CarrosNotícias

Motor Boxer da Subaru completa 50 anos

SUBARU_1000__primeiro_Subaru_com_motor_Boxer___Baixa_Resolucao

A Subaru, fabricante de veículos pertencente à Fuji Heavy Industries Ltd. (FHI), comemora, neste mês de maio, os 50 anos do lançamento do primeiro modelo da marca equipado com motor Boxer, que se caracteriza pelos cilindros horizontalmente contrapostos. A Subaru já produziu mais de 16 milhões de veículos equipados com motor Boxer nas últimas cinco décadas.

O modelo Subaru 1000, lançado em 14 de maio de 1966, foi o primeiro automóvel de passageiros da Subaru a sair de fábrica com o motor Boxer. Desde então, a marca tem trabalhado intensamente para ampliar ainda mais as vantagens e modernizar a motorização Boxer.

No Brasil, toda a atual linha de veículos Subaru, importada e comercializada com exclusividade no Brasil pela CAOA, conta com os significativos benefícios e a alta performance dos motores Boxer.

Motor_SUBARU_Boxer___Imagem_02___Baixa_resolucao

O elevado nível de tecnologia presente nesse tipo de motorização é amplamente reconhecido no mercado brasileiro. Um exemplo disso é a recente conquista do modelo Subaru Forester Sport, equipado com motor Boxer 2.0 litros aspirado (150 cv / 20,2 kgfm), que recebeu a nota máxima “A”, indicando o menor nível de consumo de combustível na categoria “Grande” do “Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular” (PBEV), elaborado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em parceria com o Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural, Conpet.

A origem do termo “Boxer” remete aos movimentos realizados pelos boxeadores, uma analogia entre o movimento executado pela dupla de pistões e os golpes deferidos por um praticante desse esporte.

No motor com os cilindros horizontalmente opostos, os pistões se movimentam em uma disposição simétrica e contrapostos, anulando, assim, a força de inércia entre eles. Isso resulta em reduzido nível de vibrações, contribuindo para um funcionamento suave do motor, independentemente da faixa de rotação em que ele esteja trabalhando.

Além disso, outra vantagem do motor Boxer, quando comparado com os propulsores de construção em “linha” ou em “V”, é o seu baixo centro de gravidade, proporcionado pelas suas dimensões compactas e distribuição equilibrada de peso. O baixo centro de gravidade aumenta a estabilidade e contribui para uma condução segura em altas velocidades e curvas rápidas.

O motor Boxer, associado ao sistema da Subaru denominado Symmetrical All-Wheel Drive (SAWD), oferece a combinação entre estabilidade superior e elevada capacidade da tração AWD/Tração integral, obtida pela sua equilibrada distribuição de peso, o que resulta em melhor dirigibilidade e maior segurança em diversos tipos de terreno.

Fonte: CAOA – Diretoria de Relações Institucionais e Comunicação com a Imprensa

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo