CarrosNotícias

Nissan e NASA firmam parceria para veículos autônomos

Foto: Divulgação

A Nissan e a agência espacial norte-americana NASA uniram-se em uma parceria para pesquisar e desenvolver sistemas de veículos autônomos com o objetivo de preparar a tecnologia para a aplicação comercial. A fabricante de automóveis e a agência espacial firmaram um acordo com duração de cinco anos.

Pesquisadores do Centro de Pesquisas da Nissan no Vale do Silício, no norte da Califórnia, e do Centro de Pesquisa Ames da NASA, localizado em Moffett Field, também na Califórnia, focarão os estudos em sistemas autônomos de acionamento; soluções de interface do homem com a máquina; desenvolvimento de aplicativos habilitados para rede e de softwares de análise e verificação. Tudo isso envolverá hardwares e softwares sofisticados usados em aplicações rodoviárias e espaciais.

Os pesquisadores das duas organizações vão testar uma frota de veículos autônomos emissão zero em Ames para demonstrar a operação remota deles no transporte de materiais, mercadorias, cargas e pessoas. Para a NASA, esses testes serão similares ao modo de operação das missões com sondas planetárias a partir de um centro de controle. O primeiro veículo estará pronto para testes até o fim deste ano.

De acordo com os termos da parceria, a NASA irá se beneficiar da experiência compartilhada com a Nissan nas tecnologias inovadoras dos componentes dos veículos autônomos, na pesquisa conjunta para desenvolvimento de aplicações de transporte de veículos, no acesso aos sistemas protótipos e dos testes com softwares robóticos.

Fonte: Nissan do Brasil

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo