CarrosNotícias

McLaren cria carro exclusivo para cliente

Fotos: Divulgação

Por Letícia Braun

O MP4-12C Cam-Am não foi à única atração da McLaren durante o Pebble Beach Concours, realizado no último domingo, na Califórnia (EUA). A marca inglesa mostrou no evento, pela primeira vez, o X-1, carro criado exclusivamente para um cliente especial da empresa.

Um dos nossos clientes, que já é proprietário de um McLaren F1, um Mercedes-Benz SLR McLaren e um MP4-12C, queria um carro único. A conversa começou há três anos, com nosso CEO, Ron Dennis. Ele queria um esportivo com a capacidade do MP4-12C, mas envolvido numa carroceria única, que refletisse suas necessidades e sua personalidade”, explica Paul MacKenzie, diretor da McLaren Special Operations, divisão responsável por projetos customizados da marca. “A característica-chave que o cliente desejava era uma elegância clássica e atemporal, que foi um grande desafio”, completa Frank Stephenson, diretor de design da MSO.

Segundo os executivos, a inspiração veio de automóveis como Citroën SM (1971), Mercedes-Benz 540k (1939), Chrysler D’Elegance Ghia (1953) e Facel Vega (1961), além da arquitetura do museu Guggenheim (NovaYork) e até de um piano.

O X-1 é construído sobre a Monocell, estrutura de fibra de carbono criada para o MP4-12C, que também empresta seu motor V8 biturbo, de 625 cv. No restante, como rodas e faróis, o X-1 tem componentes exclusivos. Destaque para as portas que abrem para cima.

Quanto às medidas, o modelo é 11 cm mais comprido e 19 cm mais largo que o MP4-12C, chegando a 4,66 m de comprimento e 2,01 m de largura. O peso de 1.400 kg equivale ao do esportivo de linha da McLaren.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo