CarrosNotícias
Tendência

MINI 9X Hatchback foi um possível sucessor do modelo original

O engenheiro Alec Issigonis estava determinado a explorar ainda mais o princípio do uso criativo do espaço

Inspirado pelo sucesso da sua criação, o clássico MINI, o engenheiro Alec Issigonis estava determinado a explorar ainda mais o princípio do uso criativo do espaço. Sua motivação foi fundamental para o desenvolvimento do protótipo MINI 9X Hatchback, que Issigonis apresentou em 1969 como um possível sucessor de sua criação clássica. Embora este veículo fosse mais curto que o original, na verdade, ele proporcionava ainda mais espaço no interior, juntamente com uma estrutura de carroceria e tecnologia de motor mais moderna. No entanto, este em particular não estava destinado a ser produzido em série.

O MINI Clubman veio com um front end completamente remodelado e, com isso, o clássico MINI teve o privilégio de ser prestigiado por mais três décadas. Hoje, o protótipo MINI 9X Hatchback está no British Motor Museum em Gaydon, 65 quilômetros ao norte da fábrica da MINI em Oxford.

O design do MINI Clubman se manteve atemporal. O modelo de quatro portas atualizou o seu design único e marcante com a nova linguagem visual da fabricante para a geração atual, que tem como destaque o MINI John Cooper Works Clubman All 4, lançado no Brasil em novembro de 2019. Na dianteira, os tradicionais faróis arredondados são agora em LED Adaptativos, com luzes de condução diurna na cor cristal. O logotipo John Cooper Works está posicionado no canto esquerdo da grade frontal separada por um friso vermelho e os para-choques e capô ganharam novo desenho das tomadas de ar. Na traseira, a tampa do porta-malas com abertura lateral divide as lanternas que receberam a disposição internas de luzes remetendo à bandeira do Reino Unido.

Fonte: MINI do Brasil

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo