CarrosNotícias

Nascar Sprint Cup 2016 – 3° Etapa – Kobalt 400 – Las Vegas

000_Abre

Texto e Arte: Renato Pereira

Vamos neste domingo 6 de março para a 3ª das 36 etapas da Nascar Sprint Cup 2016, que já tem, após duas rodadas, dois pilotos garantidos para a primeira fase do Chase of the Sprint Cup nas 10 últimas provas, uma vez que Denny Hamlin #11 Toyota Camry venceu de forma espetacular a primeira prova, em Daytona, e Jimmie Johnson #48 Chevrolet SS venceu de forma morna a etapa realizada em Atlanta. Morna por conta de ter sido encerrada em bandeira amarela, mesmo que parecesse impossível Kevin Harvick #4 Chevrolet SS alcançá-lo, mas só parecia, porque dificilmente os pneus do carro de Johnson suportariam mais 5 voltas em ritmo de corrida. Mas isso é a Nascar, o imprevisível sempre dando as caras quando menos se pode esperar.

O que não era previsível eram duas corridas consecutivas sem o natural “espírito” Nascar, as corridas realmente empolgantes que tanto agitam a maior categoria de Turismo do mundo. A Daytona 500 foi uma prova cautelosa por parte de todos os pilotos, por se tratar de um superspeedway e não se sabia ainda, em ritmo de prova, como seriam as reações dos carros com os novos – pequenos mas significativos – pacotes aerodinâmicos cujo objetivo, segundo a visão norte-americana do automobilismo, é fazer com que o carro seja muito veloz, muito rápido (as duas coisas são bem diferentes), potente e difícil de pilotar, com o mínimo ou nada de auxílios e controles eletrônicos, para valorizar a capacidade do piloto e de sua equipe. Como se já não fosse difícil o suficiente andar a mais de 300 km/h com um carro de mais de 1,5 toneladas disputando posições com 40 concorrentes e tendo de trocar pneus (com seis porcas) e reabastecendo constantemente. Então veio Atlanta, circuito diferente em suas configurações, e todo mundo já conhecendo as “manhas” dos carros. Nada de novo, todo mundo comportado e as esperadas explosões dos novos pneus não aconteceram. Aí o acidente no finalzinho, a re-largada, Harvick se embananou e Dale Earnhardt Jr #88 Chevrolet SS surgiu do nada e conquistou o segundo lugar, um nadinha à frente de Kyle Busch #18 Toyota Camry novamente em terceiro, após largar em último, o que lhe deu a liderança da pontuação no campeonato. Quem continua devendo no campeonato é a Ford, que apanhou feio novamente, enquanto a Toyota lidera o certame e a Chevrolet vem reagindo. Joey Logano #22 Ford Fusion conquistou o 6º posto na etapa em Daytona, e Brad Keselowski #2 Ford Fusion obteve a melhor colocação da marca nesta prova, ocupando a 9ª posição. A Chevrolet, com 20 carros no grid, lidera entre as montadoras, com 820 pontos, seguida pelos 13 Ford que somam 413 pontos e a Toyota em 3º lugar, que conta com apenas 8 carros, soma 397 pontos. Só que o líder da tabela de pontuação dos pilotos é o atual campeão, Kyle Busch #18 e o vice-lider, com apenas 3 pontos de diferença, é Martin Truex Jr #78, ambos com Toyota, sendo que Truex corre pela Forniture Row, equipe com apenas um carro e estreando com a marca japonesa nesta temporada. O melhor piloto Ford é Joey Logano #22, que ocupa a 8ª colocação. Os quadros abaixo mostram as classificações completas até o momento.

Agora o palco é o Las Vegas Motor Speedway, circuito oval também com 1,5 milhas (2,4 quilômetros) de extensão, assim com o circuito da etapa anterior, porém com arquitetura tipo Tri-Oval, diferente do D-Oval em Atlanta, e é um dos mais modernos circuitos regulares que recebem a Nascar, tendo sido inaugurado em 1996, onde Jeff Gordon estabeleceu a marca de 194.679 Mi (313 km/h) em 2015. Pela segunda vez consecutiva na temporada, Kurt Busch levou seu Chevrolet SS à pole-position e os 20 melhores colocados no grid de largada para a Kobalt 400, com início previsto para as 17:00Hs horário de Brasília, ficou assim:

1º – Kurt Busch, Chevrolet SS #41, Stewart-Haas Racing

2° – Joey Logano, Ford Fusion #22, Team Penske

3° – Matt Kenseth, Toyota Camry #20, Joe Gibbs Racing

4º – Brad Keselowski, Ford Fusion #2, Team Penske

5° – Austin Dillon, Chevrolet SS #3, Richard Childress Racing

6° – Kevin Harvick, Chevrolet SS #4, Stewart-Haas Racing

7° – Aric Almirola, Ford Fusion #43, Richard Petty Motorsports

8° – Kasey Khane, Chevrolet SS #5, Hendrick Motorsports

9° – Danny Hamlin, Toyota Camry #11, Joe Gibbs Racing

10° – Martin Truex Jr, Toyota Camry #78, Forniture Row Racing

11° – Jimmie Johnson, Chevrolet SS #48, Hendrick Motorsports

12º – A. J. Almendinger, Chevrolet SS #47, JTG Daugherty Racing

13º – Chase Elliot, Chevrolet SS #24, Hendrick Motorsports

14º – Ryan Blaney, Ford Fusion #21, Wood Brothers Racing

15º – Paul Menard, Chevrolet SS #27, Richard Childress Racing

16º – Rick Stenhouse Jr., Ford Fusion #17, Roush Fenwey

17° – Kyle Larson, Chevrolet SS #42, Chip Ganassi Racing

18º – Danica Patrick, Chevrolet SS #10, Stewart-Haas Racing

19º – Brian Vickers, Chevrolet SS #14, Stewart-Haas Racing

20º – Dale Earnhardt Jr, Chevrolet SS #88, Hendrick Motorsports

A Ford parece ter resolvido acordar, com o Team Penske colocando seus únicos dois carros entre os 5 mais rápidos, Austin Dillon continua mantendo sua constância em conquistar bons postos de largada, os estreantes Chase Elliott e Ryan Blaney novamente se destacam entre os veteranos e Brian Vickers volta a ocupar o carro #14 da Stewart-Haas, em nova tentativa do piloto voltar à ativa. Apenas esta equipe e a Hendrick Motorsports conseguiram colocar seus 4 Chevrolet entre os 20 melhores e, novamente, Martin Truex Jr, vice-lider do campeonato, aparece como sério candidato à vitória posicionando o Toyota Camry #78, único carro da Forniture Row, em excelente posição de chegada. Kyle Busch, Toyota Camry #18 Joe Gibbs Racing, líder do certame, conquistou um modesto 23º lugar, ao lado de Carl Edwards, Toyota Camry #19 da mesma equipe. O que não quer dizer absolutamente nada, basta escaparem das confusões iniciais e dificilmente não veremos ambos disputando a ponta desta corrida que, ao que parece, será daquelas corridas que todo fã da Nascar espera!

Classificação Piloto Nascar 2016 3 etapa

Classificação Equipes Nascar 2016 3 etapa

Classificação Marcas Nascar 2016 3 etapa

 

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo