CarrosNotícias

Nissan entrega primeiro taxi elétrico do Rio de Janeiro

Fotos: Marcus Lauria

Em cerimônia realizada na nova sede da Nissan do Brasil, no Rio de Janeiro, no Edifício Porto Brasilis, no Centro, a marca japonesa entregou os dois primeiros taxis totalmente elétricos que irão rodar na cidade maravilhosa. Trata-se do Nissan Leaf. Os taxis começam a circular a partir deste mês e fazem parte do programa de táxi elétrico, parceria entre a prefeitura, Nissan e Petrobras Distribuidora.

Além desses dois táxis revelados hoje, a marca vai oferecer mais 13 modelos até o fim do ano. Os dois primeiros táxis vão circular  a partir do aeroporto Santos Dummont e terão a disposição dois postos de recarga, um na Lagoa Rodrigo de Freitas e outro na Barra da Tijuca. A entrega contou com algumas autoridades do Rio de Janeiro e com o Prefeito Eduardo Paes, que fez questão de entregar as chaves aos dois primeiros taxistas que vão utilizar os carros na praça.

O Nissan Leaf é vendido nos Estados Unidos e no Japão desde dezembro de 2010, e na Europa no ano seguinte, o modelo já tem mais de 50 mil unidades vendidas em todo o mundo e autonomia de 160 km. O modelo se movimenta através de um módulo de 48 baterias de íon-lítio pode ser recarregado em carregadores caseiros em até oito horas, ou em apenas 30 minutos com os ‘Quick Chargers’ (carregadores rápidos), que serão instalados em postos da Petrobras.

Segundo a política climática da cidade, a prefeitura tem como meta reduzir a emissão de gases do efeito estufa em 16% até 2016, comparando com as emissões em 2005. “Com os grandes eventos que o Rio vai sediar, poderemos dar maior visibilidade aos veículos movidos a energia limpa para que se inicie uma modificação nos modelos de produção e consumo, com o objetivo de termos padrões sustentáveis”, disse o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório.

Estamos na vanguarda mundial da tecnologia de veículos elétricos. Esse projeto na cidade do Rio de Janeiro, que acolheu a nova sede da Nissan no país no início deste ano, reafirma nossa missão mundial de promover uma vida mais amigável com a natureza e com o planeta sem comprometer o conforto da mobilidade urbana. Com mais este passo, reforçamos também nosso compromisso com desenvolvimento do Brasil, oferecendo um veículo com inovação e qualidade japonesa de emissão zero de poluentes”, afirma Manuel de La Guardia, vice-presidente de Vendas e Marketing da Nissan do Brasil.

Evento a convite da Nissan do Brasil

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo