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McLaren Artura é o primeiro supercarro híbrido de alto desempenho de produção em série da marca

Relação peso-potência líder de classe de 487 HP/tonelada ou 2 kg/HP* (com peso seco mais leve de 1.394 kg*)

O novo McLaren Artura marca o início de um novo capítulo para a empresa pioneira de supercarros de luxo e uma nova era em tecnologia e desempenho de supercarros. Ele se junta aos modelos 720S, 720S Spider e 765LT na linha Supercars da McLaren (composta também pelas linhas GT, na qual se enquadra o McLaren GT, e Ultimate, na qual se posicionam o Elva, o Speedtail e o McLaren Senna).

O primeiro supercarro híbrido de alto desempenho de produção em série da McLaren concentra mais de meio século de experiência e conhecimento em corridas e carros de rua da empresa em um supercarro de próxima geração que combina tecnologia inovadora com a dedicação da McLaren ao puro envolvimento do piloto.

Apoiado pela filosofia da McLaren de engenharia superleve, o novo Artura é a essência de todos os atributos inerentes a um McLaren − design diferenciado, desempenho incomparável, excelência dinâmica e inovação de engenharia− com a eletrificação agora trazendo os benefícios adicionais de uma resposta ainda mais rápida ao acelerador, emissões mais baixas e capacidade de operar no modo elétrico puro para viagens livres de emissões de até 30 quilômetros*.

Totalmente novo, feito a partir do zero, o Artura presenteou os engenheiros e designers da McLaren com novas oportunidades para inovar, a principal delas sendo como preservar a filosofia de engenharia superleve da McLaren ao adicionar elementos do trem de força híbrido, incluindo o motor elétrico e a bateria.

Um programa exigente de redução de peso, abrangendo todas as áreas do Artura desde a plataforma do chassi – esta é a estreia da nova arquitetura leve de carbono (MCLA, McLaren Carbon Lightweight Architecture) – até o trem de força HPH compacto e o peso do cabeamento usado na parte elétrica (onde uma redução de  10% foi alcançada) resultou no Artura tendo um peso seco mais leve de 1.395 kg*. O peso total dos componentes híbridos é de apenas 130,1 kg (que inclui uma bateria de 87,9 kg e um motor elétrico de 15,4 kg), resultando em um peso DIN de  1.498 kg* – no mesmo nível de supercarros comparáveis mas sem motorizações híbridas – dando ao Artura a vantagem de ser extremamente leve.

No coração do trem de força do Artura está o novo motor V6 biturbo a gasolina de 2.993 cm³ da McLaren. Com potência de 585 HP (202,7 HP por litro) e 585 Nm de torque, o motor de alumínio de cárter seco é compacto e leve: com apenas 160,1 kg, pesa 49,8 kg a menos do que um motor McLaren V8 e é significativamente mais curto, aumentando a eficiência do conjunto.

Projetado para funcionar com um filtro de partículas de gasolina para otimizar as emissões, o motor M630 também é extremamente refinado. O ângulo em V de  120° do motor permite que os turbos sejam posicionados dentro do “v quente” e oferece outras vantagens, além de contribuir para um centro de gravidade mais baixo. O layout de 120° aumenta o desempenho do motor, reduzindo as perdas de pressão por meio do sistema de escapamento, e permite um virabrequim mais rígido que permite um limite de rotação de 8.500 rpm, maximizando o desempenho e o envolvimento do piloto.

Trabalhando em harmonia com o novo V6 está o motor elétrico de fluxo axial compacto do Artura, localizado dentro da caixa de transmissão. Menor e mais denso em energia do que um motor elétrico de fluxo radial convencional, ele é capaz de gerar 95 HP de potência, 225 Nm de torque e possui uma densidade de energia por quilo 33% maior do que o sistema usado no McLaren P1.  A natureza instantânea da entrega de torque do motor – conhecida como “torque infill” – é a chave para a resposta rápida do acelerador. O desempenho “off-the-line” estimulante vê o Artura ir de 0 a 100 km/h em apenas 3,0 segundos*, de 0 a 200 km/h em 8,3 segundos* e de 0 a 300 km/h em 21,5 segundos*. A velocidade máxima é limitada a 330 km/h.

Os sistemas de propulsão dupla são integrados por meio de uma embreagem de desconexão do motor, conduzindo uma transmissão totalmente nova de dupla embreagem, que foi desenvolvida especificamente para o Artura. Apesar de ter oito marchas (e consequentemente uma relação a mais do que a transmissão McLaren já existente) para otimizar a entrega de potência e torque, o conjunto de engrenagens leve e de relação curta é 4 centímetros mais curto. Também não requer marcha à ré – o motor elétrico cuida da reversão literalmente girando na direção oposta.

O motor elétrico é alimentado por uma bateria composta por cinco módulos de íon-lítio, oferecendo uma capacidade de energia utilizável de 7,4 kWh e um alcance elétrico puro de 30 quilômetros*. A bateria é resfriada por líquido refrigerante que corre por trilhos de resfriamento, e o conjunto – incluindo uma unidade de distribuição de energia que transfere a energia da bateria da parte traseira do veículo para os auxiliares na frente – é montado em um piso de fibra de carbono estrutural. Este conjunto é então aparafusado na base traseira do monocoque, otimizando a rigidez, a distribuição de peso e a proteção contra impactos.

O Artura é projetado com capacidade plena Plug-in Hybrid (PHEV)  e pode ser carregado a um nível de 80% em apenas 2h30min com um cabo EVSE padrão. As baterias também podem coletar energia do motor a combustão durante a condução, adaptadas ao modo de condução selecionado.

O McLaren Artura é o primeiro modelo a ter a nova arquitetura de baixo peso de carbono McLaren (MCLA, McLaren Carbon Lightweight Architecture) em seu núcleo. Projetado e fabricado no centro de tecnologia de compósitos da McLaren (MCTC, McLaren Composites Technology Center) na região de Sheffield, o MCLA define um novo padrão para o design flexível de chassi avançado da McLaren. Otimizado para aplicações híbridas de alto desempenho, ele inclui  um compartimento de bateria feito sob medida e apresenta uma arquitetura elétrica ethernet inovadora baseada em domínio, junto com um sistema elétrico de aquecimento, ventilação e ar condicionado (eHVAC).

A arquitetura ethernet reduz o cabeamento em até 25%, além de acelerar a transmissão de dados. Isso também facilita o acesso a sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), incluindo Controle de Cruzeiro Adaptável Inteligente, Aviso de Saída de Faixa, Assistência Automática de Farol Alto e Reconhecimento de Sinalização Rodoviária, bem como atualizações de software Over-The-Air (OTA).

A arte da engenharia sob a pele do Artura é complementada por seu design exterior. O nariz baixo, a frente da cabine e a cauda alta é puro supercarro, o desenho sublinhado pelas portas McLaren diédricas – que se abrem mais perto da carroceria e abrigam espelhos que se dobram mais firmemente – e ainda mais reforçado pela curta distância entre-eixos e altura reduzida.

O efeito geral dá ao Artura uma aparência quase “encolhida”, evoluindo para um novo nível a abordagem de design da McLaren vista em modelos recentes. A escultura técnica ágil tem apenas as linhas mínimas da carroceria e das juntas do painel, auxiliadas por recursos como uma concha traseira integral projetada e superformada como um painel. A forma do Artura, esculpida para otimizar o desempenho e gerenciar o fluxo de ar para desempenho aerodinâmico e resfriamento, é impulsionada pelo princípio de design McLaren de “tudo por uma razão” que está em evidência em todo o carro. O centro do divisor frontal é um exemplo disso, sendo a entrada para o sistema eHVAC e também abrigando o radar frontal que faz parte do pacote ADAS opcional.

Por dentro, o Artura não deixa de ser uma revolução, com o cockpit mais centrado do que nunca em torno do motorista. A seleção do modo de direção – que retém os controles Powertrain e Handling separados – foi movida para a coluna do instrumento, que por sua vez é montada na coluna de direção e se ajusta com o volante para melhorar ainda mais a ergonomia de direção. Consequentemente, o volante é mantido livre de interruptores desnecessários. No entanto, o motorista ainda é capaz de ajustar os modos de direção sem tirar as mãos do volante.

O motorista pode escolher entre quatro modos de Powertrain, incluindo um E-mode (modo elétrico) para 30 km de propulsão apenas elétrica, livre de emissões. Projetado para condições de direção mistas, o modo Comfort (conforto) maximiza o alcance e a eficiência, com o motor a combustão sendo desligado abaixo de 40 km/h com o uso de um modo Stop and Start (parada e partida) estendido, mas integrado para maiores requisitos de velocidade e potência. Nos modos Sport (esporte) e Track (pista), a energia elétrica é implantada de uma maneira cada vez mais agressiva para resposta e aceleração de low-end (“torque infill”). As opções de modos de manuseio separadas ajustam a firmeza do amortecedor e o grau de intervenção do Controle Eletrônico de Estabilidade para atender às preferências do motorista e às condições climáticas e da estrada.

Desde o início, a McLaren projetou o Artura para ser não apenas uma virada de jogo tecnológica, mas também para permanecer fiel aos principais atributos da McLaren: ser incrivelmente envolvente para pilotar e exibir os mais altos níveis de habilidade dinâmica. Projetado para se destacar na estrada e na pista, o Artura também possui o refinamento dinâmico para fazer serenamente um trajeto urbano no modo elétrico.

Os engenheiros da McLaren se concentraram na estabilidade e frenagem; controle da extremidade traseira; maior aderência e carga aerodinâmica otimizada – bem como maior envolvimento do piloto. A chave para atingir esses objetivos é a primeira implantação da McLaren de um diferencial controlado eletronicamente (E-diff) para controlar de forma independente o torque que se move pelo eixo traseiro. Mais leve, mais controlável e menor que um diferencial de travamento mecânico (ele se encaixa na transmissão), o E-diff bloqueia e desbloqueia as rodas traseiras individualmente para melhorar a tração nas curvas.

O  inovador sistema de suspensão traseira, que emparelha um braço superior com dois braços inferiores e um tirante na frente do centro da roda, maximize a estabilidade e a precisão do veículo e reduz a subviragem em uma curva enquanto acelera. Os pneus mais largos permitem estabilidade adicional e melhor tração, enquanto a combinação de uma distância entre-eixos curta, E-diff e força descendente física fornecida pelo spoiler traseiro integrado e difusor garantem uma incrível agilidade em baixa velocidade e um alto nível de estabilidade em alta velocidade. O E-diff em particular aumenta o desempenho e a confiança do motorista nas curvas, melhorando a tração e reduzindo os níveis de subviragem.

A precisão dinâmica é adicionalmente aprimorada pela tecnologia Pirelli Cyber Tire. Composto por hardware e software integrado com os sistemas eletrônicos do Artura e apresentando um “chip” eletrônico dentro de cada pneu, o Pirelli Cyber Tire gera dados em tempo real e os retransmite para os sistemas de controle de estabilidade do carro para otimizar o desempenho.

Uma característica que descaradamente não é nova no Artura é a direção hidráulica assistida, marca registrada da McLaren. Comprovado em gerações de supercarros da McLaren, continua sendo o sistema definitivo para fornecer feedback ao piloto. No Artura, o sistema foi totalmente redesenhado para reduzir peso e é combinado com uma versão atualizada e personalizada do sistema de Controle de Amortecimento Proativo da McLaren que oferece suporte a características excepcionais de condução e manuseio.

O desempenho de frenagem também é excepcional, devido ao fato de o Artura ser equipado com freios de cerâmica de carbono e pinças de alumínio leves da mesma família dos sistemas que equipam os modelos  LT mais recentes da McLaren. Junto com a nova cinemática do eixotraseiro, eles oferecem estabilidade e potência de frenagem em alta velocidade superiores.

O conforto do motorista e do passageiro em geral foi um imperativo ao longo do desenvolvimento do Artura, com o refinamento do NVH (ruído, vibração e aspereza de rodagem) em alta na agenda – como convém a um supercarro que passará parte do tempo funcionando no modo elétrico quase silencioso. As  inovações que beneficiam o refinamento incluem a rigidez do MCLA, montagens com fluido para o trem de força e o novo design e configurações da suspensão traseira. O sistema patenteado de cancelamento de ruído da Pirelli (PCNS, Pirelli Noise Cancelling System), que usa um dispositivo de absorção de som na parede interna do pneu P-ZERO para reduzir a vibração e o ruído, também estão presentes.

O McLaren Artura também apresenta um assento Clubsport totalmente novo, que combina com exclusividade a amplitude de movimento esperada de um encosto móvel com o peso leve e o suporte de um assento de corrida. Inovador, mas descomplicado, todo o assento gira como um só, dentro de um arco elíptico, quando ajustado, combinando apoio sob a coxa, altura do assento e encosto em um único movimento.

Os assentos estão localizados em uma cabine ergonomicamente otimizada, sua concha de fibra de carbono combinada com um painel frontal estreito e portas para permitir que um motorista de 97,5º percentil (1m93cm) se alongue com amplo espaço para joelhos e pernas, mesmo com o encosto significativamente reclinado. O espaço para os ombros é igualmente amplo, permitindo que o motorista se sinta adequadamente confortável  para desfrutar do desempenho e das habilidades dinâmicas do Artura.

Um sistema de conectividade e entretenimento informativo totalmente novo da McLaren (MIS II) utilize duas telas de alta definição. A interface é construída em software totalmente novo e hardware personalizado para fornecer um nível de resposta de smartphone e também é capaz de espelhamento de smartphone para Apple CarPlay e Android Auto. O MIS II inclui versões atualizadas de aplicativos familiares da McLaren, incluindo McLaren Track Telemetry e Variable Drift Control, e também apresenta um mapa de navegação redesenhado no painel de instrumentos que se concentra nas principais informações para minimizar a distração do motorista. Um modo furtivo na coluna principal oculta conteúdo não essencial, reduzindo as distrações e promovendo a concentração total na estrada à frente.

O MIS II também habilita, opcionalmente, uma série de recursos ADAS de assistência ao motorista (ADAS), incluindo Controle de Cruzeiro Adaptável Inteligente com Stop/Go; Aviso de Saída de Faixa; Assistência de Farol Alto e Reconhecimento de Sinais de Trânsito. Esses e os recursos de infoentretenimento podem ser aprimorados usando a tecnologia de atualização OTA. O Artura também possui uma chave de veículo de baixa energia Bluetooth que detecta quando o motorista está se aproximando do automóvel e liga os sistemas para dar as boas-vindas aos ocupantes. Isso inclui iluminação ambiente “escondida mesmo acesa” nas portas.

Combinando com um carro que é totalmente novo e a destilação de mais de meio século de conhecimento e experiência da McLaren em engenharia de carros de corrida e de estrada, o Artura apresenta uma série de tecnologias para as quais a McLaren tem patentes pendentes. Isso inclui arquivamentos para vários elementos do MCLA; uma patente relacionada ao uso do motor elétrico em vez de uma marcha à ré mecânica para permitir o deslocamento para trás e também permite que o comprimento da caixa de câmbio seja reduzido; e uma patente que cobre o mecanismo de ajuste leve e inovador, mas fácil de usar, do novo assento Clubsport opcional.

O Artura já está disponível para encomendas na McLaren São Paulo, com as primeiras entregas aos clientes estando previstas para o terceiro trimestre deste ano.

Existem mais três especificações básicas: Performance, com estética funcional e esportiva; TechLux, na qual o foco está no luxo técnico que o nome sugere; e Vision, que exibe uma aparência mais vanguardista e aventureira.

Cada McLaren Artura tem garantia de veículo de cinco anos, garantia de bateria de seis anos e garantia de carroceria de 10 anos.

Fonte: LetraNova Comunicação

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