MotosNotícias

EICMA: BMW Motorrad revela as novas R nineT e R nineT Urban G/S

bmw-motorrad-revela-as-novas-r-ninet-e-r-ninet-urban-gs-3

Quando a BMW Motorrad lançou a R nineT, em 2013, era claramente mais do que apenas uma roadster baseada em uma motocicleta clássica. Desde o início, a R nineT combinou uma motocicleta de design clássico e tecnologia moderna com uma produção artesanal sofisticada, como demonstrado pelo tanque de combustível em alumínio com superfícies laterais escovadas, por exemplo. Em vários componentes, o modelo também refletiu a atenção da equipe da R nineT para os detalhes. A nova R nineT, exposta no EICMA (salão de motocicletas de Milão), também irradia este caráter de fabricação estilo boutique, apoiado por uma gama de itens otimizados.

A nova R nineT Urban G/S é bastante diferente em estilo, mas de caráter igualmente clássico. Há mais de 35 anos, a sigla GS, em conjunto com a BMW Motorrad, é praticamente sinônimo de uma sensação de liberdade e paixão pela aventura em duas rodas, tanto na estrada quanto fora dela. A R nineT Urban G/S baseia-se nos genes da primeira e lendária BMW R 80 G/S, dos anos 1980, transportando-os para a era moderna com tecnologia contemporânea na forma de uma motocicleta clássica BMW, de estilo enduro e com motor boxer.

Ambos os novos modelos da linha BMW Heritage apresentam o potente motor boxer, refrigerado a ar/óleo, com capacidade de 1.170 cc e uma potência de 81 kW (110 cv) combinado a um câmbio de 6 marchas. As duas versões foram concebidas para satisfazer as exigências das normas de emissões EU4. Seus sistemas de exaustão, em aço inoxidável, com o tubo do escapamento posicionado à esquerda, refletem estilo clássico.

O conceito de quadro modular proporciona ampla capacidade para modificar a aparência e as características dos dois modelos de acordo com as preferências individuais, por exemplo, adicionando diferentes tipos de assento a partir da gama de acessórios BMW Motorrad. Na R nineT, o quadro compreende quatro componentes como o modelo anterior: uma estrutura principal dianteira, uma estrutura principal traseira, uma peça final removível e uma estrutura de passageiro destacável. Na R nineT Urban G/S, o quadro é constituído por três componentes: um quadro principal dianteiro e traseiro com peça final integrada e um quadro de passageiro.

Assim como antes, um garfo telescópico invertido, de alta qualidade, proporciona controle da roda dianteira na nova R nineT, embora agora seja um componente totalmente ajustável. Com objetivo de favorecer uma maior precisão de direção, estabilidade direcional e neutralidade de curvas, a nova edição da R nineT também foi otimizada em termos de geometria de suspensão. A R nineT Urban G/S é equipada com um garfo telescópico convencional na frente, enquanto o BMW Paralever é aplicado em conjunto com um suporte de mola central na parte traseira, como na R nineT.

A R nineT tem rodas raiadas de 3,5 x 17 polegadas (dianteira) e 5,5 x 17 polegadas (traseira), respectivamente, com pneus 120/70 ZR 17, na frente, e 180/55 ZR 17. Como antes, as pinças de freio de 4 pistões asseguram uma frenagem segura e assistida por ABS, juntamente com os discos de freio flutuantes.

A R nineT Urban G/S, por sua vez, vem com rodas de liga leve. Na dianteira ela mede 19 polegadas e é calçada por um pneu 120/70 ZR 19, em completa sintonia com a típica aparência estilo enduro de uma motocicleta clássica. Isto está perfeitamente combinado com a parte traseira, que conta com uma roda de 17 polegadas, equipada com um pneu 170/60 ZR 17. A nova boxer BMW pode ser encomendada de fábrica com pneus off-road, oferecidos como opcional, que aprimoram ainda mais o seu estilo clássico, e que contam com pneus on-road de série. Com pinças de freio de 4 pistões, os freios vêm com discos de aço de 320 milímetros, assistidos por ABS de alta performance, e garantem uma desaceleração efetiva e estável. E para aprimorar a estabilidade do eixo traseiro, em estradas escorregadias, existe a opção do Controle de Tração (ASC) disponível de fábrica.

Em sua nova edição, a R nineT apresenta mais uma vez a elegância descontraída e proporções de uma clássica roadster BMW. De todos os ângulos, a R nineT é definida por uma mistura de elementos clássicos e modernos combinados com acabamento de alta qualidade.

Enquanto o quadro de instrumentos da R nineT anterior compreendia dois mostradores circulares para velocímetro e contagiros, perfeitamente integrados ao layout clássico, o novo design agora possui dois mostradores separados de visual ainda mais impressionante.

Nada mudou na nova edição da R nineT em termos de características de fabricação e há inúmeros detalhes que os fãs vão adorar: entre eles o tanque de combustível de 18 litros, de alumínio, com superfícies laterais cuidadosamente escovadas, acabamento em alumínio, com uma inscrição R nineT em relevo, que se estende pelo duto de entrada de ar do lado direito, e muito mais.

Enquanto a R nineT exibe seu caráter clássico, em estilo praticamente perfeito, na cor Blackstorm metálica combinada com prata e contrastes metálicos, a nova R nineT, no entanto, consegue se sobressair neste aspecto: para combinar componentes pintados de preto, como o quadro e o compartimento do motor, o braço oscilante Paralever e a caixa da roda traseira agora também ostentam a mesma cor.

Pela primeira vez, dois acabamentos de pintura foram disponibilizados para a R nineT, como itens opcionais. A BMW Motorrad ampliou a gama de personalização para incluir pela primeira vez a área de pintura. A pintura de acabamento especial “Blackstorm metálico/Vintage” ressalta o caráter de fabricação de estilo boutique do tanque de combustível de alumínio, que vem pintado na cor prata metálico Blackstorm e traz o número inicial “21”, em amarelo. Este último é aplicado à mão e dá à moto uma aparência refinada. A motocicleta é equipada com banco com encosto de alumínio e assento para passageiro.

A outra pintura de acabamento especial é a “Blueplanet metálico/alumínio”, que enfatiza o caráter refinado e clássico da R nineT com um toque de estilo jovial. Presente no tanque de combustível de alumínio e no assento, a tonalidade é finalizada com detalhes dourados. A cor Blueplanet metálico também se encontra no para-lamas dianteiro.

Um olhar sobre a R nineT Urban G/S revela que ela é a imagem escrita de seu antepassado, e que reproduz o conceito de cor de seu antecessor praticamente intacto. Assim como há mais de 35 anos, o tanque de combustível e o para-lamas dianteiro elevado são finalizados na cor sólida Lightwhite, com farol correspondente cujo estilo é voltado inteiramente para o estilo BMW G/S dessa época. Como antes, a R nineT Urban G/S apresenta tanque de combustível decorado em dois tons de azul e um assento para dois ocupantes em vermelho brilhante – uma combinação de cores que interpreta as mesmas da BMW Motorsport daquela época. Este eco dos tempos passados é ressaltado por uma moldura finalizada em preto.

Combinando harmoniosamente à máscara do farol, o conjunto de instrumentos consiste em um velocímetro circular analógico, luzes indicadoras e uma tela LCD de duas linhas. Os detalhes de alta qualidade caracterizam também a R nineT Urban G/S. Estes incluem as numerosas peças forjadas de alumínio, o grampo do guidão tubular duplamente aplicado em alumínio e muito mais.

Uma solução interessante, voltada para criar um visual clássico de enduro, é o para-lamas dianteiro de dupla seção. O protetor dianteiro de respingo é unido à ponte inferior do garfo, assim habilmente passando uma sensação do estilo clássico de enduro. O protetor contra respingos traseiro é montado logo acima da roda dianteira em conjunto com um estabilizador de garfo.

Fonte: Comunicação Corporativa BMW Group Brasil

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo