CarrosNotícias

Nissan e Kanematsu incentivam uso de veículos elétricos

Foto: Divulgação

A Nissan e a companhia japonesa de exportação Kanematsu Corporation decidiram criar a NEDO, a maior organização pública para pesquisa e desenvolvimento industrial do Japão, com o objetivo de encorajar o uso de veículos elétricos para longas distâncias no norte da Califórnia, nos EUA. Como coordenadora do projeto, a Nissan vai organizar e compilar os primeiros resultados das pesquisas até junho de 2015.

O estado da Califórnia ativamente promove o uso regular de veículos com zero emissões (ZEV, ou zero emission vehicles, em inglês). Por exemplo, fabricantes de automóveis precisam atender faixas de volumes de vendas de veículos elétricos e híbridos, já os motoristas de veículos elétricos têm tratamento preferencial, incluindo o uso prioritário de faixas de trânsito. A Califórnia é o estado líder em vendas de veículos elétricos nos EUA, com a maioria dos carros sendo usados para uso urbano.

O projeto NEDO buscará encorajar o uso de veículos elétricos para longas distâncias por meio da instalação de múltiplos carregadores rápidos ao longo de rotas específicas entre cidades. A Nissan e a Konematsu vão coletar, analisar e pesquisar dados-padrão da condução dos EVs e criar um modelo apropriado para ajudar a promover o uso extensivo dos veículos elétricos pelo estado.

Com a ajuda do governo da Califórnia, a Nissan e a Kanematsu planejam colocar carregadores rápidos em locais específicos ao longo das rodovias por todo o norte do estado e usar serviços de informações específicas do projeto para guiar os motoristas de veículos elétricos até os mais eficientes carregadores pelo caminho. Ambas vão, então, avaliar se os sistemas de hardware e software, combinados, conseguirão encorajar os motoristas a dirigir longas distâncias com seus veículos elétricos.

O papel da Nissan no projeto será o de instalar e operar os carregadores rápidos e analisar quaisquer mudanças na utilização dos veículos elétricos.

A Kanematsu vai prover serviços de informação em tempo real para os usuários de veículos elétricos. A empresa vai buscar também potenciais parceiros no desenvolvimento de aplicativos para fornecer informação em tempo real relacionada aos EVs e seus sistemas de recarga.

A Nissan é a líder mundial na produção de veículos elétricos, com vendas do Nissan LEAF e outros modelos totalizando mais de 164 mil unidades em mais de 40 países até o fim de janeiro deste ano. Ao coletar dados do Nissan LEAF em vários países, o Data Center Global da Nissan está criando um panorama amplo dos padrões de uso e recarga de veículos elétricos em todo o mundo. A Nissan planeja usar os resultados do estudo preliminar, junto com os dados do seu Data Center Global, para decidir as melhores locações para colocar os carregadores rápidos do projeto.

A Kanematsu tem trabalhado com empresas líderes do Japão e dos EUA para desenvolver aplicativos para automóveis entre máquinas e entre máquina e homens. Para este projeto, a Kanematsu vai trabalhar com a Nissan para desenvolver um serviço de tempo real de informação para motoristas dos EVs e testar seu potencial. A Nissan e a Kanematsu vão também avaliar soluções que podem contribuir com a criação de um carro conectado ideal com alto funcionamento de sistemas e serviços.

Um resultado positivo do projeto beneficiaria motoristas nos EUA ao melhorar consideravelmente a usabilidade e conveniência dos veículos elétricos. Encorajar a adoção de sistemas similares em outras partes do mundo pode também promover cada vez mais a adoção dos veículos elétricos ao redor do planeta.

Fonte: NissanNews.com.

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo