CarrosNotícias

Novo Citroën C4 Picasso parte de R$ 110.900

C4_0189

A marca Citroën apresenta a nova família C4 Picasso, inovadora em estilo, conforto e interfaces de condução, representando uma nova era no conceito de bem-estar a bordo. O Novo C4 Picasso chega à segunda geração com notáveis evoluções em relação à anterior, entre elas, uma nova plataforma, denominada EMP2 (Efficient Modular Platform 2), que possibilitou economia de peso da ordem de 140 kg, contribuindo para maior agilidade, desempenho e economia de combustível. Prova concreta da Créative Technologie da marca, este verdadeiro Technospace marca uma mudança de época.

Mais compactos por fora e com personalidades distintas, os novos C4 Picasso e Grand C4 Picasso ficam também mais espaçosos por dentro, graças ao aumento da distância entre-eixos. Em ambos, a luminosidade é favorecida pelo conceito Space Vision, que permite alta incidência de luz natural na cabine.

No Novo Citroën C4 Picasso, todos esses atributos podem ser desfrutados por cinco ocupantes. Já o Novo Citroën Grand C4 Picasso oferece até sete assentos, sendo os dois traseiros escamoteáveis. Em ambos, a modularidade permite obter sempre uma configuração adequada para as necessidades de momento.

C4_0170

A nova família conta com 3 anos de garantia sem limite de quilometragem, plano de revisões com preços fixos e uma ampla oferta de aplicativos e acessórios personalizados. O Novo Citroën C4 Picasso tem preço público sugerido a partir de R$ 110.900,00 e o Novo Citroën Grand C4 Picasso, a partir de R$ 120.900,00..

O Novo Citroën C4 Picasso representa uma nova era no conceito de bem-estar a bordo. Com estilo marcante, alta tecnologia, muito conforto e segurança, o Novo Citroën C4 Picasso é um projeto de vanguarda que proporciona viagens de primeira classe para todos os ocupantes e um comportamento dinâmico de referência.

Desde 1999, a Citroën reinterpreta o conceito de monovolume (já são mais de 3 milhões de modelos com sobrenome Picasso vendidos em todo o mundo!). O Novo Citroën C4 Picasso representa uma nova etapa na linha evolutiva da marca, sendo símbolo de um know-how reconhecido, feito de audácia e criatividade. Trata-se de um veículo familiar, com design expressivo e tecnológico. Sua arquitetura resulta em um veículo eficiente, confortável, de alta eficiência energética (baixo consumo) e que proporciona muito conforto para todos os ocupantes. O bem-estar a bordo é evidente: o interior do Novo Citroën C4 Picasso foi projetado como um lounge, iluminado e amplo, graças à grande área envidraçada do conceito “Technospace”.

C4_0287

O design do Novo Citroën C4 Picasso causa grande impacto. Seu estilo é dinâmico e, ao mesmo tempo, enérgico e denso. Sua frente marca a renovação do estilo Citroën, com um capô saliente e nova apresentação dos chevrons, prolongada por um olhar tecnológico moderno e sedutor. Finas luzes diurnas com LEDs prolongam habilmente a grade dianteira e são acompanhadas de faróis afinados e alojados logo abaixo. Os faróis de neblina completam esta assinatura luminosa totalmente original.

Nas laterais, a assinatura em cromo, em forma de C, proporciona personalidade e sublinha o espaço para os passageiros dianteiros e traseiros. Energia e fluidez emanam desta vista lateral com os flancos esculpidos. Na traseira, as luzes em LEDs, inspiradas em concept cars, proporcionam efeito 3D, profundo e futurista ao mesmo tempo. O visual traseiro é dinamizado pela adoção de uma tampa de porta-malas que cobre toda a traseira do veículo, o que traz amplitude e robustez. Aberta, esta tampa permite acesso amplo e fácil ao porta-malas.

O Novo Citroën C4 Picasso e o Novo Citroën Grand C4 Picasso são os primeiros veículos a usar a nova plataforma EMP2 no Brasil. Comparada com a versão anterior, ela pesa 140 kg a menos, contribuindo para menor consumo de combustível, menos emissões de poluentes e melhor desempenho.

C4_0122

Parte desta perda de peso é atribuída aos novos tipos de aço utilizados, mais resistentes, e a novos processos de industrialização, que permitem o uso de chapas mais finas, sem perda de rigidez estrutural. Também é extenso o uso de alumínio. Já o assoalho é feito de materiais compostos.

A evolução segue nas dimensões externas. Em relação à geração anterior, o Novo Citroën C4 Picasso é mais compacto do lado de fora, mas com maior espaço interior. Suas dimensões (4428 mm de comprimento, 1625 mm de altura e 2117 mm de largura) significam uma diminuição de 40 mm na altura e no comprimento. Em compensação, o entre-eixos foi aumentado em 57 mm para chegar a 2.785 mm. Isso beneficiou o espaço interno e permitiu um ganho de 40 litros no porta-malas (537 litros VDA, podendo chegar a 630 litros quando os assentos da fileira 2 estão em posição avançada). As dimensões, associadas à direção assistida eletricamente e a um diâmetro de giro de 10,8 m, fazem do Novo Citroën C4 Picasso um veículo ágil e fácil de dirigir, adaptável a todas as situações.

O Novo Citroën C4 Picasso oferece várias opções de modularidade. Os ocupantes têm, assim, ampla liberdade para escolher a mais adequada para cada situação. Na fileira 1, pode-se deitar o assento do passageiro e aumentar as possibilidades de carregamento (em torno de 250 mm). Na fileira 2, os três assentos individuais têm a mesma largura, podendo todos ser escamoteados. Possuem encosto reclinável e são reguláveis no sentido longitudinal. O espaço para os joelhos (159 mm) está entre os mais espaçosos do segmento.

062093.img

Um ambiente interno realmente acolhedor e confortável aguarda os ocupantes do Novo Citroën C4 Picasso. Sua arquitetura foi pensada para ser um espaço de convívio e para favorecer a interação entre as pessoas, como em um loft. O fato de adotar uma tela tátil permite diminuir a quantidade de botões no painel. Assim, ele fica mais “puro” e objetivo. O resultado é um espaço interno refinado, iluminado, com materiais escolhidos especialmente para contribuir ainda mais com a qualidade de vida a bordo.

O interior do Novo Citroën C4 Picasso foi projetado para proporcionar conforto de primeira classe, inclusive com um assento Relax com extensão para as pernas. O console central baixo (que pode ser desacoplado), o piso liso e as informações de direção visualizáveis por todos os ocupantes no centro do painel dão a cada passageiro uma agradável sensação de amplitude e oferece o mesmo valor e nível de conforto a todos os ocupantes do veículo, mesmo os ocupantes dos bancos traseiros. As superfícies das áreas envidraçadas somam 5,30 m² e são formadas pelo para-brisa panorâmico de série, pelas amplas janelas laterais e pelo grande teto de vidro, permitindo entrada abundante de luz natural.

A qualidade das matérias-primas utilizadas e o cuidado com cada detalhe de acabamento também contribui para o requinte e elegância do interior do modelo. O painel associa diversas cores e materiais, já os painéis das portas são tratados com extremo cuidado, com a maçaneta sendo revestida de um motivo inédito obtido por gravação a laser.

13K22jpg

Os percursos podem tornar-se extremamente relaxantes graças à exclusividade do Pack Bancos Relax, composto por assentos massageadores na frente, um assento Relax para o passageiro dianteiro poder estender as pernas e, para todos, um apoio de cabeça Relax para maior conforto na sustentação da nuca.

O painel do Novo Citroën C4 Picasso é estruturado em torno de duas telas: uma tela tátil de 7″ e uma tela panorâmica de 12″ de alta definição. A tela tátil de 7” e os botões laterais permitem atuar nos equipamentos do veículo e a tela 12″ de alta definição mostra as informações essenciais à condução, de maneira personalizada. O tablet permite comandar o conjunto das funções de climatização (de duas zonas), navegação, áudio, telefone e ajudas à direção – tudo ao alcance dos dedos.

Um ponto importante sobre a tela tátil de 7” é que ela utiliza propositadamente uma tela resistiva, reagindo somente a partir de uma leve pressão. Tal recurso visa amenizar a oscilação dos dedos causada naturalmente quando o carro está em movimento.

Já a tela HD de 12 polegadas panorâmica exibe informações essenciais à direção e é configurável a qualquer momento pelo motorista. Ele pode escolher entre exibir informações de navegação ou de ajudas à direção – e até incluir uma foto pessoal como fundo de tela!

Essa tela pode ser dividida em três partes iguais – ou seja, três quadros dispostos lado a lado -, cada um com uma informação diferente. O quadro à esquerda congrega sempre as funções de velocímetro e mostrador do nível de combustível e do câmbio (modo de engate – manual ou automático – e marcha engatada). No entanto, outra opção é dividir a tela em dois quadros (1/3 e 2/3). Além disso, são três opções de layout (cúbico, elíptico e gráfico). No cúbico, a progressão de velocidade é exibida em uma barra horizontal, enquanto no elíptico o mostrador é circular. Em ambos, aparecem no centro os algarismos da velocidade de momento do veículo.

O Link My Citroën é um aplicativo gratuito que permite ao proprietário um prolongamento da experiência com o veículo no celular. Ele fornece informações úteis e importantes sobre o automóvel (próxima revisão, alertas diversos, dados de consumo etc.) e de navegação (inclusive localização do veículo estacionado e continuação da navegação do ponto de estacionamento até o destino final). O aplicativo poderá ser baixado diretamente do site citroen.com.br

A Visão 360° é um sistema que permite visualizar o conjunto dos objetos e dos obstáculos que se encontram ao redor do Novo Citroën C4 Picasso, a fim de facilitar as manobras e evitar pequenas colisões em manobras de estacionamento – em especial, quando os elementos são invisíveis a partir do espaço interno.

A imagem reproduzida sobre a tela de alta definição do painel é construída com ajuda de quatro câmeras implantadas em torno do veículo. Uma delas fica na parte dianteira, outra na traseira (acima da placa) e as duas últimas estão na parte baixa dos retrovisores externos, permitindo completar a visão periférica. Assim, o condutor se beneficia de uma vista “por cima” do ambiente próximo ao carro, facilitando as manobras.

O Park Assist auxilia o motorista na procura por uma vaga para estacionar e efetua a manobra automaticamente, tanto para entrar quanto para sair da vaga. Sendo assim, uma vez detectada a vaga, na baliza seja de frente ou de ré, o motorista só tem que administrar a aceleração e a frenagem.

O sistema de controle de “ponto cego” com ultrassons informa o motorista da presença de um veículo por meio de um diodo laranja instalado no ângulo do retrovisor. Composto por quatro sensores situados nos para-choques dianteiro e traseiro, este sistema, ativo entre 12 e 140 km/h, controla a zona delimitada, na frente, pelo retrovisor externo, e se estende até aproximadamente 5 metros depois do para-choque traseiro e 3,5 metros em relação às laterais do veículo.

O sistema Keyless é ao mesmo tempo um acesso eletrônico e um sistema de autorização que habilita certas funções do veículo. Para isso, o sistema eletrônico precisa identificar a chave perto ou dentro do carro. No momento em que um motorista carregando a chave se encontra a, aproximadamente, 2 metros do carro, ela é identificada por um sensor de proximidade do veículo e por um gerador de ondas de rádio dentro da própria chave. O veículo é, então, automaticamente destravado quando a maçaneta é puxada. A chave eletrônica pode estar no bolso, na mão ou na bolsa do motorista: não é necessário procurá-la ou inseri-la na fechadura da porta. Além disso, o sistema permite o travamento das portas por meio do mesmo mecanismo.

Já o sistema Start/Stop permite acionar o motor do Novo Citroën C4 Picasso com uma pressão do dedo, como em um carro de competição. Para ligar o veículo, a chave precisa estar dentro do habitáculo. O volante e a ignição são destravados por meio de um transponder sem fio, sem a necessidade de colocar a chave na ignição.

Para ainda mais conforto no dia a dia, a tampa do porta-malas motorizada abre ou fecha automaticamente, bastando pressionar o comando no controle remoto ou o botão na própria tampa do porta-malas. Um sistema de segurança detecta a presença de objetos próximos, impedindo a abertura ou o fechamento do porta-malas. Além disso, o sistema conta com sensor antiesmagamento.

O prazer de dirigir é reforçado pelo motor Turbo THP 165 conjugado com uma nova caixa de câmbio automática sequencial de 6 marchas. Já conhecido de outros modelos Citroën, o motor Turbo THP (Turbo High Pressure) 165 com injeção direta de gasolina oferece alto desempenho, baixo consumo de combustível e baixos índices de emissões. A potência máxima é de 165 cv a 6.000 rpm. O torque máximo, de 240 Nm, já está disponível a 1.400 rpm e permanece constante até 4.000 rpm, garantindo retomadas vigorosas e tornando o Novo Citroën C4 Picasso ágil, seguro e muito agradável de dirigir, tanto na estrada quanto no trânsito urbano.

Fonte: Citroën do Brasil | Relações Públicas e Imprensa

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo