CarrosNotícias

Nissan comemora 50 anos da linha Z com o 370Z 2020

Apresentando um exclusivo visual de carro corrida, o 2020 Nissan 370Z 50th Anniversary Edition, foi revelado para o mundo hoje em Nova Iorque – a mesma cidade onde o Datsun 240Z original, feito nos EUA, teve sua estreia meio século atrás.

Mostrado às vésperas da abertura do Salão do Automóvel de Nova Iorque, que começa nesta semana, a edição especial é uma homenagem ao Datsun 240Z de número 46 da BRE (Brock Racing Enterprises), que venceu inúmeros campeonatos norte-americanos da SCCA, tendo John Morton ao volante.

Para 2020, o 370Z estará disponível em quatro versões de acabamento: a versão básica, chamada de Sport, a versão intermediária, Sport Touring, e a versão topo de linha 370Z NISMO. A versão de acabamento 370Z Sport é a base do modelo que comemora os 50 anos do veículo (50th Anniversary), representando o verdadeiro espírito entusiasta do modelo original(1).

Do lado de fora, o 370Z 50th Anniversary Edition remete ao visual do carro de corrida original da BRE, disponível em duas combinações de cores de carroceria: branco com toques de vermelho ou prata com toques de preto. A referência direta ao design dos célebres modelos da BRE aparece nas duas faixas características na lateral do carro, bem como no porta-malas, capô, retrovisores laterais e colunas do para-brisa pintados na cor de destaque (vermelho no caso da carroceria branca e preto para carrocerias na cor prata). Na lateral do carro, uma fina linha se estende dos faróis dianteiros até o vidro traseiro, culminando em um pequeno triângulo inspirado na coluna traseira do Datsun 240Z. O conjunto também inclui a identificação 50th Anniversary no para-lama dianteiro, além da menção ao aniversário na parte traseira e rodas de liga especiais de 19″ com toques de vermelho.

O Nissan 370Z 50th Anniversary Edition tem o mesmo perfil elegante que definiu a saga dos icônicos modelos Z no passado, caracterizado pela linha do teto mais baixa, as linhas dinâmicas do pequeno vidro traseiro e a inclinação da parte traseira. Os faróis de xenônio bidirecionais de alta intensidade com formato de “bumerangue”, com dispositivo de acionamento automático, bem como os faróis de rodagem diurna de LED, se harmonizam com o design exclusivo do para-choque dianteiro, conferindo ao modelo um visual que é ao mesmo tempo agressivo e elegante. Na traseira, a integração das lanternas traseiras em formato de bumerangue, sem espóiler traseiro e os para-lamas mais largos destacam o visual forte e atlético do carro.

Do lado de dentro, o interior centrado no motorista tem como destaque um painel de instrumentos com linhas profundamente recurvadas. O amplo console central separa os bancos do motorista e do passageiro. O conceito de camadas do design se divide em uma camada de informações, uma camada de operação e uma camada de acomodação. Os toques especiais ficam por conta do volante de direção em comemoração aos 50 anos (50th Anniversary), revestido em couro Alcantara®, com uma faixa central inspirada nos modelos de corrida. Apresentando quatro modos de ajuste, incluindo para a região lombar, os bancos elétricos são aquecidos e revestidos com couro e camurça, com estampas e pespontos exclusivos, além do logo 50th Anniversary gravado nos encostos de cabeça traseiros. Toques cromados em tom escuro aparecem em todo o interior, incluindo nas soleiras das portas decoradas com o logo Z e nos detalhes exclusivos dos painéis das portas revestidos de camurçaalusivos à edição especial do modelo.

O painel de instrumentos proporciona boa visibilidade e fácil acesso a todos os dados principais. Os mostradores são embutidos na coluna da direção, para que o motorista não tenha que escolher entre a melhor posição do volante e a visualização dos mostradores. A ampla abertura na parte superior do volante na frente dos mostradores foi pensada para oferecer uma boa visão das informações, ao passo que o logo alusivo aos 50 anos localizado no conta-giros celebra a performance do Nissan Z.

O sistema de áudio Bose® com oito alto-falantes, dois subwoofers, além do sistema de controle ativo de cancelamento ruídos e melhoria do som é item de série no modelo comemorativo aos 50 anos (apenas no mercado norte-americano).

O célebre motor V6 de 3.7 litros pulsa no coração do 370Z 50th Anniversary Edition. O motor produz 332 cavalos de potência e 37,3 kgfm torque a 5.200 rpm. O inovador sistema VVEL (variable valve event and lift control, ou atuação e abertura variável das válvulas) otimiza os movimentos de abertura e fechamento das válvulas, permitindo que o ar seja prontamente direcionado para a câmara de combustão no exato momento necessário. Como o sistema VVEL pode ajustar levemente a abertura das válvulas, ele melhora a eficiência de combustível ao reduzir o atrito no comando de válvulas e a perda de combustível. Ele também proporciona emissões mais limpas, permitindo um aquecimento mais rápido do catalizador, estabilizando a combustão quando o motor está frio.

A versão de comemoração aos 50 anos é equipada com uma caixa de câmbio manual de 6 velocidades com relações de marchas mais fechadas (close ratio), cujo sistema de Downshift Rev Matching – chamado de SynchroRev Match® – sincroniza as trocas de marcha com o regime do motor, controlando e ajustando automaticamente a velocidade do motor durante as trocas, passando para a velocidade exata da próxima posição da marcha, essencialmente “piscando” o acelerador para suavizar qualquer aceleração ou desaceleração. Com isso, motoristas de todos os níveis podem trocar as marchas como se fossem pilotos de corrida profissionais.

O 370Z 50th Anniversary Edition também está disponível com uma transmissão automática de sete velocidades, com Downshift Rev Matching, câmbio tipo borboleta e controle adaptativo de marchas, que oferece mudanças rápidas semelhantes a um comando manual quando em funcionamento no modo manual, com um tempo limite de 0,5 segundos entre cada mudança.

O 370Z 50th Anniversary Edition apresenta uma suspensão dianteira produzida com braços sobrepostos de alumínio fundido, um berço de liga leve de alumínio rígido e uma barra estabilizadora de construção não-maciça. A suspensão traseira independente multilink também é mais rígida e mais leve do que o projeto das gerações anteriores. O berço traseiro é integrado em um único componente sem solda. Cada um dos amortecedores de resposta ativa aumenta o conforto durante a condução por meio do menor atrito. O Diferencial de Deslizamento Limitado é certeza de que a potência fique apenas na pista.

A potência de frenagem é obtida por meio dos freios ABS com discos ventilados nas quatro rodas equipados com sistema de distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD) e assistência à frenagem (BA). Na frente, os discos de 14″ são dotados de pinças de alumínio com quatro pistões, enquanto que os discos de 13,8″ na traseira são equipados com pinças de alumínio com dois pistões. O pacote é completado por pneus Bridgestone Potenza S007 de alta aderência, montados em rodas de liga leve forjada com a assinatura RAYS, com acabamento especial.

Fonte: NissanNews.com.

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo