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Mustang Shelby GT350 terá o motor V8 aspirado com 533 cv

Foto: Divulgação

A Ford anunciou que o Mustang Shelby GT350 terá o motor naturalmente aspirado de série mais potente da história da marca, o V8 5.2, com 533 cv e torque de 59,3 kgfm. O esportivo chega ao mercado dos Estados Unidos no final do ano junto com a versão GT350R, também equipada com o novo motor.

O novo V8 5.2 é não só o motor naturalmente aspirado mais potente da Ford em todos os tempos, mas também o mais eficiente em termos de potência específica. Sem turbo ou sobrealimentação, ele gera 103 cv por litro. É também o motor de giro mais alto da história Ford ­- com zona vermelha em 8.250 rpm.

Diferentemente dos motores V8 tradicionais, o novo 5.2 utiliza um virabrequim de perfil plano, tipicamente encontrado em esportivos da Ferrari e carros de corrida. O projeto do novo motor foi otimizado com ferramentas de design por computador e simulações de desempenho totalmente digitais. Milhões de configurações de entrada de ar e de escape foram testadas para chegar à combinação ideal.

Nos motores V8 tradicionais com virabrequim de perfil cruzado, quando se alinha a visão ao eixo, as suas seções formam uma “cruz” com ângulos de 90 graus. No novo Ford V8 5.2, as seções do eixo são dispostas em 180 graus – formando uma linha reta de contrapesos quando vistas do mesmo ponto.

Além de mudar o som característico dos motores V8, o virabrequim de perfil plano ajuda a melhorar a separação dos pulsos de descarga, permitindo uma ordem de ignição que alterna os dois bancos de cilindros. Isso melhora muito a respiração do motor e, assim, gera mais potência.

O resultado disso tudo no novo V8 5.2 – além de um ronco delicioso e exclusivo – são 533 cv de potência a 7.500 rpm e 59,3 kgfm de torque a 4.750 rpm. Ainda mais impressionante é a flexibilidade de calibração do motor em uma faixa de potência excepcionalmente ampla. Ele gera 90% do torque máximo em cerca de 3.450 rpm até 7.000 rpm, com uma faixa de cerca de 3.000 rpm entre os picos de torque e potência para ser trabalhada nas pistas.

Tanto no Shelby GT350 como no Shelby GT350R, o novo V8 vem equipado exclusivamente com transmissão manual de seis velocidades Tremec TR-3160, projetada especialmente para alta rotação. Ela tem carcaça leve de alumínio fundido, dupla embreagem e volante de massa dupla, otimizados para redução do peso e inércia.

Outros aspectos do novo V8, cujo deslocamento real é de 5.163 centímetros cúbicos, incluem uma arquitetura ligeiramente “oversquare” (em que o diâmetro do pistão é maior que o seu curso), de 94×93 milímetros, e taxa de compressão de 12,0:1. Tanto as válvulas de admissão como de escape têm uma elevação massiva de 14 milímetros. O corpo do acelerador, de ação rápida e com 87 milímetros – o maior já usado em um motor Ford – abastece o motor de ar.

O bloco de alumínio, exclusivo e produzido com uma tecnologia de plasma patenteada da Ford, reduz ainda mais o peso do motor.

Fonte: Imprensa Ford

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