CarrosNotícias

Nissan revela detalhes do Kicks Concept

Fotos: Divulgação

“Nem melhor, nem pior: apenas uma escola diferente” é o lema da GRES Acadêmicos do Salgueiro, escola de samba das mais tradicionais do Brasil. “Innovation that Excites” é o lema da Nissan, uma das mais inovadoras fabricantes de automóveis do planeta. As duas instituições, parceiras desde o Carnaval 2014, trocam experiências desde então e muitas ideias têm nascido deste intercâmbio. Inspirados nesta integração, os designers do Nissan Design America-Rio (NDA-R) decidiram homenagear a escola de samba e o próprio Carnaval brasileiro com uma versão inédita do crossover-conceito Kicks Concept.

Tendo como base o Kicks Concept, apresentado mundialmente pela Nissan na edição de 2014 do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, a equipe do estúdio baseado no Rio de Janeiro analisou cores e texturas para chegar a um resultado que mantivesse a personalidade e força do crossover, mas que deixasse evidente, com elegância, a homenagem. O desafio extra foi transmitir todas estas propostas em sketches de um carro que teve nas cores marcantes um dos elementos de destaque na versão original exibida no Salão de São Paulo.

“Ouro, sabores, temperos, misturas, diversidade e criatividade fazem parte da cultura brasileira. Formas sinuosas, brilho, contraste, refletem nossa visão da soma de arte, cultura e tradições do Brasil. Partimos do vermelho e branco, cores da Nissan e do Salgueiro, e também da bandeira de Minas Gerais, estado que é tema do enredo da escola de samba neste ano, e do Japão, terra natal de nossa empresa. Mas só isso não é inovação ou ser diferente. Precisávamos ser atrevidos, fortes e, ao mesmo tempo, elegantes. Para isso, incluímos variações de cores e tons que refletem a riqueza de nuances que encontramos no Carnaval e no dia-a-dia de Minas Gerias. Depois, partimos para a concepção”, explica Robert Bauer, designer-chefe do Nissan Design America-Rio (NDA-R).

Assim, a carroceira do carro tem como cor dominante o branco perolizado, com acabamento acetinado. Na dianteira, os para-lamas receberam faixas vermelhas em alusão à bandeira do Salgueiro, criando uma ligação com a paixão e alegria do Carnaval, mas também fazendo a conexão com a própria Nissan, Minas Gerais e o Japão.

Na traseira, a letra do samba, que dá ênfase especial a cozinha de Minas Gerais, serve de inspiração para uma profusão de cores que se misturam e representam a riqueza de temperos das comidas mineiras, como vermelho, amarelo, marrom, e ao dourado do ouro, das históricas minas do estado.

Para tornar o carro ainda mais especial e robusto, os para-choques dianteiro e traseiro receberam desenho exclusivo, ainda mais agressivo, incluindo também novos protetores. As rodas de 19 polegadas também são diferentes das usadas pelo conceito exposto no Salão de São Paulo, com raios inspirados no formato de tridentes. “Estão mais ousadas. Essa ousadia é muito comum nos desfiles do Salgueiro e faz parte do espírito do Carnaval”, disse Robert. São elementos que misturam as características do Design global da Nissan com influências da maior festa popular brasileira.

O crossover urbano compacto premium Kicks Concept foi o carro-conceito de maior destaque do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo de 2014. Ele é o segundo produto da Nissan criado exclusivamente para o mercado brasileiro, sucedendo o radical Nissan EXTREM Concept, que foi apresentado na edição anterior do salão, em 2012.

Com o Centro Global de Design da Nissan, no Japão, liderando os trabalhos, o conceito e a criação do Kicks Concept foram uma colaboração entre o Nissan Design America (NDA), em San Diego, nos Estados Unidos, e o Nissan Design America Rio (NDA-R), o estúdio satélite de design da Nissan que fica na sede da Nissan no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

Para chegar a atingir este objetivo, os designers vislumbraram o ponto ideal entre um utilitário esportivo compacto e um carro com bom desempenho. O design precisava ser moderno e novo, não apenas ser algo parecido com um sedã com rodas maiores; ter uma posição elevada de condução e um revestimento que segurasse o corpo de forma firme nos assentos.

Como veículo destinado a enfrentar o trânsito, o estresse e o pavimento das ruas e estradas brasileiras, o Kicks Concept precisava de uma base bem sólida. Seu porte, visto de todos os ângulos, está firmemente postado no chão como se estivesse sempre pronto para “atacar”.

As proporções vistosas ajudam o Kicks Concept a passar a sensação de segurança e robustez, com rodas posicionadas nas extremidades, teto e linha de cintura elevados, vidros que envolvem totalmente a carroceria e um vão livre do solo grande.

Além do porte ‘parrudo’, o Kicks Concept também oferece uma interação dinâmica e inovadora entre sua carroceria escultural na parte superior e a estrutura arrojada de sua parte inferior, com um corte brusco da frente e uma poderosa finalização na traseira.

A chave para o bem-sucedido visual em movimento está no uso único de texturas e materiais. As soleiras, por exemplo, utilizam painel escuro que projeta a sensação de que o Kicks Concept está pronto para quaisquer pavimentos e, então, afina até desaparecer no final do carro.

A carroceria também incorpora diversos elementos que trazem a assinatura do design atual da Nissan. Entre elas a grade em V que projeta movimento, faróis em forma de bumerangue, teto “flutuante” que envolve o carro e linhas dinâmicas na superfície. A linha de ombro apresenta uma variação do design encontrado em diversos novos produtos da Nissan e em carros-conceito, como o Murano e o Sport Sedan Concept, por exemplo. A linha da abertura na frente começa acima das rodas e vai para trás, enquanto uma segunda linha acentuada sai abaixo dos retrovisores e sobe gradativamente até as lanternas, que são em forma de bumerangue. A linha de cintura tem uma fina moldura cromada, com retrovisores que parecem flutuar, mas estão fixados na extensão de uma moldura lateral.

Outra assinatura atual do design da Nissan é o estilo “greenhouse” dos vidros laterais, também encontrado no Murano e no Sport Sedan Concept. No Kicks Concept estes vidros são envolventes e brilhantes, ocultando a coluna B. O formato afunila na parte traseira, dando à carroceria uma aparência de ser curta, em contraste com a parte inferior mais robusta.

O estilo “flutuante” do teto reforça a leveza da estrutura da carroceria. O teto fino chama a atenção para a forma de lança da parte superior, quase proporcionando uma sensação de uma “nave espacial” que se destaca em um mar de veículos utilitários nas ruas.

Em nenhum lugar a estrutura do Kicks é mais proeminente do que na parte frontal. A grade utiliza a nova aparência “V-motion” da Nissan, mas com uma maior sensação de robutez. O posicionamento vertical da grade é acentuado por um grande logotipo da Nissan e exclusivas barras horizontais com contrastes fosco e brilhante. A grade foi projetada para “bater” no capô ao invés de compor, acrescentando assim uma sensação de força e proteção.

Por baixo, um peito de aço ajuda a ‘ancorar’ a carroceria. Os faróis de neblina de LED horizontais estão posicionados na parte inferior do para-choque. As lentes dos faróis principais trazem detalhes que contrastam com as partes polidas, ressaltando a forma em bumerangue.

A traseira mantém o estilo “pronto para qualquer coisa” da dianteira, incluindo o uso de peitos de aço e saídas de escapamento quádruplas. As lanternas de LED, também em formato de bumerangue, expressam um desenho forte e dimensional com pequenos detalhes no acabamento. Elas assentam na tampa do porta-malas enfatizando o porte estrutural da traseira. Para completar o visual “poder com requinte”, rodas de liga leve de 19 polegadas.

O nome Kicks tem como objetivo expressar o conceito do carro, que é combinar agilidade, atitude atlética e ao mesmo tempo seu comportamento ‘durão’. Também reflete a sua personalidade jovem e energética, trazendo uma sensação de exuberância para as ruas.

Fonte: Nissan do Brasil

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo