Por Karlene Vieira
Foi apresentado esta semana no Brasil a versão blindada de fábrica do sedã da MercedesBenz, o Classe E. Trata-se do modelo E 500 Guard, que chega com blindagem do tipo VR4, que suporta tiros até de uma Magnum 44. Para empurrar o modelo, está disponível um motor V8 de 4.6 litros e 408 cavalos a 60 kgfm de torque. O preço sugerido pela marca é de R$ 423.500. As primeiras unidades começaram a chegar às concessionárias em três meses.
O modelo não apresenta quase nenhuma diferença em relação ao Classe E convencional. ”O carro tem de ser discreto e não pode parecer blindado. Engana-se, porém, quem acha que foram colocadas apenas algumas chapas de aço extras na carroceria”, conta Markus Rubenbauer, diretor de marketing da divisão de blindados da Mercedes-Benz.
Segundo ele, mais de 50 dispositivos de controle eletrônico foram recalibrados, assim como eixos, amortecedores e freios para suportar o peso extra. A proteção extra inclui vidros, carroceria e pneus, que mesmo furados podem rodar por mais 80 km a uma velocidade de 80 km/h.
Mesmo com 300 quilos a mais, o modelo não decepciona na hora de acelerar. O propulsor leva o E 500 Guard de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, com máxima limitada eletronicamente de 240 km/h e a transmissão é automática de 7 marchas.