajuda a proporcionar uma aparência mais tecnológica e marcante. O para-choque traz elementos aerodinâmicos na parte inferior, enquanto o capô é marcado por vincos que seguem pelo teto. Já o ângulo de inclinação do capô do Novo Onix garante maior proteção a pedestres em caso de impacto e contribui para reduz a resistência e o ruído do vento em altas velocidades. Na lateral, as linhas que integram todo o veículo destacam o aspecto de horizontalidade, enquanto as esculturas da carroceria realçam o dinamismo do carro até mesmo quando está parado.

O friso cromado destaca a linha de cintura elevada e ao mesmo tempo agrega sofisticação à versão Premier, que traz rodas de 16 polegadas com desenho exclusivo. Em relação a parte traseira, o Novo Onix se destaca pela tampa traseira devidamente esculpida e com aerofólio na parte superior. O para-choque caracteriza-se pelo desenho integrado com refletores verticalizados nas laterais. Outro elemento marcante é a moldura escura na parte inferior, onde fica a placa do veículo. Ela agrega harmonização ao conjunto.

O novo Onix chega oferecendo mais conforto para todos os ocupantes. Nota-se um cuidado na execução de cada elemento. Desde as texturas do painel de instrumentos, passando pela bela cobertura tipo 3D dos alto-falantes até a moldura estilizada do console central. O volante tem desenho inédito, melhor empunhadura, regulagem de altura e de profundidade e tecla para limitar eletrônicamente a velocidade – útil para evitar multas. Logo atrás do volante está o quadro de instrumentos com velocímetro e conta-giros de fácil leitura. Ressaltam as molduras cromadas e os ponteiros iluminados por LED. Ao centro fica o computador de bordo com tela de TFT.

Outro destaque é o sistema multimídia MyLink de nova geração. Do tipo flutuante, ele otimiza a visualização da tela e permite fácil acesso aos sistemas, entre eles o do ar-condicionado digital com função de recirculação automática no Premier. Os bancos dianteiros com encosto inteiriço reforçam o ar tecnológico da cabine e estão disponíveis para todas versões. No modelo topo de linha o cliente pode escolher entre duas composições de acabamentos premium para o interior: preto com cinza ou preto com caramelo.

Os passageiros traseiros ganham igualmente atenção especial. As dimensões foram ampliadas, e o banco, redesenhado para melhor acomodação da cabeça, quadril e ombros. Foi possível até instalar duas tomadas USB no dorso do console central e ampliar os porta-objetos. Cada vez mais aparelhos eletrônicos são capazes de se conectarem entre si e com seus usuários para compartilhar informações, facilitando o dia a dia das pessoas. O Novo Onix foi totalmente projetado dentro do conceito de carro inteligente.

O Novo Onix é capaz de identificar seu motorista pela presença da chave eletrônica e permitir o destravamento da porta e o acionamento da ignição por botão. Antes mesmo de embarcar, é possível iniciar a climatização da cabine pelo aplicativo. Já a bordo, o Wi-Fi do carro se conecta automaticamente ao smartphone do usuário, que pode indicar o melhor caminho. E se uma atualização estiver disponível para determinados módulos eletrônicos do carro, nem é preciso ir à concessionária, pois a operação pode ser feita remotamente via internet.

Já o sensor crepuscular entende que a luminosidade está baixa e liga os faróis. Em caso de acidente mais grave, o carro pode avisar uma central 24h com sua posição para envio de resgate. Precisa de ajuda para estacionar? Basta apertar um botão para iniciar o auxílio, que usará os sensores ultrassônicos para calcular a manobra; a câmera de ré projeta o panorama traseiro, e o volante esterça sozinho. O carregador de celular por indução (sem fio) é outra tecnologia ofertada para o Novo Onix. Até então, este conjunto era exclusividade de veículos de preço muito superior.

O Onix sempre foi pioneiro em relação a conectividade em seu segmento. Foi o primeiro a ter multimídia (MyLink), popularizou os sistemas de projeção Android Auto e Apple Carplay, e até hoje é o único a oferecer sistema de telemática avançada (OnStar), que permite, entre outras tarefas, comandar funções do veículo pelo app. A partir de então, o Onix passa a ser o primeiro em sua categoria a oferecer Wi-Fi embarcado a bordo. Com isso, o usuário não precisa usar o plano de dados do seu celular para acessar a internet.

