

O stand da Nissan no Salão de Detroit foi palco do lançamento de um importante modelo para a marca japonesa. O carro em questão é o Versa Note, que substituirá o Versa hatch (nós conhecemos como Tiida) por lá, e tem grande tendência a ser vendido por aqui no futuro, visto que se trata de um carro global, montado na plataforma V da Nissan, a mesma usada pelo Versa sedã.
Mais do que puramente um substituto do Tiida, o carro é uma versão adaptada do Nissan Note para os yankees. O Note é baseado no conceito Invitation, que possui clara inspiração no Honda Fit. Custando em torno de 13.990 USD (28.518 BRL), o carro recebeu alterações significativas em relação ao sedã, que custa cerca de 2.000 USD a menos.
Entre os equipamentos, a versão SL trará o pacote “Tech”, com retrovisores aquecidos e o kit multimídia NissanConnectSM, que traz uma tela de 5,8” sensível ao toque, assistente de SMS, Bluetooth e interface para USB/iPod. No quesito segurança, o carro traz airbags de duplo estágio, ABS, controle de estabilidade (VDC), controle de tração e sistema de monitoramento da pressão dos pneus.
Seu propulsor é o mesmo 1.6 16V de 109 cv que bebe gasolina, e suas opções de câmbio variam entre um manual de 5 marchas e o CVT. Segundo a Nissan, o consumo do carro ficará em 13,2 km/l na cidade e 17 km/l na estrada. O carro será produzido no México e suas vendas começarão em junho de 2013 nos EUA, sendo que sua data de chegada ao Brasil ainda não está definida.