A Maserati revelou o novo Ghibli Hybrid, o primeiro modelo eletrificado na história da marca italiana. O modelo elétrico conta com um bloco de 2.0 litros de quatro cilindros turbo a gasolina, combinado com um alternador a 48 V e um sobrealimentador elétrico adicional (e-Booster), apoiado por uma bateria, que permite recuperar energia durante a frenagem e desaceleração.
A bateria posicionada na traseira do veículo, com benefícios em termos de uma melhor distribuição do peso, alimenta um compressor elétrico que fornece torque adicional de forma a permitir uma resposta mais rápida do turbo.
O sistema permite uma potência de 330 cv, um torque máximo de 450 Nm, disponível às 4000 rpm e conta com uma caixa automática de oito velocidades da ZF que transmite a potência ao eixo traseiro. Em matéria de performance, a Maserati revelou que o novo Ghibli Hybrid acelera dos 0 aos 100 km/ em 5,7 segundos e alcança uma velocidade máxima de 255 km/h.
O Ghibli Hybrid é de imediato reconhecível pelo novo design externo e interno. O denominador comum da renovação estilística, desenvolvida pelo Centro Stile Maserati, é a cor azul, escolhida para identificar todos os modelos com tecnologia híbrida, e o novo mundo que os mesmos representam.
Por fora, essa cor azul é aplicada nas três emblemáticas tomadas de ar laterais, nas pinças de freio e no raio da oval que envolve o Tridente, colocada na coluna traseiro. O mesmo tom de azul reaparece no interior do veículo, pricipalmente nas costuras bordadas dos bancos.
O novo Ghibli Hybrid também estreia novos conteúdos estilísticos, como uma nova grade frontal, com barras redesenhadas para representar um diapasão e que evoca igualmente o próprio símbolo do Tridente.
Na traseira destaque para os farois de milha, que foram totalmente redesenhados, com um perfil ao estilo de um bumerangue, inspirado pelo 3200 GT e pelo protótipo Alfieri, enquanto o som do escape foi trabalhado e amplificado de forma artificial.
O novo modelo da Maserati destaca-se igualmente pela conectividade, estreando o novo programa Maserati Connect, que permite estabelecer uma ligação permanente com o automóvel permitindo a troca de informação para melhorar os serviços oferecidos ao motorista.
Além de atualizar o software, o sistema realiza verificações no veículo e monitoriza os serviços de ‘Safety Security’ em condições de emergência. O sistema multimídia Maserati Intelligent Assistant de última geração, conta com uma tela em HD de alta definição de 10.1 polegadas, enquanto o painel de instrumentos é digital e está dotado de um novo grafismo.
O Ghibli Hybrid que representa o primeiro passo da estratégia de eletrificação de todos os novos modelos Maserati, vai estar disponível nas versões GranSport e GranLusso. A marca italiana revelou ainda que os seus primeiros modelos totalmente elétricos, os novos GranTurismo e GranCabrio, vão chegar em 2021.