MotosNotícias

BMW Motorrad revela conceito Vision Next 100

bmw-motorrad-vision-next-100

Em 2016, ano de seu centenário, o BMW Group está, mais do que nunca, com seus olhos voltados para o futuro e desenvolvendo uma série de propostas de veículos direcionados para atender às necessidades de mobilidade das pessoas 30 anos adiante, a partir de agora. E as soluções baseiam-se na hipótese de que a mobilidade deverá se tornar cada vez mais diversificada e conectada.

Após a BMW, MINI e Rolls-Royce apresentarem seus veículos-conceito Vision NEXT 100, chegou a vez de o BMW Group revelar sua próxima solução avançada, desta vez voltada para o mundo do motociclismo: a BMW Motorrad VISION NEXT 100. Revelado nesta terça-feira (11), durante a exposição “Iconic Impulses: The BMW Group Future Experience” (“Impulsos Incônicos: A Experiência Futurista do BMW Group”), em exibição em Los Angeles, nos Estados Unidos.

“O BMW Motorrad VISION NEXT 100 incorpora a visão do universo duas rodas do BMW Group em um mundo conectado – uma experiência analógica em uma era digitalizada. O motociclismo diz respeito a fugir do cotidiano: o momento em que você monta em sua motocicleta e está absolutamente livre. Neste caso, a sua moto é a grande fuga”, diz Edgar Heinrich, head de Design da BMW Motorrad, descrevendo os princípios fundamentais contidos na marca responsável pelos veículos VISION.

O BMW Motorrad VISION NEXT 100 representa uma experiência de condução definitiva. Livre da necessidade de vestir um capacete e roupas de proteção, o piloto está apto a desfrutar das forças do ambiente. A aceleração, o vento e a natureza, assim como o contato com o mundo ao redor, saboreando-as a cada instante. O design do BMW Motorrad VISION NEXT 100 representa a essência da motocicleta: a síntese perfeita entre o homem e a máquina. Cada detalhe é da mais alta qualidade e o design incorpora todos os aspectos visuais mais marcantes das motos BMW Motorrad de todos os tempos. Estes elementos, no entanto, têm um toque contemporâneo, tanto visualmente quanto em termos de funcionalidades.

bmw-motorrad-vision-next-1009

Os elementos emblemáticos do BMW Motorrad VISION NEXT 100 são capazes de torná-la imediatamente reconhecível como um “legítimo BMW” e inclui quadro preto triangular, linhas brancas e clássicas, além de um motor em formato boxer. A moto, em si, no entanto, é movida por uma solução zero-emissões.

O BMW Motorrad VISION NEXT 100 une o passado da marca BMW Motorrad com seu futuro, além de ser uma poderosa expressão de ambos.

O quadro negro, em forma de triângulo, do BMW Motorrad VISION NEXT 100 é uma referência clara à primeira motocicleta BMW, a R32, concebida em 1923. No protótipo, no entanto, o formato foi reinterpretado para dar origem a uma escultura funcional que liga as rodas dianteira e traseira por meio de arcos de aspecto dinâmico. Rolamentos e junções estão fora do alcance dos olhos, pois o quadro surge como uma estrutura única e totalmente integrada.

Visto de perfil, o BMW Motorrad VISION NEXT 100 assemelha-se a uma naked bike, graças à sua ergonomia, e ao assento de configuração roadster. A disposição inteligente das superfícies protege o piloto do vento e das intempéries climáticas de forma tão eficaz como se estivesse equipada com uma carenagem completa. A superfície do quadro é coberta por um tecido preto fosco. Seu brilho sedoso e linhas finas destacam as formas características da moto, além de representar uma reinterpretação contemporânea de um detalhe clássico da BMW. O logotipo da marca é exibido no quadro escuro, sendo iluminado pelas já familiares luzes azuis e brancas, com a moto em movimento.

bmw-motorrad-vision-next-1007

O quadro Flexframe surge como uma estrutura única e integrada, que se estende desde a dianteira à roda traseira do BMW Motorrad VISION NEXT 100. Por ser flexível, ele permite que a motocicleta seja conduzida sem a necessidade de juntas ou articulações encontradas nas motocicletas de hoje. O guidão se ajusta ao quadro, mudando a direção da moto. E a quantidade de força necessária para direcioná-la vai depender de cada situação. Com ela parada, por exemplo, o Flexframe exige pouca força para girar, enquanto em altas velocidades, ele tende a ficar muito rígido.

Na parte central do quadro reside, ao mesmo tempo, uma peça de estilo próprio e uma referência histórica: o motor. Desenvolvido e criado à imagem do tradicional motor boxer BMW, ele, na realidade, consiste de uma unidade motriz zero-emissões. Sua aparência externa muda de acordo com as circunstâncias. Quando está em repouso, o motor exibe formas compactas, se expandindo somente quando a motocicleta inicia seu movimento, melhorando a aerodinâmica e protegendo o piloto contra o mau tempo. Seu acabamento, em alumínio, confirma a qualidade superior deste componente.

A aparência perfeita do BMW Motorrad VISION NEXT 100 exprime claramente as suas qualidades focadas na condução. O design frontal é minimalista e reforçado com detalhes de alta qualidade. Integrado à parte frontal do quadro, logo acima da roda dianteira, está um grande refletor de metal que incorpora dois elementos em U, posicionados verticalmente, que compõem as luzes diurnas. Elas atuam também como um defletor de ar que, em conjunto com um pequeno para-brisas, integrado, ajudam a otimizar o fluxo de ar que passa pela moto.

Elementos da carroceria, como assento, parte superior do chassi e os para-lamas são feitos de carbono.

As lanternas traseira e indicadora de direção (pisca) trazem lâmpadas vermelhas debaixo do assento e que lembram a forma característica, em duplo “C”, das luzes traseiras das motocicletas BMW Motorrad atuais, mas com uma nova interpretação do futuro.

Os pneus não apenas possuem função de amortecimento, como seu perfil variável se ajusta de forma ativa a todo tipo de terreno. Isto garante uma aderência ótima ao piso em qualquer situação.

Diante da praticamente ausência de cabos, monitores e botões, chama especialmente a atenção um elemento dentro da moldura da seção frontal: um interruptor vermelho situado à extrema direita do guidão. Este elemento é responsável por liberar ou bloquear o manete do acelerador. Trata-se de uma homenagem à experiência semelhante de conduzir as primeiras motocicletas. Os manetes curvados para fora também evocam a história da motocicleta.

Fonte: Comunicação Corporativa BMW Group Brasil

 

 

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo