A Mitsubishi revelou hoje o desenvolvimento de duas novas tecnologias que prezam pela eficiência ambiental e mais economia de combustível proposto pela marca japonesa. A primeira novidade apresentada é o motor a gasolina, designado por 4J10, trata-se de um 1.8 litros de quatro cilindros em linha e 16 válvulas com 139 cv de potência a 6000 rpm e 172 Nm de torque máximo a 4200 rpm. O novo bloco apresenta o uso de uma nova geração do sistema de variação de abertura de válvulas MIVEC.
A marca informa que houve uma melhoria na economia de combustível sem nenhuma perda no desempenho (em termos de potência e torque). O 4J10 incorpora a nova versão do mecanismo de idle-stop (start-stop), rebatizado “Auto Stop & Go”, que foi desenvolvido para uso em modelos equipados com caixa de variação contínua (CVT). Com essa nova tecnologia é possível reduzir o consumo de combustível ao desligar automaticamente o motor quando o carro está parado nos semáforos. Esta tecnologia fará sua estreia este mês no Japão nos modelos RVR (o ASX no mercado local), Galant Fortis, Galant Fortis Sportback. Em um futuro próximo será a vez do ASX, Outlander Sport, Lancer e o sedan Lancer Sportback. Estes modelos mostram uma melhoria de 12% na eficiência de combustível.