No caso Onix, o sistema de internet de alta velocidade é nativo. Ou seja, faz parte da arquitetura eletrônica do veículo, permitindo atualizações remotas como já acontece com smartphones. Outra vantagem é que a antena amplificada do veículo proporciona intensidade de sinal até 12 vezes superior em deslocamentos, além do máximo nível de segurança cibernética proporcionado por um sistema genuinamente integrado ao veículo. O Wi-Fi da Chevrolet é uma parceria exclusiva com a Claro. Além dos 3 GB ou três meses de cortesia para experimentação, o cliente poderá adquirir planos de dados adicionais de 2 GB até 20 GB/mês.

Outra novidade que estreia com o Novo Onix é o myChevrolet App. Ele permite maior interação entre o usuário e o veículo. Pelo aplicativo é possível consultar informações do computador de bordo, entre elas o nível de combustível, a vida útil do óleo, o hodômetro e a pressão individualizada dos pneus. Dá para consultar até se há informações de recall. Pelo myChevrolet App o usuário tem acesso a diversas funcionalidades, como a que proporciona relatórios por viagem, por dia, semana ou mês quanto a forma de condução para quem deseja se aprimorar ao volante e dirigir de forma mais eficiente. Funções do veículo também podem ser comandados por smart watch. Esta tecnologia está disponível para o Novo Onix equipado com o sistema OnStar. Alertas e diagnósticos do veículo, notificações de manutenção para a concessionaria e relatórios de condução inteligente são gratuitos durante os 10 primeiros anos de uso do veículo, caso o cliente assim queira.

Preços e equipamentos do novo Onix 2020

Novo Onix 1.0 MT6 – R$ 48.490: Ar-condicionado, seis airbags, rodas de aço de 15″, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, direção elétrica progressiva, Isofix, travas elétricas, vidros elétricos com função one-touch, rádio com Bluetooth, volante multifuncional, computador de bordo, chave canivete, portas USB dianteira e traseira, desembaçador traseiro, banco traseiro bipartido, lanterna de neblina;
Novo Onix LT 1.0 MT6 – R$ 51.590: Adiciona central multimídia MyLink 3 com tela de 7″;
Novo Onix LT I 1.0 MT6 – R$ 53.790: Adiciona abertura da porta e partida do motor sem chave, acendimento automático dos faróis, câmera de ré e carregador wireless para smartphone;
Novo Onix LT II 1.0 MT6 – R$ 54.625: Ganh/a OnStar e internet 4G WiFi;
Novo Onix LT III 1.0 MT6 – R$ 55.590: Recebe faróis de neblina e rodas de liga leve de 15″;
Novo Onix 1.0 Turbo AT6 – R$ 55.590: Os mesmos da versão 1.0 MT6, adicionando o câmbio automático de 6 marchas;
Novo Onix LT 1.0 Turbo MT6 – R$ 57.590: Recebe faróis de neblina, roda de liga leve de 15″, OnStar e internet 4G WiFi;
Novo Onix LT 1.0 Turbo AT6 – R$ 62.890: Troca o câmbio pelo automático de 6 marchas e adiciona controle de velocidade de cruzeiro e volante com revestimento premium;
Novo Onix LTZ 1.0 Turbo MT6 – R$ 60.990: Ganha abertura da porta e partida do motor sem chave, acendimento automático dos faróis, câmera de ré e carregador wireless para smartphone;
Novo Onix LTZ 1.0 Turbo AT6 – R$ 66.290: Adiciona controle de cruzeiro, volante com revestimento premium e a transmissão automática de 6 marchas;
Novo Onix Premier I 1.0 Turbo AT6 – R$ 69.990: Recebe rodas de liga leve de 16″, faróis com projetor, luz de posição e lanternas em LED, e bancos de tecido e revestimento premium;
Novo Onix Premier II 1.0 Turbo AT6 – R$ 72.990: Adiciona alerta de ponto cego, ar-condicionado digital e assistente de estacionamento automático;

Fonte: General Motors

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo