CarrosNotícias

Novo DS 3 desembarca no Brasil por R$ 79.900

Fotos: Divulgação

O DS 3 chega à linha 2015 com poucas novidades. Por fora, uma nova assinatura luminosa dianteira ­− única e de alta tecnologia, aliada a um grupo ótico traseiro em LEDs com efeito 3D e novas rodas diamantadas. Por dentro, um novo painel acrescido de sistema de navegação, câmera de ré, Sistema de Frenagem Automática em Risco de Colisão e conjunto de som de alta fidelidade. Por baixo do capô, um motor que é referência mundial em tecnologia, desempenho e prazer ao dirigir. E, a gosto de cada comprador, a possibilidade de personalizar detalhes de estilo e acabamento, que tornam cada DS 3 único, pessoal, sem similar.

O DS 3 rompe os códigos estabelecidos. Seu estilo, dinamismo e possibilidades de personalização o tornaram um verdadeiro ícone, com mais de 300 mil unidades vendidas desde seu lançamento em todo o mundo.

Os novos faróis associam, com exclusividade mundial neste segmento, as tecnologias bi-xênon e FULL LED. Esses faróis conferem ao DS 3 um visual ainda mais agressivo, oferecendo também uma condução mais relaxante, graças a uma qualidade de iluminação excepcional, tanto para a luz baixa quanto para a luz alta. Com o uso cumulativo de 3 módulos de LED e um módulo de xenônio, o fluxo luminoso é potente, largo e homogêneo, para mais visibilidade e conforto ao dirigir à noite. Um novo visual que permite também reduzir o consumo de energia em 35% para a luz baixa e em até 75% para a luz alta. Adicionalmente, a vida útil de mais de 20.000 horas faz os LEDs apresentarem uma durabilidade 20 vezes superior às lâmpadas halógenas.

Inspirado nos concept cars número 9 e Wild Rubis, este novo visual retoma o princípio de módulos independentes. O design evoca diamantes em um estojo, um visual que é fruto da ousadia e ambição da marca. Outro elemento de destaque são as luzes indicadoras de direção (pisca-pisca) deslizantes, uma prova de que estilo e segurança podem caminhar juntos.

Esta nova assinatura luminosa é complementada pelas DRL (luzes diurnas) com LEDs situadas nas entradas de ar frontais dos para-choques, tornando o DS 3 inconfundível. O DS 3 se destaca também graças às luzes traseiras com LED e efeito 3D. Requinte final: esta luz 3D dispõe de um logotipo DS cromado inserido em uma trama DS preta em relevo.

O teto “flutuante” proporciona a sensação visual de ser desconectado do restante do carro – um efeito conseguido pelas diferenças de cores da carroceria, pelo vidro lateral que contorna o automóvel e pelo vidro traseiro escurecido. A coluna B, em forma de barbatana de tubarão, termina antes de juntar-se ao teto, dinamizando o visual nas laterais.

Na linha 2015, contribuem para o visual exclusivo as novas rodas diamantadas pretas Aphrodite, de 17”, assim como as novas combinações de cores: Gris Aluminium (metalizado) + Bleu Infini, Bleu Encre (azul marinho metalizado) + Blanc Opale, Blanc Nacré (perolizado) + Bleu Infini e Whisper (metalizado) + Blanc Opale.

O DS 3 oferece uma atmosfera a bordo única, onde se fundem a elegância e a tecnologia, e onde se encontram múltiplos sinais de qualidade. A instrumentação sofisticada (painel com três indicadores cônicos), os comandos de condução próximos do motorista, a posição de direção baixa e os assentos envolventes reproduzem o ambiente de “cockpit” de um carro de competição. Materiais cromados ressaltam o dinamismo, dando-lhe luxo e distinção.

Existem várias personalizações disponíveis para o DS 3. Na verdade, cada proprietário pode criá-lo à sua maneira. Acabamento do painel, pomos da alavanca de câmbio, adesivos de teto, rodas e calotas, além de áreas externas personalizáveis, fazem do DS 3 um veículo à imagem e semelhança de seu dono. Um objeto de desejo automotivo muito pessoal, definitivamente singular.

O motor THP 165, fruto da parceria entre PSA Peugeot Citroën e BMW Group, alia as vantagens de um motor de quatro cilindros com o turbo compressor, como altos valores de potência e torque associados à redução de tamanho, baixo peso (comparado aos convencionais motores aspirados de maior cilindrada) e baixo consumo de combustível.

O sistema Overboost (ou sobre pressão), é um recurso do motor que, ao ser ativado, aumenta temporariamente a pressão do turbo, garantindo ainda mais esportividade. No caso do DS 3, está disponível em 3ª, 4ª, 5ª e 6ª marchas, aumentando o valor nominal de torque para 26,5 Kgfm.

O DS 3 utiliza câmbio manual de seis marchas (MCM), caixa de concepção moderna e que privilegia a precisão e rapidez de engates e o silêncio na utilização.

O chassi e o sistema de suspensões foram objeto de um trabalho de ajuste de alta precisão. A suspensão dianteira utiliza rodas independentes, eixo McPherson com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação. Na traseira, o modelo conta com travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação. Todo o conjunto de suspensões e amortecedores foi desenvolvido para “ler” perfeitamente a estrada, graças a um excelente controle dos movimentos da carroceria. As juntas flexíveis bidensidade do eixo traseiro realizam uma excelente filtragem durante as passagens de obstáculos, assegurando um ótimo controle transversal.

A direção, mais direta para oferecer um comportamento mais dinâmico, também se beneficia de um volante de pequeno diâmetro (363 mm) e de um sistema de assistência calibrado para fornecer informações muito precisas: o motorista poderá assim “colocar” as rodas exatamente onde quiser, qualquer que seja a velocidade.

O trabalho realizado pelas equipes de engenharia no desenvolvimento do projeto, dos assentos aos pneus, pode ser percebido pela perfeita estabilidade do modelo nas mudanças de trajetória. Os pneus Michelin Pilot Exalto também proporcionam alta reatividade e precisão de condução, com grande potencial de aderência, excelente comportamento em piso molhado, menor distância de frenagem e excelente comportamento em curvas. As dimensões 205 45/R17 foram escolhidas para aliar um comportamento dinâmico superior a um estilo (design) mais esportivo.

O DS 3 propõe um sistema de frenagem particularmente seguro. O ESP, o ABS, o Repartidor Eletrônico de Frenagem (REF) e a Ajuda à Frenagem de Emergência (AFU) constituem, de série, um leque de equipamentos de ajuda à frenagem completo. Equipamentos que ajudam o motorista nas situações mais delicadas, em caso de perda de aderência, por exemplo. A segurança passiva se encontra também ao melhor nível com, seis airbags de série, cintos com três pontos de ancoragem e ainda fixações Isofix nos lugares laterais traseiros. O DS 3 recebe também diversos equipamentos de ajuda à direção tais como o regulador/limitador de velocidades.

O DS 3 possui 3 anos de garantia contratual e 12 anos de garantia anticorrosão perfurativa. Outro ponto importante é o plano de manutenção com Preços Fixos, programa de Pós-venda para as revisões em intervalos regulares de 10.000 km. Por meio dela, além do preço fixo e da precisão na verificação dos itens indicados no plano de manutenção periódica, os proprietários do DS 3 terão a possibilidade do parcelamento dos custos em três pagamentos mensais.  “Estamos oferecendo um pacote bastante atrativo aos futuros clientes do modelo, público que exige mão de obra treinada e capacitada, ferramental adequado e a utilização de peças de reposição originais”, explica Eduardo Grassiotto, diretor de Pós-venda da marca.

O DS 3 é produzido na fábrica da PSA em Poissy, na França, que possui todos os pontos conforme as exigências da marca em termos de qualidade. Este Centro de Produção é certificado ISO 9001 e sua ferramenta industrial é dotada das tecnologias mais recentes. Além disso, ele se beneficia do conjunto das facilidades do novo sistema de fabricação PSA e do Lean Manufacturing, para uma otimização da qualidade de fabricação e uma redução do tempo de resposta para com o cliente. O preço começa em R$ 79.900 para a versão de entrada. O pacote Confort abrange navegador, tela de 7 pol, retrovisor fotocrômico, apoio de braço dianteiro, sensores de estacionamento traseiros, faróis e limpador automáticos e leva-o a R$ 85.890. Já o o pacote Technologie, com rodas usinadas na face externa, câmera traseira, os faróis com leds e xenônio e áudio superior, ao preço de R$ 89.880. Há ainda a opção livre de bancos de couro por mais R$ 2.900.

Fonte: Citroën do Brasil – Relações Públicas e Imprensa

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo