CarrosNotícias

Mazda estreia sistema de frenagem regenerativa

Fotos: Divulgação

A Mazda vai aproveitar o Salão do Automóvel de Tóquio, que começa na próxima semana, para apresentar a inédita Tecnologia i-ELOOP e a sua primeira aplicação surgirá no também novo Mazda Takeri Concept (foto acima). No evento, a marca vai apenas mostrar como funciona o sistema, uma vez que o fabricante tem previsto aplicá-la a todos os modelos a lançar em 2012.

Segundo a Mazda, em condições reais de utilização, com frenagens e acelerações frequentes, o i-ELOOP permite uma diminuição do consumo na ordem dos 10%. O sistema de frenagem regenerativa da Mazda é único porque se baseia em um capacitor ou condensador (foto acima), como um componente elétrico que armazena temporariamente grandes volumes de eletricidade. Comparado as tradicionais baterias, os reveladores podem ser carregados e descarregados de um modo rápido e são mais resistentes à deterioração derivada do seu uso prolongado.

O i-ELOOP converte a energia cinética do veículo em eletricidade à medida que o mesmo desacelera, usando depois a eletricidade para alimentar os sistemas de climatização, de áudio e numerosos outros componentes elétricos. Ao contrário dos híbridos, o sistema da Mazda dispensa o uso do motor elétrico e das baterias.

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo