CarrosNotícias

Porsche 911 GT2 RS com 6 minutos e 47,3 segundos em Nürburgring

A Porsche estabeleceu no dia 20 de setembro um novo recorde para carros aptos a rodar nas estradas nos 20,6 quilômetros do circuito de Nordschleife em Nürburgring, na Alemanha. O tempo recorde, de 6 minutos e 47,3 segundos, foi obtido na presença de um notário (fiscal público) e ultrapassou as expectativas da própria Porsche. Frank-Steffen Walliser, vice-presidente de Motorsport e carros GT conta: “No início do processo de desenvolvimento estabelecemos por nossa conta um objetivo para o GT2 RS, de um tempo de volta de menos de 7 minutos e 5 segundos. O crédito por superar esse objetivo em 17,7 segundos vai para nossos engenheiros de desenvolvimento, mecânicos e pilotos, que demonstraram um desempenho de equipe excepcionalmente elevado. O resultado oficializou que o GT2 RS não é apenas o mais potente, mas também o 911 mais rápido já fabricado.”

Esse recorde não é um fato isolado: Lars Kern (30 anos), da Alemanha, e Nick Tandy (32 anos) do Reino Unido, quebraram o recorde anterior para carros esportivos aptos a rodar em vias públicas (6 minutos e 52,01 segundos) em sua primeira tentativa e, em seguida, fizeram cinco voltas abaixo de 6 minutos e 50 segundos. Para Andreas Preuninger, diretor da Linha de Modelos GT: “Não é apenas o tempo recorde alcançado pelo GT2 RS que demonstra a classe desse veículo, mas também sua performance consistente em cada volta percorrida. Estamos especialmente orgulhosos pelo fato disso ter sido obtido por dois veículos e dois pilotos diferentes, já que isso salienta a capacidade do GT2 RS repetir esse resultado por várias vezes.”

O piloto de fábrica da Porsche, Nick Tandy, viajou diretamente para Nürburgring depois de uma prova de seis horas em Austin, no estado americano do Texas, trocando o protótipo Porsche 919 Hybrid pelo 911 GT2 RS de 700 cv (515 kW) equipado com pneus Michelin Pilot Cup 2. Foi Lars.

Kern, piloto de testes profissional da Porsche apaixonado por corridas quem acabou estabelecendo o tempo recorde final. Além de participar da Carrera Cup Australia. Kern compete regularmente no Campeonato VLN de Endurance em Nordschleife e conhece Nordschleife de dentro para fora. A volta recorde foi iniciada às 19h11 e terminou 6 minutos e 47,3 segundos depois, em condições ambientais ideais. Como é costume em disputas por recordes, o tempo foi medido ao longo do trecho de 20,6 quilômetros. A média horária do veículo foi de 184,11 km/h.

O 911 apto a rodar nas ruas mais veloz e mais potente teve sua apresentação mundial no Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido, no final de junho. O coração desse carro esportivo de alto desempenho é um motor plano biturbo com seis cilindros de 700 cv (515 kW). Pesando 1.470 kg com o tanque de combustível cheio, o biposto de peso leve acelera de zero a 100 km/h em 2,8 segundos. O cupê com tração traseira tem velocidade máxima de 340 km/h. Com sua tecnologia de propulsão próxima a um carro de competição, o novo 911 GT2 RS supera seu antecessor de 3,6 litros por 80 cv (59 kW) e alcança um torque de 750 Nm (um acréscimo de 50 Nm).

Fonte: PR and Press Manager – Porsche Brasil

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo