CarrosNotícias

Mecânica Online nº 26 — Giugiaro: 45 anos de design italiano

Fotos: Divulgação

Olhe ao seu redor: todos os objetos que você vê certamente são úteis para alguma coisa

As muito feias que me perdoem, mas beleza é fundamental.” Já dizia Vinicius de Moraes em sua poesia “Receita de Mulher”, característica essa tão destacada nas transmissões de carnavais que acompanhamos na televisão. Então, já que a beleza é fundamental, surgem os designers para colocar o belo em nossa vida cotidiana, claro, quando isso é possível, como acontece com os automóveis.

Os designers são os responsáveis por fazer dos objetos muito mais do que meros utensílios – os objetos devem ser também capazes de melhorar nossa vida, de deixá-la mais bonita.

A definição de design é controversa até mesmo entre os profissionais do setor. É algo bem parecido com aquela velha discussão sobre o que é arte. No Dicionário Aurélio design surge como “concepção de um projeto ou modelo”. Steve Jobs costumava dizer que o design é “a alma das criações humanas”. Não foi à toa que ele ergueu a empresa investindo na fabricação de computadores esteticamente irresistíveis.

Num mundo em que a eficiência, durabilidade e qualidade dos produtos são semelhantes, de que forma é possível chamar a atenção do consumidor? Pela beleza, pela diferença – pelo design. Portanto, as empresas têm apostado todas as fichas no negócio, a ponto de consultores e analistas atestarem que vivemos na economia do design. Afinal de contas, está nas mãos dos designers o poder de criar coisas dirigidas para nos agradar e assim nos convencer – ou não – a comprar algo. Ou seja: eles influenciam diretamente a forma como gastamos nosso dinheiro.

Quando o assunto é automóvel, foi inaugurada uma exposição em São Paulo que vai até o dia 31 de março que tem como tema – Giugiaro: 45 anos de design italiano, no Museu da Casa Brasileira.

A mostra apresenta o trabalho de Giorgetto e Fabrizio Giugiaro, pai e filho, duas referências de criatividade no design. Giorgetto Giugiaro foi um dos principais agentes a dar forma e beleza à indústria automobilística mundial.

Eles participaram do evento de abertura da exposição, que também contou com a presença do presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, que destacou como Giugiaro desenvolveu com muito estilo e funcionalidade projetos e obras que entraram para a história.

Giorgetto Giugiaro mantém estreita relação com o Grupo Volkswagen desde os primeiros anos de atividade de seu estúdio, Italdesign. É de sua autoria, por exemplo, o desenho da primeira geração do Golf (1974) – considerado pelo próprio designer sua melhor e mais importante realização.

Giugiaro também desenhou vários outros projetos importantes do Grupo Volkswagen, como o Passat (1973), Scirocco (1974), Audi 80 (1978) e Lamborghini Gallardo (2002).

Essa cooperação de sucesso se itensificou em setembro de 2010, quando o Grupo Volkswagen tornou-se acionista majoritário no Italdesign. O estúdio foi criado em 1968 por Giorgetto Giugiaro em parceria com o engenheiro Aldo Mantovani.

Mecânica Online News

  • A Volvo iniciou no Brasil os primeiros testes com um caminhão movido a diesel-metano, uma solução de combustível alternativo para transporte de longa distância. O caminhão é movido com até 75% de Gás Natural Liquefeito (GNL) e o restante de diesel. Testes de campo realizados na Europa mostram que a tecnologia com gás natural liquefeito diminui em até 10% as emissões de CO2, em comparação aos caminhões com tecnologia Euro 5.
  • Os resultados das vendas no primeiro mês do ano foi de comemoração para as principais marcas de automóveis e comerciais leves. O motivo? Recorde histórico de vendas para o mês de janeiro! Entre as fabricantes a Fiat largou na frente e já abre cerca de 10 mil unidades de vantagem para a Volkswagen, que vem em segundo.
  • Estão abertas as inscrições para o Programa Jovens Profissionais da Fiat. O objetivo é identificar e desenvolver engenheiros com interesse em atuação na área industrial. São 80 vagas direcionadas para o complexo automotivo que a fabricante italiana está montando em Goiana, Mata Norte de Pernambuco. Estes jovens profissionais devem ter graduação concluída entre junho de 2010 e março de 2013.
  • São 81 as equipes inscritas na 19ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, que representam 68 instituições de ensino superior de 17 Estados brasileiros e Distrito Federal (DF). As provas serão realizadas de 14 a 17 de março, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba-SP.

Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecatrônico e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica. E-mail: [email protected]

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo