CarrosNotícias

Morre Sergio Pininfarina aos 86 anos

Fotos: Divulgação

Faleceu esta noite na sua terra natal, Turim, norte de Itália, aos 86 anos, o engenheiro Sérgio Pininfarina, que desenhou alguns dos modelos mais emblemáticos da Ferrari. Pininfarina faleceu na sua casa, ao lado de sua mulher, Giorgia, e os seus filhos Lorenza e Paolo, até ao último momento.

Pininfarina nasceu em setembro de 1926 perto de Turim, no Norte de Itália, Sergio Pininfarina, dirigiu durante muitos anos o grupo industrial especializado na concepção e montagem de carros esportivos para as grandes marcas mundiais, sendo um dos seus modelos mais famosos o Ferrari Testarossa.

Presidente honorário da Pininfarina, o designer, formado em engenharia industrial, cedeu, em 2002, a direção operacional do grupo ao filho Andrea, que morreu num acidente de aviaão em 2008. Sergio Pininfarina nunca mais recuperou da morte do filho, tendo falecido hoje, vítima de doença.

Em outubro passado, a Pininfarina tinha deixado de trabalhar para a indústria automóvel, devido às dificuldades que a crise financeira está provocando no setor, mas a empresa continua desenvolvendo atividades de design, de engenharia e de investigação e desenvolvimento, sobretudo para carros elétricos. Sergio Pininfarina foi presidente da confederação dos patrões da indústria italianos, a Confindustria, de 1988 a 1992, e foi nomeado senador vitalício em 2005.

Etiquetas

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. É… ele já era um senhor de quase 90 anos, mas sem sombra de dúvida é uma grande perda para a história do automóvel.

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo