A divisão de personalização da Aston Martin (denominada “Q”) revelou um Cygnet tunado que participará no Goodwood Festival of Speed. O pequeno hatchback conta com componentes mecânicos da antiga geração Vantage S, incluindo o potente V8 aspirado de 4.7 litros capaz de debitar 430 cv de potência.
O chassi é baseado no do Toyota iQ e foi significativamente modificado para acomodar uma caixa de câmbio automática Sportshift II de sete velocidades e um eixo de transmissão que confere tração ao eixo traseiro. Ambos os componentes também foram retirados do antigo Vantage. O interior é caracterizado por uma roll cage, bancos esportivos Recaro e por um tablier em fibra de carbono. O peso total deste Cygnet radical é de 1.375 kg.
A Aston Martin anuncia uma velocidade máxima de 274 km/h e um tempo de aceleração dos 0 aos 100 km/h de 4,2 segundos. Como referência, o Cygnet base, equipado com um bloco de 1.3 litros e descontinuado há cerca de 5 anos, não ultrapassava os 170 km/h.
A capacidade de frenagem foi melhorada, os freios dianteiros são compostos por discos de 380 mm e pinças de seis pistons, enquanto os traseiros incluem discos de 330 mm e pinças de quatro pistons. A suspensão apresenta uma configuração de duplo triângulo independente. O modelo usa rodas de 19 polegadas instaladas em eixos alargados, o que levou à adição de pára-lamas alargados em fibra de carbono especificamente desenvolvidos para o microesportivo.
De acordo com David King, vice presidente da Aston Martin, o modelo, que anuncia uma distribuição de peso 50:50, representa o “lado divertido” da marca e é um exemplo da capacidade de engenharia do construtor, pois “instalar o V8 do Vantage numa estrutura tão compacta de forma tão harmoniosa não é para qualquer um.”