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Muscle x Muscle, a Era de Ouro norte-americana!

Fotos: Renato Pereira

1969 foi um ano atípico nos Estados Unidos. Tudo, em todos os, parecia estar em ebulição; em alguns lugares um pouco mais brandas, em outros começando a tomar calor e em outros, a situação era como estar dentro do Krakatoa em plena erupção. Tudo acontecia muito rápida e intensamente, um caos controlado, e um mundo atônito começava a acreditar aque o café da manhã dos norte-americanos era uma mistura de nitroglicerina com kriptonita. Aproveitando-se ativamente deste estado febril que contaminava os quatro cantos do país, as três gigantes do automobilismo não podiam deixar de agir rapidamente, suprindo seus nativos (e estrangeiros) com as mais novas – e por vezes estapafúrdias – criações.

Oa acontecimentos mais importantes em 1969 nos Estados Unidos foram o Richard Milhous Nixon tornar-se o 37° Presidente do país; a Boeing fazer o vôo inaugural do o Boeing 747 Jumbo e James McDivitt, David Scott e Rusty Schweickart testaram o módulo lunar Apollo 9 em sua órbita espacial. Começou a retirada de  25 mil soldados americanos do Vietnam, acontece o Festival de Woodstock e o submarino soviético K-19 colidiu com o submarino americano USS FishCat no Mar de Barents. O segundo fato mais marcante da humanidade, a aterrisagem do Módulo Lunar Eagle na superfície lunar e Neil Armstrong dar seus históricos primeiros passos na Lua só não foi mais marcante do que a chegada da Segunda Geração de um dos maiores ícones da indútria automobilística, o Oldsmobile Cutlass 442!

Tudo começou em Lansing, capital do estado norte-americano do Michigan, nos condados de Ingham e Eaton, fundada em 1835 e com todos os ingredientes para ser apenas mais uma cidade pequena e sem a menor importância, com menos de 3.000 moradores na época de sua emancipação. Foi para lá que se mudou Ransom Elis Olds, filho do ferreiro Pliny Fisk Olds e Sarah Whipple Old, que anos após transfromou a então pequena e pacata cidade em um importante centro industrial. Michigan é a capital do automóvel nos Estados Unidos, e a imensa maioria dos fundadores de montadoras de carros por lá foi, em algum momento, funcionário de uma dessas fábricas até se encher e resolver montar sua própria marca. Ransom Olds fez diferente, empregando seus próprios conhecimentos para criar sua fábrica, a Olds Motor Vehicle Co. em 1897, e muito antes do Henry Ford ter tido a idéia, já havia criado o sistema da linha de montagem, até sucumbir ao poder da General Motors Company em 1897, por obra e empenho do genial  William Crapo Durant.  A Oldsmobile se tornou a maior empresa de carros mais vendidos nos Estados Unidos por muitos anos.

Na década de 1960, a disputa interna entre a Oldsmobile, a Pontiac e a Buick na hierarquia da GM começou a se dissolver. Criações notáveis da Oldsmobile incluíram a introdução do primeiro motor turbo no V8 Turbo Jetfire em 1962, o primeiro carro de tração dianteira produzida nos Estados Unidos, o Toronado em 1966 e, o primeiro Muscle Car norte-americano, o 442! Inicialmente, o Oldsmobile 442 era apenas um pacote opcional do modelo de 1964 do Cutlass  F85, que poderia ser vendido com um cabrurador quadrijet, câmbio de 4 marchas manual e dois escapamentos. Em 1965, para disputar com o Pontiac GTO, o original motor original 330 V8 com 310 Cv foi substituído por um novo V8 400 6,6 litros e 345 Cv. Daí surgiu seu nome 442: carburador quádruplo, 4 marchas e dois escapamentos, e estava criada a categoria Muscle Car nos Estados Unidos!

A Second Generation do 442 começou a ser criada em 1968, após anos de desenvolvimentos, para encarar de igual pra igual a onda que assolava o país, que era superar os super-carros. Existia na época uma tentativa de se distinguir esses carros, os Full Muscle Car, os Midi Size Muscle Car e os Pony Cars. Os Full Muscle são os excessimamente grandões, e custavam caro. Os puristas, que “manjam” mesmo do assunto, afirmam que os Midi Size Muscle são os verdadeiros Muscle Cars. E Era aqui que o Oldsmobile 442 tinha de mostrar sua força.

Em 1968 o 442 tornou-se um modelo separado do restante da linha. Sua distância entre-eixos cresceu 112mm, ganhou um motor V8 455 W30 com 350 Cv e, posteriormente um motor V8 455 W45 ainda mais potente, com 390 Cv e atingia a velocidade mácima de 166 km/h, pesando 1.684 kg. Estamos falando de 1969. O projeto ficou tão bom que, para 1969, quase nada foi alterado, excetuando-se a divisão da grade frontal, freios a disco na dianteira, e enconstos de cabeça nos bancos dianteiros. Pouco mais de 900Oldsmibile Coupé 442 foram construídos, e seus principais concorrentes do segmento Mid Size Mucle Car eram: Buick GSX, AMC Rebell, Buick Gran Sport, Buick Grand National, Buick GNX, Chevrolet Chevelle SS, Chevrolet El Camino, Dodge Charger, Dodge Super Bee, Ford Fairlane GT, Ford Torino, Mercury Cyclone, Plymouth GTX, Plymouth Road Runner e Pontiac GTO.

Ficha Tecnica: Oldsmobile 442 W30 1969

Fábrica: Lansing, Michigan, Estados Unidos
Produção: 1968 a 1972
Projeto: John Beltz, Dale Smith e Bob Dorshimer
Plataforma: A-Body
Estilo da Carroceria: 2 Portas Sport Coupé
Motor: V8 400 6,6 litros, 290 Cv / V8 4550 7,5 litros, 350 Cv
Carburador: Rochester 4MC
Transmissão: Muncie 4 Marchas manual ou Turbo-Hydramatic 3 marchas automático
Dimensões:
Entre-eixos 2,845mm
Comprimento: 5,161mm
Largura: 1,935mm
Altura: 1,441mm
Tanque Combustível: 75,8 itros
Peso total: 1.648 Kg

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