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Mas agora tudo é SUV?

Por Renato Pereira ([email protected])

A coisa da “crise de identidade” tomou conta do mundo humano. A pessoa é uma coisa mas se identifica com outra, desde o sexo identitário até qualquer coisa “presa” num corpo humano (por enquanto são animais, mas logo veremos vegetais e minerais pelo jeito…). Sim, tudo isso é uma loucura criada e promovida para estupidificar a população e facilitar seu controle absoluto, principalmente aqueles menos informados e culturalmente tapados. Tá, e o que isso tem a ver com carros? Tem, e muito. Estamos em uma epidemia de carros Transgênero!

Veja: o design e a engenharia criam um modelo, seguindo algumas normas e especificações pré-definidas, para determinado segmento. O design nem está tendo muito trabalho, uma vez que atualmente todos os carros, de todas as montadoras, são iguais, e a engenharia também não sofre muito por existir a plataforma compartilhada e o trem de força multi-aplicação, mas isso é outro assunto. Voltando, a montadora produz o novo projeto e, na hora de inseri-lo no mercado, o marketing o aloca onde e como quer, de acordo com seus interesses, ignorando completamente aquelas normas e especificações do projeto. Como, por exemplo, os SUV – Sport Utility Vehicle –, a modinha do momento, onde até um Nissan Kicks foi “classificado” como um Subcompacto Crossover SUV…

Então um carro (e este é apenas um exemplo, nada contra a Nissan tampouco contra o Kicks, que fique claro) com estrutura monobloco, motorização 1.6 litros a gasolina e tração dianteira é um SUV? A desculpa esfarrapada é que o modelo tem ângulo de ataque, ângulo de saída e altura livre do solo semelhantes a um SUV de verdade. E só isso. Mas a turma encarregada de colocá-lo no mercado entendeu que é o suficiente para tirá-lo de sua categoria correta e inseri-lo na categoria da moda, gerando um ”transgênero”  ao criar, na canetada, um desbravador de florestas, pântanos e sertões preso dentro do corpo de um Hatchback Subcompacto pacato, civilizado e cosmopolita, incapaz de atravessar uma poça de lama sem atolar. Se é assim, o Vokswagen Kombi foi o primeiro SUV em nosso mercado então, oras…

Vamos lá, o que é um SUV afinal?

Um SUV é um veículo que combina os elementos de um veículo de passeio Station Wagon (abrasileirando: Perua), cuja carroceria estilo Two-Box (motor na frente separado do corpo do carro), 2 ou 4 portas, é montada sobre chassi – normalmente de pick-ups leves e médias –, com elementos off-road, motor potente a gasolina ou diesel, maior distância do solo e tração nas  quatro rodas. Qualquer outra coisa montada em um monobloco, independente da distância livre ao solo, com tração unicamente dianteira ou traseira e motorização pequena não é nada mais do que um Crossover.

Então, a definição Crossover foi criada há pouco tempo para encaixar um Hatchback onde a montadora coloca uma suspensão um pouco mais alta, um monte de plásticos nos paralamas, laterais e um bagageiro em um Hatchback e chama de SUV, ou pega a plataforma monobloco de um sedan, com todo seu trem de força, suspensões etc, cria uma carroceria Hatchback e aloca o modelo como um Crossover. Como um Citroën C5, por exemplo, que vira um C5 X que vira um C5 AirCross… que estão longe de serem um SUV. Duvida? Então enfie um desses – ou qualquer outros desses “Cross” (pode ser um Volkswagen Polo Cross, Fiat Mobi Way Cross, etc) – num atoleiro e veja o que acontece! Resumindo: Um SUV de verdade é grande, montado sobre chassi, potente e com tração nas 4 rodas. Diferente disso não é um Sport Utility Vehicle.

Como não poderia deixar de ser, os SUV também são sub-divididos em função de seus tamanhos, e temos então o SUV Mini, como o Mitsubishi Pajero TR4;

o SUV Compact, como o Land Rover Defender 90;

o SUV Mid-Size, como o Ford Bronco;

o SUV Full-Size, como o Cadillac Escalade

e o SUV Extended-Lenght como o Ford Expedition.

Agora temos também os “elétricos”. Na nova miscelânia de siglas – EV, HEV, PHEV e BEV – começam a figurar as versões SUV dos eletrificados, como os Volvo XC40S, Renault Mégane E-Techs, Ford Mustang Mach-E, Tesla Model Y, Audi Q4 E-Tron Sportback, BMW iX e tantos outros. No entanto, apesar da maioria ter dimensões de respeito, desde seus designs são tão e somente grandes coupés 4 portas esportivos. Mas darei um tempo para todas estas novidades se assentarem, até que fiquem apenas os PHEVs no mercado mundial, algo que deve acontecer num futuro muito, muito próximo, para, se for o caso, voltarmos a este assunto, os SUVs eletrificados.

Observe os modelos SUV exemplificados aqui. Veja se algum deles se enquadra na concepção “SUV preso no corpo de um Hatchback urbano”. Com exceção dos SUV Mini e seus motores pequenos, que são carros projetados e fabricados direta e especificamente para este segmento, todos seguem uma mesma filosofia, que é ser grande, potente e com tração 4×4, assim como não existe nenhuma relação entre um Jeep Grand Cherokee com um Fiat Fastback, um Porsche Cayenne Coupé Turbo GT, ou um Lamborghini Urus porquê nenhum desses 3 últimos se enquadram na categoria SUV, por serem uma arquitetura monobloco, apesar da tração 4×4, diferentemente do primeiro. Logo, não interessa apenas o tamanho do carro ou a potência do motor para ser um SUV, senão um Chevrolet Corvette poderia virar um coupé transgênero também (ai ai ai, é melhor não dar a idéia…),

de acordo com as idéias brilhantes da turma iluminada do mal que assola a indústria automotiva atual em todos os setores, aquele departamento que começa com M, tem um R, um K e um T no meio e termina com G…

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