A Tesla liberou a primeira imagem oficial do seu próximo modelo, o Model Y. O SUV compacto, o quarto modelo da Tesla depois do Model S, Model X e o Model 3, chega em 2019, ou seja, coincidindo com a entrega das primeiras unidades do Model 3.
Para o momento, Elon Musk adianta apenas que o novo modelo será feito com base numa plataforma totalmente nova, e não com a mesma base do Model 3, e que será feito numa nova fábrica, uma vez que a unidade de Fremont (nos EUA) estará próxima do limite da sua capacidade.
A imagem pouco reveladora divulgada deixa ver que o Model Y não terá espelhos retrovisores, substituídos por câmeras cujas imagens serão apresentadas em telas no painel. Terá uma bateria de 60 kWh, o que lhe permitirá ter cerca de 500 km de autonomia.
O que já se sabe é que o Model Y deverá custar algo como 37.500 euros nos Estados Unidos, sensivelmente mais 4 mil euros que o Model 3. A Tesla espera que o Model Y tenha maior procura face ao Model 3.
Musk promete que serão revelados mais dados sobre o Model Y em setembro, altura em que se ficará a saber mais sobre o já confirmado camião elétrico da marca com sede na Califórnia.